Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O FOGO AMIGO - Por Carlos Sperança


 O foro em pauta

Ao meio dos escândalos da classe política com a Operação Lava Jato e mais recentemente os reflexos das denuncias e investigações sobre a carne, com tantos prejuízos a economia do País, o Congresso Nacional começou a debater na última quarta feira a Proposta de Emenda a Constituição que acaba com o foro privilegiado. A matéria entrou em pauta depois que o senador Ranfoufe Rodrigues (Rede-M) conseguiu o apoio de mais de 50 senadores para pedir a urgência do texto.

O projeto que entra em discussão prevê o fim do foro privilegiado para todas as autoridades brasileiras, inclusive o presidente da República, nas inflações penais comuns, assim como permite a prisão de membros do Congresso Nacional condenados em segundo grau nas infrações comuns. Para se ter uma idéia de como funciona atualmente, os parlamentares são julgados pelo Supremo Tribunal Federal e só podem ser presos após condenação definitiva dessa corte.  

A PEC também elimina a possibilidade da casa de leis sustar o andamento de ação penal contra os legisladores, hoje prevista na Constituição.


Novas filiações

O PDT realiza encontro estadual neste sábado em Ji-Paraná para receber novas filiações e discutir seus projetos para as eleições de outubro do ano que vem. Caravanas de todo estado estão em preparativos para o grande evento que será comandado pelo presidente estadual Acir Gurgacz, com a presença de representantes de outras agremiações convidadas. É a largada dos pedetistas para 2018.
 

Acertou em cheio

Sem duvidas o anuncio do prefeito Hildon Chaves em manter limpo durante o ano inteiro o Cemitério de Santo Antonio, embora seja uma medida obvia, e neste sentido ele não faz mais do que sua obrigação, é uma inovação, tratando-se de Porto Velho. Os ex-prefeitos só se preocupavam na limpeza dos cemitérios uma vez por ano – no Dia de Finados - e no restante do tempo a região ficava abandonada as traças.

O fogo amigo

O FOGO AMIGO  - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

Nos bastidores rola a informação que alguns peemedebistas, sem que o governador soubesse, alimentaram órgãos de imprensa sobre a lamentável situação do senador Valdir Raupp perante a Operação Lava Jato e a novos processos que ele sofre sobre peculato e falsidade ideológica. É fogo amigo rolando no PMDB. Raupp caindo fora da jogada o único candidato do PMDB ao Senado seria o governador Confúcio Moura.

Graves prejuízos

A economia de Rondônia já contabiliza prejuízos com a Operação Carne Fraca desenvolvida pela Polícia Federal. A Federação da Agricultura e os pecuaristas relatam que os danos têm sido enormes com a suspensão da exportação de carne e derivados para vários países. A esperança é que os grandes importadores como a China e o Japão, revejam a posição de embargo nos próximos dias.
 

A previdência

Nas contas das esferas econômicas do presidente Michel Temer, com a retirada dos professores e dos policiais e dos servidores estaduais do projeto da reforma da Previdência, as pressões das ruas vão diminuir e então deputados e senadores poderão aprovar as propostas governistas no Congresso Nacional sem maiores manifestações populares. No entanto, o funcionalismo federal tem enorme poder de fogo. O bicho vai pegar.


 

Via Direta

*** O deputado estadual Leo Moraes esta deixando o PTB e assumindo o PPS em Rondônia *** Sem melhorar nadica de nada seu desempenho junto aos usuários, o consorcio de transportes coletivos de Porto Velho já reclama reajuste*** Alguns vereadores de Porto Velho conspiram contra os secretários municipais de Saúde e Educação da gestão tucana *** O objetivo é pegar as pastas para promover negociatas como ocorreu nas gestões anteriores.

 .

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)