Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS - Por Carlos Sperança


Situação alarmante

Não é a toa que as fugas se sucedem nos presídios rondonienses. Em pane em todo território nacional – e em Rondônia o quadro é lastimável - o sistema penitenciário brasileiro carece de recursos urgentes para reduzir o enorme déficit de vagas nos presídios estimado hoje em torno deO PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião 250 mil vagas no país. Trata-se de um verdadeiro barril de pólvora, novamente prestes a explodir no País, como uma bomba com efeito retardado.

Para minimizar o problema, uma medida provisória tornou obrigatória a transferência de recursos para o sistema penitenciário e a autorização tramitou no Congresso Nacional aprovando a transferência direta de recursos financeiros para o Fundo Penitenciário Nacional, aos fundos dos estados e ao Distrito Federal. A MP foi editada pelo presidente Michel Temer e tem como objetivo modernizar e aprimorar o sistema penitenciário brasileiro.

A situação é alarmante, pois o contingente encarcerado no Brasil cresceu 78 por cento nos últimos anos e atingiu uma população de mais de 622 mil detentos. Rondônia enfrenta há duas décadas o problema de superpopulação nas penitenciárias. 


Aliança encorpa

O PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS - Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

A aliança em formação para sustentar a pré-candidatura do senador Acir Gurgacz ao governo do estado no ano que vem continua encorpando. O PDT espera se alinhar ao PSB, PV, PSC e ao PPS, enquanto as tratativas com os tucanos ganham força. Até o final do ano toda chapa estará montada, com a definição do postulante a vice governador (que pode sair do PPS), dois candidatos ao Senado (Jesualdo Pies já esta confirmado).

PEC da Redução

Embora de grande apelo popular, o projeto que reduz o numero de membros da Câmara dos Deputados de 513 para 386 e do Senado de 81 para 54, dificilmente terá apoio no Congresso Nacional. Os deputados e senadores neste momento estão preocupados com a reeleição e o corte de cadeiras dificultaria ainda mais a vida dos congressistas já tão desgastada com as operações da Polícia Federal.

A reforma política

Em recesso no Congresso, a reforma política foi chutada para agosto e os parlamentares estão preocupados em apoiar propostas que facilitem a vida deles na reeleição, entre elas, o projeto do Distritão, com a eleição dos deputados mais votados por partido em nominatas fechadas. O atual sistema assegura a eleição dos parlamentares em coligações e nem sempre os mais votados se garantem.

Em cartório

Uma grande aliança formada para disputar o governo, Senado, ALE e Câmara dos Deputados cogitava no inicio da semana um acordo firmado em cartório tal o volume de boatos que o candidato majoritário poderia ser traído nas convenções de julho do ano que vem. A história mostra que nem acordos em cartórios têm sido cumpridos em Rondônia. Até os celebrados por políticos com Beto Babá (aquele da ORCRIM) foram caloteados!

A geada negra

Acompanhando o inverno rigoroso no sul do país, quando as temperaturas atingiram a quase dez graus negativos, me vem a lembrança a geada negra que dizimou os cafezais do Norte do Paraná em 1975, originando um dos maiores surtos migratórios para Rondônia. Antes disto, em 1971 a Eucatur já transportava colonos paranaenses, gaúchos e catarinenses da região Oeste daquele estado para cá – principalmente para a região de Jipa.
 

Via Direta

*** Tem coisas que impressionam na Amazônia *** Enquanto Rondônia já vive uma estiagem brava, 37 municípios do Amazonas padecem com cheias *** Por falar em rios, a dragagem do Rio Madeira se enrolou de vez pela falta de licença do Ibama *** O governador Confúcio Moura e o prefeito Hildon Chaves já estão falando a mesma língua no que tange ao processo de esgotamento sanitário e a nova rodoviária da capital *** Pena que são duas coisas encruadas...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)