Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O ovo da serpente - Por Carlos Sperança


Considerado pelas autoridades de segurança pública de Rondônia pela sua estratégia e aparato, como um laboratório contra a criminalidade em Porto Velho, o mega conjunto habitacional Orgulho do Madeira, instalado na zona Leste, com quase 20 mil pessoas – contando seu entorno – se transformou numa das regiões mais atingidas pela violência, com roubos, arrombamentos, tráfico de drogas, entre outros. Entregue pelas esferas governamentais desde o ano passado, os edifícios populares habitados por famílias carentes, se transformaram numa favela vertical.

Como um verdadeiro ovo da serpente eclodindo, saltam aos olhos os problemas sociais advindos do desemprego e falta de políticas públicas para aquela população ser atendida em suas carências, onde se inclui até falta de abastecimento de água e a energia cobrada ao olho da cara. As crianças e os jovens estão entregues à própria sorte; e a massa operária com problemas de mobilidade urbana. Entregue aos leões, como na antiga Roma, aquele povo sobrevive como pode. Pergunta-se até quando teremos este quadro de abandono?

Nem pinguela?

A afirmação do tucano Hildon Chaves (PSDB) de que os engenheiros de Porto Velho não servem nem para construir “pinguela de ponte”, que tanto revoltou o Conselho de Engenharia do Estado, pode ter sido exagerada, para servir de exemplo, mas tem um grande fundo de verdade. Na capital temos edifícios inteiros (Aquárius é um caso) e casas populares rachadas – e até os muros de estádio e cemitérios e passarelas vivem desabando.

Sem Sobrinho

Confirmando-se a cassação do registro da candidatura do ex-prefeito Roberto Sobrinho em Porto Velho, teremos uma nova eleição na capital rondoniense. O petista vinha liderando a corrida sucessória e seus votos agora serão transferidos para quem? São votos claramente de oposição e devem cair no balaio de Léo Moraes (PTB), Hildon Chaves (PSDB), Williames Pimentel (PMDB), Dr. Ribamar (PR) e Pimenta de Rondônia (Psol).

Só em outubro

O Congresso Nacional está chutando para outubro a votação da PEC da Cláusula de Barreiras destinada a conter a explosão de siglas de aluguel neste País. Atualmente temos 35 legendas funcionando legalmente, sendo 29 delas com representação na Câmara dos Deputados e Senado. Mas existem pelo menos mais 70 processos em andamento para rapinar os fundos partidários.

Caso de Polícia

Tem até gente que fica revoltada quando se fala que eleições em Rondônia é caso de polícia. Mas neste momento temos vários ex-deputados estaduais presos e foragidos, sendo eles dois ex-presidentes da Assembleia Legislativa, Carlão de Oliveira e Marcos Donadon. Temos ex-deputados com tornozeleira, outros inquilinos de presídio, como Kaká Mendonça. E neste momento muitos vereadores e prefeitos, que já foram presos, disputam eleição nos municípios.

Novo comando

Depois de ter sido liderado por políticos ilustres do calibre dos ex-senadores Odacir Soares e José Bianco, durante décadas e mais recentemente pelo deputado estadual Adelino Follador (Ariquemes), o partido Democratas passou para o comando do deputado federal, Marcos Rogério, que na atual temporada, desde o início da campanha 2016, já articulava alianças no Estado, principalmente com o PMDB.


 

Via Direta

***Em Porto Velho a liderança de intenções de votos é para brancos, nulos e abstenções *** A credibilidade da classe política está no ralo *** Aumenta o número de hotéis à venda na capital rondoniense. É a crise pegando de jeito *** Neste momento são oito unidades hoteleiras, incluindo o tradicional Vitória Palace, com quase 50 anos de funcionamento *** Só a TV Rondônia, com critérios diferenciados, vetou o candidato Pimenta de Rondônia (Psol) do debate final de campanha.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)