Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Carlos Sperança

Colunista político do Jornal "DIÁRIO DA AMAZÔNIA", Ex-presidente do SINJOR, Carlos Sperança Neto é colaborador do Portal Gentedeopinião. E-mail: csperanca@enter-net.com.br

O carnaval da crise - Por Carlos Sperança

10/01/2017 - [05:02] - Opinião

 As mudanças
eleitorais

Já com vistas às eleições de 2018, a Comissão Especial da Reforma Política trabalha neste ano na busca de consensos em torno de temas polêmicos que deverão ser aprovados na Câmara dos Deputados e Senado até o fim de setembro. Esse é o prazo previsto em lei para que as mudanças possam valer nas próximas eleições quando serão escolhidos o próximo presidente da Republica, governadores, senadores além de deputados federais e estaduais.

Com o tempo escasso, o relator da Comissão Especial, deputado Vicente Cândido (PT-SP), prevê articulações diárias a partir de agora. Ele elege como prioridade o sistema de votação e financiamento público de campanha como principais pontos para serem desvendados.

Diante da proibição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre doações empresariais para campanhas eleitorais, o relator acredita num acordo em torno do financiamento público ou misto, com doações de pessoas físicas. Outra alternativa é a proposta do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG) que cria o Fundo de Financiamento da Democracia.

 

 


 

 

Tensão máxima

O final de semana e a segunda-feira foram de grande tensão dentro e fora dos presídios de Porto Velho. As autoridades de segurança reforçaram as guaritas e muitas viaturas da Polícia Militar foram posicionadas nas proximidades dos portões de entrada das penitenciárias. Felizmente não foram registrados incidentes, mesmo no dia de visitas.

 

Mineirinho da BR

Com convites de coalizões partidárias rivais para disputar o Senado, o prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB) não diz que sim, nem que não. Como a noiva mais bonita do baile, ele já foi assediado pelo PSDB de Expedito para trocar de partido e celebrar dobradinha com ele ao Senado. Sabe-se que o governador Confúcio Moura (PMDB) também busca a mesma aliança. Para quem o coração de Jesualdo vai bater mais forte?

 

Plano Diretor

Saindo na frente, o município de Rio Branco já aprovou seu novo Plano Diretor, depois de quase um ano de estudos na Câmara de Vereadores da capital acriana. Em Porto Velho, a legislatura anterior nem tratou do assunto deixando a atualização do plano para a atual legislatura. O Plano, diga-se de passagem, é uma exigência do Ministério das Cidades a cada dez anos.

 

O carnaval da crise

As primeiras informações do interior do estado é que a maioria das prefeituras municipais não terá recursos destinados às folias de Momo neste ano. No final de 2016, na região central, com quase 20 municípios, apenas a prefeitura de Ouro Preto bancou a festa de virada do ano. Em Porto Velho, onde o carnaval é uma atração turística na região Norte, a gestão Hildon Chaves já planeja apoiar o evento.

 

Água até julho

O governador em exercício Daniel Pereira (PSB) concedeu entrevista no final de semana anunciando que Porto Velho terá 100 por cento de água tratada até o mês de julho, seguindo a mesma toada do titular Confúcio Moura. Não querendo voduzar nem Pereirinha, tampouco El Carecone, um anuncio deste, num projeto que só tem dado problemas há uma década na justiça, e aonde tem a Caerd no meio, é no mínimo... arriscado!


Até setembro Porto Velho terá 100% de água, diz Confúcio Moura
durante entrevista a TV Rondônia, no último dia 4 de janeiro

 

 

Via Direta

*** Os secretários de segurança dos estados foram convocados pelo ministro da Justiça Alexandre Moraes para discutir a crise penitenciária em Brasília ***

*** O Plano Nacional de Segurança vai reforçar os recursos para resolver o problema das chacinas *** Com bases políticas no Vale do Jamari e Porto Velho, o ex-deputado federal Moreira Mendes (PSD) retoma as lides para voltar a Câmara Federal em 20 18.


Comentários

  • dalmir zanetti de mendonca - 10/01/2017

    O prefeito Jesualdo deveria aliar-se na campanha com o governador Confucio, inteiramente confiavel. Tem que manter distancia do PSDB e do senador Acir, ambos nem um pouco confiaveis. Quem trai João, trai Maria e ambos, PSDB com Expedito e Acir com o Pt, Sao a face da traição. Oportunistas de plantão querem utilizar a administração muito boa de Jesualdo em Ji Paraná, não para elege-lo, mas tão somente para angariar seus votos. Eu voto em Jesualdo ao governo ou ao senado. Assim como votarei em Confucio ao senado.Agora, se ambos aliarem-se ao PSDB ou ao Acir, estou fora.

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

Opinião TV

+ Vídeos

publicidade

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados