Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

O povo contra Marília Castro, nega perdão - Por Luciana Oliveira



Gente de Opinião

A que ponto chegaremos? Quantos passos demos para o monstruoso retrocesso nos últimos três anos? Impossível calcular, porque às vezes um passo nos transporta há mais de um século.

A marcha a ré tem sido no ‘tranco’, mas em declive, em velocidade.

São racistas e fascistas os que dão uma mãozinha ao Brasil que a maioria não quer e eles estão em todas as esferas de poder.

Por causa dessa turba reacionária e imprestável, alguns direitos que estavam em nossas mãos aparecem desfocados no horizonte, a reconquistar.

O desvio fraudulento no curso da história para derrubar uma presidente eleita, deixou o país mais desigual e perigoso.

Os que se submetiam a avanços, agora se sentem à vontade para promover o retrocesso passando por cima de todos os marcos civilizatórios, inclusive e desgraçadamente, os que têm o poder de dizer o direito.

Foi como uma cuspida na cara ver quem julga calúnia, praticar calúnia.

Pior, foi num grupo virtual com ‘participação exclusiva de magistrados’ que a desembargadora Marília Castro Neves praticou tão grave crime contra a vereadora Marielle Franco que acabara de ser assassinada brutalmente para não lutar mais por justiça social.

E se Marielle tivesse engravidado aos 16 anos e casado com um traficante, como propagou o deputado Alberto Fraga (DEM)? Sua execução poderia insinuar qualquer justificativa?

É claro que não e essa compreensão que a sociedade espera de juízes que não violam seus deveres funcionais com achismos toscos, despropositados em qualquer nação minimante civilizada.

A mim, o que mais choca é que não tenha partido de seus colegas de grupo, magistrados e magistradas, o imediato repúdio e representação no Conselho Nacional de Justiça.

Quantos mais como ela?

Após dias sob artilharia pesada contra sua inaceitável postura, a desembargadora divulgou uma espécie de ‘mea-culpa’.

“Diante das manifestações contra meu comentário, proferido em uma discussão no Facebook de um colega, a respeito da morte da vereadora Marielle Franco venho declarar o que segue: no afã de defender as instituições policiais, ao meu ver injustamente atacadas, repassei de forma precipitada, noticias que circulavam nas redes sociais. A conduta mais ponderada seria a de esperar o término das investigações para então, ainda na condição de cidadã, opinar ou não sobre o tema”, escreveu a desembargadora.

“Reitero minha confiança nas instituições policiais, esperando, como cidadã, que este bárbaro crime seja desvendado o mais rápido possível. Independentemente do que se conclua das investigações, a morte trágica de um ser humano é algo que se deve lamentar e seus algozes merecem o absoluto rigor da lei”, concluiu Marilia Castro Neves.”

Nem se livrou do vexame para destruir a reputação da vereadora Marielle, a tal desembargadora atacou com abominável preconceito uma professora com síndrome de Down.

Gente de Opinião

Em resposta à desembargadora, a professora Débora Seabra, autora do livro infantil chamado Débora Conta Histórias, reconhecida com Prêmio Darcy Ribeiro de Educação em Brasília como exemplo no desenvolvimento de ações educativas no país, publicou:

“Não quero bater boca com você! Só quero dizer que tenho síndrome de Down e sou professora auxiliar de crianças em uma escola de Natal (RN). (…) Eu ensino muitas coisas para as crianças. A principal é que elas sejam educadas, tenham respeito pelas outras, aceitem as diferenças de cada uma, ajudem a quem precisa mais. (…) O que eu acho mais importante de tudo isso é ensinar a incluir as crianças e todo mundo pra acabar com o preconceito porque é crime. Quem discrimina é criminoso”.

Não! O povo contra Marília Castro, nega perdão.

E o povo protesta desde já, porque banida da privilegiada casta da magistratura não perderá seus vencimentos.

Em janeiro, segundo mostra o site do CNJ, ela recebeu acima do teto constitucional, R$ 51.096,09, dos quais mais de 16 mil se referem a direitos eventuais e indenizações.

Fica a pergunta: a que ponto de depauperamento como nação e sociedade chegaremos por gente do tipo dessa desembargadora?

Que aja rápido o CNJ, para proteger a sociedade.


.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

O julgamento do acusado de matar Ari Uru Eu Wau Wau será dia 15 de abril

É um evento marcante no Abril Indígena e especialmente para o povo Jupaú que perdeu uma liderança na véspera da data comemorativa dos Povos Indígenas

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

A coleta seletiva em Porto Velho com o pior saneamento básico

Porto Velho é a pior de 100 cidades avaliadas no ranking de saneamento básico, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.Menos de 10% da população tem ac

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Porto Velho recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Rondônia e aos outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gr

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Bamba do samba completa 85 anos de folia

Veja o vídeo: Veja também:BAINHA, O MESTRE DO CARNAVAL E DO SAMBA

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)