Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter


O CACAU VOLTANDO ÀS SUAS ORIGENS - Por Antônio Deusemiro

14/04/2017 - [07:09] - Opinião

 



Por Antônio Deusemiro


Em abril de 1.971, mais precisamente no dia 21, a Ceplac montava sua base de apoio no Território Federal de Rondônia, na sede do recém-criado Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto (PIC-OP). As primeiras sementes foram trazidas da Bahia nas malas de Frederico Afonso (CEPLAC) e Assis Canuto (INCRA), foram selecionados alguns colonos para experimentarem a nova atividade agropecuária, uma vez que ainda não sabiam qual seria a vocação natural da região, e tudo deu certo, em pouco tempo as sementes deram resultados e espalharam-se para várias regiões do Território. Ouro Preto foi o berço dessa SAGA, distribuindo sementes e esperanças para milhares de colonos vindos de vários cantos do País. Mas tudo não são apenas flores, vieram os espinhos, ou a VASSOURA DE BRUXA.

O sonho aos poucos vao se transformando em pesadelos e a CACAUICULTURA vai cedendo espaço para outras atividades, principalmente a pecuária. Mas O SONHO de uma atividade sustentável nao pode se abater diante de uma doença endêmica da região. Fomos convidados a agir, buscar soluções, encontrar materiais tolerantes a doenças e ao mesmo tempo, produtivos. Fomos a campo, e com o apoio incondicional do agricultor, exercendo seu comportamento de PERSISTÊNCIA, encontramos na natureza, com a AJUDA DA PESQUISA, materiais interessantes que hoje podem ser disponibilizados ao conjunto dos agricultores do nosso País, registrados PELO MINISTERIO DA AGRICULTURA. A Pesquisa resolveu, deu a resposta, o agricultor manifestou seu interesse, os bancos vieram com o Crédito, mas faltava ainda uma parte, a POLÍTICA PÚBLICA DO ESTADO. 



Parabéns Governador Confúcio Moura pela decisão corajosa de estabelecer essa CONECTIVIDADE com esse segmento tão importante para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. Estamos falando de divisas econômicas, estamos falando de revitalização de áreas degradadas e melhorias para o clima, uma vez que plantar cacau é plantar árvores, e sobretudo estamos falando do Aspecto SOCIAL, precisamos encontrar alternativas para a JUVENTUDE RURAL, esse é UM BOM CAMINHO.
 
Parabenizar a Seagri, SEPORG, Emater, Câmara Setorial do Cacau, Secretarias Regionais de Governo, vereadores e principalmente o Prefeito da ESTÂNCIA TURISTICA OURO PRETO, que de forma brilhante contribuiu falando do seu apoio, e do interesse dos agricultores pela cultura do cacau em sua região.


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados