Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

O desespero emedebista para se livrar da Lava Jato - Por Lúcio Flávio Pinto


 O desespero emedebista para se livrar da Lava Jato - Por Lúcio Flávio Pinto - Gente de Opinião

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Em Belém


O PMDB voltou no tempo para reassumir sua legenda.  Mas está traindo o melhor legado que lhe ficou do MDB, ao menos daquela parcela, a dos "autênticos", mesmo minoritária, composta por políticos à esquerda dos partidos extintos em 1965 (PTB, PSD e UDN) e pela nova geração, que enfrentaram a ditadura no parlamento.

Ironia reveladora é estar agora o MDB a defender Delfim Netto da acusação de ter intermediado um esquema para viciar o leilão da hidrelétrica de Belo Monte, que será a quarta maior do mundo em capacidade instalada, quando totalmente conculuída (já operam oito das 18 grandes turbinas).

A reputação do ex-ministro serviria como a sua melhor defesa, tornando-o imune a suspeitas. Justamente o inverso do que os emedebistas consideravam quando Delfim era o dono das decisões econômicas no Brasil, com total delegação de poderes dos generais, que não tinham uma boa formação em economia nas escolas militares.

O objetivo dos falsos emedebistas de hoje é proteger o partido, que teria ficado com 0,3% do custo da obra, quando ela estava orçada em R$ 14,5 bilhões, cota igual à do PT, segundo os executivos das empreiteiras, que teriam feito os pagamentos.

Churchill declarou, no auge da Segunda Guerra Mundial, quando a Inglaterra estava encurralada pelas tropas nazistas, que se uniria ao diabo, se preciso fosse, para derrotar Hitler. O MDB está fazendo isso. Não para defender o Brasil, mas para se livrar da parte da acusação que lhe cabe nesse enredo da Lava-Jato.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

Lendo o seu artigo Carajás:  enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?

Por que não proteger as castanheiras?

A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Amazônia na pauta do mundo

Amazônia na pauta do mundo

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc

Amazônida, produto da consciência

Amazônida, produto da consciência

O Dicionário Houaiss, o mais erudito da língua portuguesa, abriga 15 verbetes relativos à Amazônia, de Amazon (o primeiro) a amazonólogo (o últi

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)