Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O dia de todos os sambas e o encontro dos sambistas - Por Zekatraca


Lenha na Fogueira 

O dia de todos os sambas e o encontro dos sambistas - Por Zekatraca - Gente de Opinião

O final da semana que passou, em especial sábado dia 2, foi dos melhores em se tratando de lazer. Participamos de dois grandes eventos.

*******
O primeiro, foi a festa em comemoração ao Dia Nacional do Samba, que a Funcultural promoveu no Calçadão Manelão com a presença dos compositores que fazem parte do Projeto “Quintal do Zeca Pagodinho” Marquinho PQD, Brasil do Quintal e Juninho Thibau esse último, sobrinho do Zeca Pagodinho.

 
********
Ha muito tempo e põe muito tempo nisso, o Dia do Samba foi tão festejado como foi sábado passado 02 de dezembro, em Porto Velho. O Calçadão Manelão talvez, só tenha recebido tanta gente, na festa do Baile Municipal.

 
********
Basta lembrar, que muito antes do show chegar ao fim, já não tinha refrigerante, água mineral e principalmente cerveja. Os vendedores saíram do Mercado Cultural com o sorriso da largura da cara. Acabou até a Pipoca. Não foi brincadeira não!

 
********
Sucesso total. O Eudes da Funcultural que estava escalado para ser um dos coordenadores da prefeitura no show da Joelma, estava tão empolgado com o sucesso do show pelo Dia do Samba, que chegou a dizer que, caso o samba demorasse a acabar, não iria ao Parque da Cidade. Terminou indo, porque o samba parou as 23 horas e o show da Joelma começou meia noite.

 
*******
Aliás, esse foi outro evento que levou muita gente. O Parque da Cidade ficou pequeno para tanta gente que foi assistir o show da Rainha da Amazônia Joelma. Como já disse, a festa pelo Dia do Samba terminou aproximadamente as 23 horas e então junto com minha “nega” Ana Célia fui ver como estava a movimentação no Parque da Cidade, para nossa surpresa, o show da Joel começou exatamente na hora que chegamos e aí foi só festa. Ainda mais, que conseguimos como imprensa, ficar na área bem pertinho do Palco onde a loira se apresentava.

 
*******
Nunca vi tanta energia como a da cantora paraense. Daqui a pouco a turma de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas começou a ficar agitada. Era um dos integrantes do “Vai Lá Sabido” que descobriu, que o guitarrista da banda da Joelma é muito parecido como Ximbinha. “Olha lá, só falta aquela mecha de cabelo claro pra ficar igualzinho”, comentava o humorista. Realmente o cara parece demais com o ex da cantora.

 
*******
Como a maioria dos repórteres estava mesmo era a fim de curtir o show e não de registrá-lo como matéria. Acho que empolgado com a possibilidade de estar a poucos metros da cantora, um repórter resolveu gravar, para talvez, divulgar no programa de TV do qual participa.

 
*******
Ajeitou o cabelo o crachá que recebeu da produção do espetáculo, se posicionou bem em frente ao palco e pediu para sua secretária filmar via celular, a “passagem” e então começou: “Estamos falando direto do Parque da Cidade onde está acontecendo neste momento o Show da Rainha do Acarajé. Uma repórter fotográfica, que estava perto do rapaz, não aguentou o “RAINHA DO ACARAJÉ” e quase prejudica a apresentação da Joelma com sua gargalhada acintosa. Ela olhava pro repórter, apontava e dizia rindo: “Rainha do ACARAJÉ”.

 
********
Essa gafe ganhou até da jovem que quase no finalzinho do espetáculo, conseguiu driblar o segurança de palco, subiu e se abraçou com a cantora. Nem a Bailarina da Praça que estava presente no mesmo ambiente dos jornalistas se atreveu a subir no palco.

 
*******
O certo, é que a Joelma continua sendo a Rainha quando o assunto e o ritmo do Pará. Parabéns a RedeTV/RO pela belíssima festa de aniversário.

 
*******
Voltando ao samba. Só o que faltou na festa promovida pela Funcultural em homenagem ao dia do Samba, foi a presença das nossas escolas de samba. Nenhuma se fez representar. A exceção foi o Asfaltão, até porque, o Samba Autoral é coordenado pela sua diretoria, as demais nem seu souza!

 
 
 
Gente de Opinião
 
 
 

O dia de todos os sambas
e o encontro dos sambistas

Gente de Opinião
 
O dia Nacional do Samba 2 de dezembro, foi festejado em Porto Velho com grande pompa, na tarde/noite de sábado passado, no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural.
Os sambistas que marcaram presença na festa, foram unânimes em afirmar, que foi a melhor comemoração dos últimos anos do Dia do Samba na capital rondoniense. Com a apresentação do Projeto “Samba Autoral” coordenado pela escola de samba Asfaltão, as comemorações começaram por volta das 17 horas, com o Calçadão contando com a presença de grande público. “Isso aqui, é a prova, de que basta o mínimo de apoio para nossos sambistas mostrarem que são capazes de realizar grandes apresentações”, disse o vendedor de bugigangas Agnaldo Rebouças. O articulista cultural Antônio Serpa do Amaral – Basinho aproveitou para registrar em vídeo o encontro dos melhores sambistas de Rondônia com os compositores representantes do Quintal do Zeca Pagodinho Marquinho PQD, Brasil do Quintal e Juninho Thibau, “É um momento ímpar esse que estamos presenciando”, disse. Vários cariocas residentes em Porto Velho aproveitaram a presença dos sambistas do Rio de Janeiro, para matar a saudade de suas origens musicais.
Gente de Opinião

A festa foi uma ação da prefeitura de Porto Velho através da Funcultural que tem a frente o museólogo Antônio Ocampo Fernandes, que empolgado com a presença do público, anunciou em seu discurso, que “No próximo ano, vamos investir mais na festa”.
O homenageado da noite foi o saudoso compositor, mestre-sala e intérprete de samba enredo Sebastião Araújo da Silva – Baba cuja família, foi agraciada com uma placa, em agradecimento, por tudo que o Baba representa para o samba da capital de Rondônia.
Beto Cezar o sambista que sugeriu à Funcultural a realização do evento, se disse agradecido à prefeitura pelo apoio dado para que o dia Nacional do Samba, fosse comemorado com tamanho sucesso. “Só tenho a dizer,
Gente de Opinião
muito obrigado”.

 
Além dos compositores do Samba Autoral a mesa contou também, com os compositores Sílvio Santos, Bainha e Torrado de Porto Velho que cantaram junto com os sambistas cariocas. “Obrigado Porto Velho por nos ter dado o prazer de festejar com os sambistas locais o Dia do Samba. É muita felicidade”, agradeceu Marquinho PQD em nome de seus parceiros Brasil e Thibau.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)