Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O político tradicional está frito! Por Carlos Sperança


É coisa de louco!

A fronteira de Rondônia com a Bolívia vai se consolidando como o segundo maior corredor de tráfico de entorpecentes do País, só perdendo para a fronteira do estado do Mato Grosso do Sul, com o Paraguai, cujo mercado de drogas e contrabando de armas é disputadoO político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião em confrontos violentos pelos cartéis dos países vizinhos e pelas facções criminosas instaladas nos presídios do Rio de Janeiro e São Paulo.

Recentemente, na fronteira de Rondônia com a Bolívia, a apreensão de 1 tonelada de cocaína – a maior de todos os tempos – foi feita pela Polícia boliviana no município de Baures, a 540 quilômetros de Porto Velho. A ação boliviana mostra que nem sempre passa boi, passa boiada na região, mas sinaliza que o incremento do tráfico no corredor rondoniense, em todos os modais, tanto aéreo, como terrestre e fluvial.

No momento em que o governo brasileiro corta recursos para a Policia Federal, a vigilância das divisas de Rondônia com os países produtores de cocaína tende a aumentar. Se com as fronteiras inspecionadas o trafico já é enorme, pode se imaginar com a Policia Federal reduzindo suas ações nas áreas mais afetadas pela ação dos narcotraficantes no estado, que são Guajará Mirim e Costa Marques.
 



 

Pé na tábua

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO presidente estadual do PDT, senador Acir Gurgacz esta percorrendo o estado há mais de uma semana. Foram realizados contatos nos municípios do cone sul rondoniense, um encontro estadual em Ji-Paraná, visitações na região da Bacia Leiteira e nos municípios da BR 429, o chamado Médio Guaporé. Os pedetistas estão definindo as diretrizes para as eleições do ano que vem e acertando as nominatas para cargos a Assembléia Legislativa Câmara Federal.


 

Eleições 2018

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoA classe política rondoniense vivencia enorme expectativa quanto à votação da reforma política programada para acontecer em agosto no Congresso Nacional bem como a abertura de uma nova janela de transferências partidárias. Novas acomodações vão ocorrer com as mudanças, mesmo porque os partidos estão enfrentando dificuldades para fechar nominatas para a disputa da Câmara dos Deputados e as cotas de mulheres.



 

Fora do contexto

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoCom tanta coisa ainda para acontecer até as eleições de 2018, passando pela situação vexatória do presidente Michel Temer no Palácio do Planalto, as alterações na legislação eleitoral, a situação econômica do País, o que se vê são enquetes e pesquisas nestas bandas bem fora do contexto. Uma coisa, no entanto, esta bem clara para a opinião publica e o eleitorado brasileiro: o político tradicional está frito! 


 

As queixas

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoSe defendendo sobre os elevados índices de criminalidade em seus estados, os governadores do Rio de Janeiro, Pezão (PMDB) e Geraldo Alckmin (SP) se queixam do governo federal que não dado proteção as fronteiras brasileiras com o Paraguai, Bolívia e Peru, países produtores de cocaína e de onde também procede o tráfico de armas pesadas para abastecer o crime organizado. Infelizmente as fronteiras estão escancaradas para as facções criminosas.


 

União de esforços

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoBarrar o avanço das facções do crime organizado no país demanda esforços do governo federal– já que o assunto é sua atribuição constitucional - e também dos governos estaduais. No entanto, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e o Amazonas não tem recursos para fazer frente ao crime organizado. É imperativo que estados mais estruturados como São Paulo e Rio entrem na guerra para asfixiar o tráfico de drogas e armamentos nas fronteiras.
 


 

Via Direta

O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de Opinião*** Mesmo com o recesso no Congresso Nacional, Assembléia Legislativa e câmaras municipais as articulações políticas seguem em Rondônia *** O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoDesconfiado da possibilidade de uma rasteira um candidato ao governo em Rondônia ameaça deixar as hostes governistas e levar junto consigo uma penca de O político tradicional está frito!  Por Carlos Sperança - Gente de Opiniãodeputados estaduais *** Aumenta o numero de candidatos ao Senado em Rondônia ***  Também Aloizio Vidal (Rede), Leo Moraes (PPS) e Pantera (PC do B) já estão no trecho.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)