Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ano das reviravoltas - Por Carlos Sperança


O ano das reviravoltas

Com um ano já marcado com grandes reviravoltas no cenário político, com a bruxa a solta sobrevoando as casas dos candidatos nas eleições de outubro e a maldição que existe em cima dos favoritos em Rondônia – seja ao governo, prefeituras e ao Senado – a temporada de 2018 promete bastante idas e vindas que só serão definidas nas convenções partidárias marcadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto. As pendências na justiça existem para todos os credos políticos e somente com estas questões elucidadas saberemos quem é quem no contexto estadual.

Os políticos mais experientes geralmente catimbam o jogo e deixam as alianças definitivas para as últimas horas.  Para se ter uma idéia como funciona, já tivemos casos de convenções pra homologar coligações majoritárias que mesmo acertadas no último dia de convenções ainda tiveram a ata alterada dentro do para o regimental concedido pela justiça eleitoral quase dez dias depois.

Como existem muitas alterações no quadro eleitoral vigente, automaticamente também se mudam as estratégias do jogo, mesmo porque vem aí em abril tantas desincompatibilizações para serem devidamente analisadas.


As indagações

Proliferam as indagações pelos bastidores quanto às eleições de outubro. No PSDB, temos a duvida sobre a permanência ou não da deputada Mariana Carvalho rejeitada para a coligação cassolista na nominata de candidatos a Câmara dos Deputados; se Expedito Junior trocaria o PSDB pelo PSD para disputar o governo. No MDB, a grande pergunta é se o governador Confúcio Moura ficará no partido, se Maurão de Carvalho mantém a candidatura ao governo do estado.

A maldição!

Existe uma maldição contra os políticos favoritos em Rondônia. Chegou-se a se dizer numa época que por aqui, os “últimos serão os primeiros”. Vejam porque: Na transição do governo militar de Teixeirão para um governo civil da Aliança Democrática acabou como governador nomeado o deputado estadual menos votado, Ângelo Angelim. Na mesma época Amizael Silva ganhou a presidência da Assembléia Legislativa de Amir Lando (o favorito) de virada, mudando as coisas do dia para noite. Amizael, o deputado menos votado do PDS.

Almas penadas

Foram tantos favoritos tombando na história política de Rondônia, que se dizia por aqui que havia uma alma penada nos porões do Palácio Presidente Vargas. Lá, tombaram em pelejas os favoritos de 1990 (-Olavo/Raupp), de 1994 (Chiquilito) e de 98 (Raupp) e 2014 (Expedito). E candidatos ao Senado? Amir Lando tubulou gloriosamente frente a Ernandes Amorim; Expedito levou peia de Fátima Cleide e por aí vai. E que tal as viradas de Roberto Sobrinho e Hildon Chaves sobre os favoritos de plantão na capital?  E Brrrrr! Em 2018 as almas penadas já deram as caras...

Onda de violência

Rondônia iniciou 2018 com novas ondas de violência. Na capital seguem os roubos, arrombamentos, assaltos e arrastões nos ônibus do sistema de transportes coletivos. Não bastasse, os confrontos entre os traficantes e outros bandidos rivais do crime organizado estão causando uma carnificina na cidade. Toda semana aparecem mais de uma dúzia de corpos crivados de balas em pelejas entre presos soltos e traficantes na disputa de pontos de venda de drogas. Coisa de louco!

Clima de pavor

Nas regiões polarizadas por Ariquemes, o pujante Vale do Jamari e por Vilhena, no Cone sul rondoniense, a violência também não dá trégua. Além da elevada criminalidade nos perímetros urbanos destas duas cidades, a disputa de terras também tem ceifado muitas vidas na zona rural. Na região de Nova Mamoré, uma nova fronteira agrícola também o pau canta. Enfim, sair na rua hoje em dia nas principais cidades do estado se transformou numa aventura.



 

Via Direta

*** Com uma meta de pavimentar 300 quilômetros na sua gestão, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) tem tudo para se recuperar mais adiante este inicio de temporada de alagações *** O problema é que para a eleição de outubro, se tiver alguma pretensão, o tempo é curto para esta recuperação *** Dois ex-prefeitos de Porto Velho já estão nas lides para o pleito deste ano: Mauro Nazif (PSB) e José Guedes (PSDB *** Já, o ex-alcaide Roberto Sobrinho (PT)  já esta desarmando o palanque.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)