Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Marcelinho

O perigo que vem da terra - Por Marcelo Freire


Gente de Opinião

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, está chamando a atenção da comunidade internacional para o problema da poluição dos solos, causada principalmente pelo excesso de produtos químicos usados na agricultura. De acordo com o relatório apresentado esta semana, cerca de um terço dos solos do mundo está degradado devido a problemas de manejo.

Uma conferência sobre o assunto serviu para debater o assunto e acontece em Roma, na Itália, onde foi ressaltado que dezenas de bilhões de toneladas de solos são perdidas por ano devido a poluição. A FAO explica que o excesso de nitrogênio e traços de chumbo, de mercúrio e de outras substâncias na terra prejudicam o metabolismo das plantações e as colheitas.

Quando esses poluentes entram na cadeia alimentar, existem riscos para a segurança dos alimentos, para fontes de água e para a saúde humana e animal.  A FAO destaca que combater a poluição dos solos é essencial para tratar o problema da mudança climática. Na reunião sobre o assunto, foram propostas iniciativas para facilitar a troca de informações entre especialistas e países, incluindo a criação de uma rede global de laboratórios de solos.

As campanhas pela redução da quantidade de agrotóxicos no solo precisam ser intensificadas e os órgãos de controle devem estudar medidas que objetivem reduzir o uso desse tipo de produto. 

Recentemente, o pesquisador Ivan Feitosa, fez um alerta, em artigo publicado no Diário, sobre o uso do mercúrio. Segundo ele, o  mercúrio (Hg) é um metal encontrado na crosta terrestre e possui diversas formas químicas como: (Hg) metálico, inorgânico, na forma de sais mercúricos e Hg orgânico ligado a radicais de carbono. O nome do metal homenageia o deus romano “Mercúrio”, o mensageiro dos deuses, e essa homenagem, é em razão da fluidez do metal. O Hg, segundo ele, é altamente tóxico, considerado um poluente global, pois faz parte da vida moderna em função da sua utilização em diversos utensílios, tais como: lâmpadas fluorescentes, equipamentos hospitalares, na produção de cloro, soda cáustica, no garimpo, em rejeitos de indústrias, entre outras atividades humanas.

O homem precisa ter consciência do perigo da poluição do solo em vários aspectos. O tema precisa ganhar eco no Brasil e os gestores públicos precisam começar a pensar em seus netos.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

Juiz Sérgio Moro é bem-vindo ao Congresso - Por Marcelo Freire

O convite formulado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ao juiz Sérgio Moro para assumir o Ministério da Justiça ganhou repercussão internacio

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

RO e Acre garantem maior votação a Jair Bolsonaro - Por Marcelo Freire

Os estados do Acre e Rondônia garantiram no domingo, dia 28, o maior índice de votação proporcional ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) na eleiç

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

Capitão puxa o coronel em Rondônia - Por Marcelo Freire

A terceira pesquisa Ibope para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (27), confirma a forte tendência de que Romeu Zema (Novo) seja o próxi

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Os primeiros desafios do próximo governador de Rondônia - Por Marcelo Freire

Estabilizar a contratação de novos servidores públicos, melhorar a qualidade de gasto e a redução do tamanho da máquina pública com base em modelos mo

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)