Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Lúcio Flávio Pinto

O justo e o injusto no aumento salarial de juízes e promotores


 O justo e o injusto no aumento salarial de juízes e promotores - Gente de Opinião

LÚCIO FLÁVIO PINTO
Jornal Pessoal
Belém (PA)

A partir do inicio deste ano, 40 milhões de brasileiros tiveram direito a receber um salário mínimo de 954 reais. Em relação ao ano anterior, o reajuste foi de 1,87%. O acréscimo foi de R$ 17, o menor desde que Getúlio Vargas criou o salário mínimo, quase 80 anos atrás, durante a ditadura do Estado Novo.

O ultraje moral tem uma explicação técnica: a inflação foi de apenas 2,95% no ano passado, a menor em muito tempo, menos da metade do que foi registrado em 2016.

O reajuste do salário mínimo, a ela vinculado, teria que ser mais abaixo. Mantida a estabilidade do custo de vida, mesmo com esse valor irrisório, o poder de compra do trabalhador aumentará.

Nenhum agrupamento de renda é maior do que os que dependem do salário mínimo para sobreviver. Eles são os mais sacrificados. Numa época de crise, como a atual, todos têm que aceitar a cota que lhe cabe de olho nos que ganham menos.

Nesse contexto, é inaceitável que juízes e integrantes do Ministério Público façam campanha pela conquista de maiores ganhos em seus ofícios. A carreira jurídica é a mais valorizada do serviço público. Os membros do judiciário e  do MP ganham, em média, R$ 30 mil.

Podem achar justo agregar vantagens, como a indenização por moradia. Mas devem observar que as principais, que lhes dão autonomia e independência para agir, à frente a inamovibilidade, lhes são asseguradas. Devem reivindicar melhoria nas condições de trabalho e no suporte técnico.

Nada, porém, que aumente despesas. Se querem continuar a ser respeitados e ter um escudo de defesa social contra os poderosos atingidos ou prejudicados pela recente ofensiva contra a corrupção.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

O enclave de Ludwig na Amazônia no tempo da ditadura

Lendo o seu artigo Carajás:  enclave no Pará, me veio em mente uma experiência que fiz com a Jari, quando trabalhava como economista, no fim dos anos

Por que não proteger as castanheiras?

Por que não proteger as castanheiras?

A PA-230, rodovia estadual paraense que liga os municípios de Uruará, na Transamazônica, a Santarém, situada no local de convergência do rio Tapajós c

Amazônia na pauta do mundo

Amazônia na pauta do mundo

Publico a seguir a entrevista que Edyr Augusto Proença (foto) concedeu à revista digital Amazônia Latitude, iniciando uma série de entrevistas com esc

Amazônida, produto da consciência

Amazônida, produto da consciência

O Dicionário Houaiss, o mais erudito da língua portuguesa, abriga 15 verbetes relativos à Amazônia, de Amazon (o primeiro) a amazonólogo (o últi

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)