Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo

O descaso do poder publico com o lazer - Por Ariel Argobe


 
Guajará-Mirim esbanja potencial para práticas de atividades turísticas, de lazer e recreação. Atrações naturais inexploradas existem por todos os lados da imensidão territorial perolense, a espera de investimentos públicos e privados.
 
Gente de Opinião
Praia do Acácio, CBM se preparando
pararesgate de corpo - foto internet
 
Na região urbana da cidade, dentre as poucas e populares atrações turísticas naturais possíveis e em precárias condições de uso, destacam-se a praia do Acácio e a Serra dos Parecis, os balneários do Estrelinha, do Palheta, dentre outros tantos privados e de preços populares. Não coincidentemente, tais opções ficam localizadas na região urbana da tupiniquim city, o que facilita o acesso dos desprovidos de tudo.
 
Localizas próximas de todos, a Praia do Acácio e a Serra dos Parecis – espaços públicos - recebem considerável contingente da população local, em sua grande maioria, pessoas simples, vindas dos bairros populares da aldeia mamorense: bolivianos, descendentes de bolivianos, negros, índios, periféricos, dentre outros. A praia do Acácio e a Serra dos Parecis acolhem nos finais de semanas, sobretudo, a base da pirâmide social da urbe perolense, onde a mesma desfruta de lazer e recreação turística natural, popular e gratuita.
 
Gente de Opinião
Praia do Acácio (imagem da internet)
Contudo, tanto a praia do Acácio, quanto a Serra dos Parecis, locais de considerável aglomeração popular nos finais de semana ensolarados, são completamente desprovidos de investimentos e serviços públicos que possam garantir minimamente a segurança e a vida da dona de casa e do chefe de família que buscam citados espaços, acompanhados de seus familiares, para lazer e recreação.
 
O mínimo de investimento do executivo municipal, da PM, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Ambiental na praia do Acácio e na Serra dos Parecis, ao menos nos finais de semana, já facilitaria a vida da população carente, que só desfrutam destes espaços públicos para o entretenimento famliar.
 
Quais sejam:
 
Praia do Acácio: abertura de acesso e/ou desobstrução de caminhos e ruas já existentes, que dão à praia, com remoção do lixo, roço da vegetação, construção de escadas e rampas provisórias e em madeira, dotadas de corrimão para acesso de idosos, portadores de necessidades especiais e cadeirantes; instalação de lixeiras públicas para coleta do lixo; sinalização dos espaços permitidos e/ou proibidos e perigosos aos banhistas; sinalização dos locais permitidos às embarcações na extensão da praia; instalação de Posto Salva-vidas para uso do Corpo de Bombeiro Militar, em parceria com a PM, Polícia Ambiental e equipe da Secretaria Municipal de Turismo, para segurança, orientação e reeducação dos banhistas; patrulhamento militar constante nos finais de semana.
 
Gente de Opinião
CBM removendo corpo na Serra
dos Parecis -imagem internet
Serra dos Parecis: recuperação da estrada que leva ao topo da serra; instalação de lixeiras públicas para coleta de lixo; sinalização das áreas permitidas e/ou proibidas e perigosos aos turistas e visitantes; construção de escadas e rampas para acesso aos pontos elevados e de contemplação da natureza, dotados de corrimão, possibilitando acesso, passeio e permanência com total segurança ao mirante do paredão; construção de guard rail limite no mirrante do paredão; instalação de um CAD (centro de atendimento ao turista), de múltiplo uso, para abrigar equipe multidisciplinar (prefeitura, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental e PM), para orientação e segurança de turistas e visitantes.
 
Gente de Opinião
CBM se preparando para resgate
de corpo (imagem da intenet)
É momento das autoridades e instituições púbicas se voltarem para segurança da população mais carente e necessitada de lazer, de atividade turística e recreação. A autoridade e as instituições públicas pertinentes devem proteger nossa gente simples, da mesma forma que cuida da segurança e da fiscalização das casas noturnas, dos bares e boates da cidade, dos eventos culturais e shows de grande porte, realizados por produtores da indústria cultural e associações culturais populares de nossa cidade, ocasião em que se exige o cumprimento de todas as normas e procedimentos de segurança, além de pagamentos de altíssimas taxas das mais variadas ordens e autorizações eventuais diversas; assinaturas de TAC’s junto ao Ministério Público, sob pena de fechamento e/ou cancelamento do evento, em nome da segurança e garantia da vida de todos os presentes PAGANTES.
 
O que está faltando?
 
Falta a população exigir o mínimo de segurança nos espaços públicos da polis tupiniquim beradeira. Não é mais possível a participação e a intervenção de nossas autoridades, do Corpo de Bombeiros Militar e da PM, nos locais onde a população pobre se diverte com sua família, apenas para recolher os corpos de nossos jovens, debitando exclusivamente na impudência das vítimas, a responsabilidade da tragédia consumada.
 
Ariel Argobe. Funcionário público da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Guajará-Mirim, artista plástico, carnavalesco e blogueiro.
 
O descaso do poder publico com o lazer - Por Ariel Argobe - Gente de Opinião
 
Ariel Argobe

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Governo de Rondônia apresenta ações durante a Expoturismo no Paraná

Com o objetivo de promover e divulgar os atrativos turísticos de Rondônia, além de fomentar parcerias e negócios no setor, o Governo de Rondônia par

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Um Brasil para os brasileiros. Essa é a principal missão do programa Conheça o Brasil, um movimento nacional coordenado pelo Ministério do Turismo, qu

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Campanha turística de Porto Velho recebe Prêmio Nacional do Turismo

Representada pela secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Glayce Bezerra, a Prefeitura de Porto Velho foi agracia

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Grupo indígena de Rondônia ‘Wagoh Pacob’ se apresenta no domingo no ‘Salão do Turismo’

Começou hoje em Brasília mais uma edição do ‘Salão do Turismo’ e Rondônia participa da programação através do Sistema Comércio, com os braços sociai

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)