Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Paulo Saldanha

O Apuí e os periquitos



Com tempo sobrando em face da aposentadoria justa e merecida, venho observando mais a natureza e o entorno. Assim sendo, hoje, bem cedo, deparei-me com a frenética algazarra dos periquitos que vão desrespeitando o sono alheio já a partir das seis horas da matina. Frenesi que dá gosto de assistir! E chego a intuir que aquele barulho todo advém da certeza deles de que aqui no lugar onde moramos ninguém lhes fará mal algum... O Apuí e os periquitos - Gente de Opinião

Formam um bando de ocupados em cima do apuizeiro invasor, nascido sem ser plantado por mãos humanas e que viceja ao lado de um açaizeiro e de um bougainville. Este último tem nome dado em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que o descobriu em nosso país (há quem afirme que a descoberta deu-se no México) por volta de 1790 e o levou para a Europa, onde ele se tornou extraordinariamente conhecido, quase um pop star, ficando reverenciado no mundo todo com seus matizes que comovem e extasiam...

O apuí pode ser a dualidade da morte e da vida, posto que nasce do alto como um quase cipó que é, e vai, através do seu abraço macabro, recolhendo a vida de que precisa para vicejar, ainda que para isso a sua hospedeira, com o tempo, venha a sucumbir.

Braço Forte é o significado que, na língua tupi-guarani, tem o nome de apuí, indivíduo genuinamente amazônico. Mas há quem diga que apuí pode querer dizer “fruta pequena”, que alimenta humanos e, entre outros, pássaros, os periquitos irrequietos e escandalosos.

Com o abraço que asfixia devagar a árvore escolhida, é considerado um “polvo” vegetal, haja vista a quantidade de tentáculos que possui e que distribui por toda a extensão daquela ungida perversamente com ânimo fraticida.

É abraço que anuncia uma morte, devagar, devagarinho, sem gritos e sem murmúrios!

Muita gente vivente neste planeta verde, a Amazônia, desconhece; mas até suco, de gosto e cheiro discutíveis, se faz por conta do aproveitamento do fruto marrom do apuí, de casca dura e interior cheio de pequenos caroços. Uns se valem da sua casca e folhas para fazer calmante.

Aprendi que o apuizeiro não é considerado um parasita, porque na verdade necessita apenas de um apoio. Mas é um hóspede que mata o anfitrião. Uma questão, digamos, de sobrevivência!

Porém, desejo falar daquela algazarra que tenho observado nesta primavera, praticada pelos periquitos que, sem pedir licença, avançam sobre os frutos do apuizeiro.

Pequenos pássaros, bonitos, verde a sua plumagem com tons amarelados; vivem em grupo, formando casais - cuja fidelidade, dizem, os acompanha por toda a vida. Galanteadores, são vaidosos e carinhosos entre si.

Aprendi que os ninhos são edificados nos buracos das árvores, notadamente. Se assustados, ante os perigos eminentes, põem a cabeça para fora inspecionando os arredores e, por prudência, vão saindo de mansinho, sem emitir sons, um após o outro. Defendem-se ficando paralisados, em silêncio, ante o estado de risco, confundindo-se com o meio ambiente, muitas vezes pendurados de ponta-cabeça, num galho, até que a ameaça tenha passado.

Vivem em média 20 anos. A fêmea coloca quatro ovos brancos, até que, 26 dias depois, os rebentos aparecem, deixando o ninho cinco semanas a partir do nascimento dos filhotes.

Em bando, cedo, bem cedo, entoam seus cânticos de agradecimentos ao Criador pela descoberta de comida. Dizem que, ao contrário do que acontece entre os humanos, os machos são mais faladores.

Assim, e concluindo, vejo que ninguém é totalmente mau, nem exponencialmente bom, colocada a minha observação relativamente ao exemplo do apuizeiro, que durante a sua vida abraça funebremente, tragicamente, tetricamente, sinistramente, lugubremente, quem lhe dá guarida e moradia, o que é desleal, perverso e sombrio; todavia, na outra ponta, com os seus frutos alimenta diversas aves, bichos irracionais e racionais, inclusive nós, os controversos humanos, e até os esfomeados periquitos...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crônicas Guajaramirenses - As águas negras e as águas barrentas

Crônicas Guajaramirenses - As águas negras e as águas barrentas

Sempre me comovo ao observar o encontro das águas, que, no caso rondoniense, são os beijos gelados entre os rios Guaporé e Mamoré e deste com o rio

Crônicas Guajaramirenses - Fogo, Fogão, Foguinho de Palha

Crônicas Guajaramirenses - Fogo, Fogão, Foguinho de Palha

Aprendi que a expressão Fogo de Palha é traduzida como alguma coisa que tem um começo retumbante, expressivo, contundente, mas que, com o passar do

Crônicas Guajaramirenses - A ONU serve pra quê?

Crônicas Guajaramirenses - A ONU serve pra quê?

Fui consultar e vi que “A ONU (Organização das Nações Unidas) é uma organização intergovernamental que tem como principais objetivos a manutenção da

O meu amigo João Miguel de Araújo Lima

O meu amigo João Miguel de Araújo Lima

O meu amigo João Miguel de Araújo Lima também viajou no dia 02 de outubro passado; virou um espírito afortunado em função das bênçãos que amealhou c

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)