Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

O prefeito de Candeias do Jamari Luis Teneguchi se transformou num bode de bicheira na política - Por Carlos Sperança


Enfim, a regularização

Nesta segunda-feira, dia 15, o plenário da Câmara dos Deputados deve votar em sessão extraordinária a Medida Provisória nº759/16 que impõe novas regras para a regularização de terras da União ocupadas na Amazônia legal, disciplinando novos procedimentos para a regularização fundiária urbana.

A Medida Provisória permite a regularização de áreas de 2,5 mil hectares e segundo o projeto de conversão de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), em vez de o posseiro pagar 10 a 80 por cento do valor estipulado para o tamanho do imóvel em uma planilha de preços referenciais elaborado pelo INCRA, ele pagará 10 por cento (no caso de propriedades menores) e 50 por cento (para propriedades maiores) de uma pauta de valores de terra nua.

Os proprietários da Amazônia Legal, especialmente em nosso estado de Rondônia aguardam com ansiedade pela votação tendo em vista os reflexos benefícios com relação à paz no campo e para o crescimento do agronegócio.



 

Bode de bicheira

Com o primo envolvido no assassinato do prefeito Chico Pernambuco e com toda suspeição recaída sobre ele, o prefeito de Candeias do Jamari Luis Teneguchi se transformou num bode de bicheira na política. Os partidos de sustentação a sua gestão estão deixando a municipalidade um a um e os vereadores se preparam para cassar seu mandato. Pobre Candeias, padecendo com escândalos após escândalos.


VÍDEO SICTV

Ciências agrárias

O prefeito de Candeias do Jamari Luis Teneguchi se transformou num bode de bicheira na política - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoO deputado federal Lucio Mosquini (PMDB) que acompanhou a caravana do ministro da Educação na inauguração do IFRO ontem, em Jaru, trabalha na implantação do curso de medicina veterinária naquele instituto. O representante da Bacia Leiteira pretende transformar a região num pólo de ciências agrárias, assim como aconteceu em Cacoal nos últimos anos onde funciona um pólo na área de saúde.


 

A negativa

O prefeito de Candeias do Jamari Luis Teneguchi se transformou num bode de bicheira na política - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoAfirmando que vai se dedicar aos quatro anos da sua administração, o prefeito Hildon Chaves (PSDB) assegurou que esta fora da peleja ao governo em 2018, mesmo porque teria pouco tempo para deslanchar sua gestão até uma possível desincompatibilização logo nos meados do ano que vem. Tudo certinho, mas nos bastidores ele emite sinais, como a de corpo a corpo em avenidas, que é uma prática de postulantes apenas em época de eleição.
 


 

Vale do Jamari

O prefeito de Candeias do Jamari Luis Teneguchi se transformou num bode de bicheira na política - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoSegunda região com maior numero de eleitores no estado, só perdendo para Porto Velho, o Vale do Jamari acena com postulações fortes à Câmara Federal, entre elas do deputado estadual mais votado do estado, Adelino Follador (DEM), o ex-prefeito Lorivaldo Amorim (PDT), o ex-presidente da Assembléia Legislativa Neodi Carlos (PDC), o ex-deputado federal Moreira Mendes (PPS) e também bica votos na região Lindomar Garçon (PRB).
 

O canibalismo

O prefeito de Candeias do Jamari Luis Teneguchi se transformou num bode de bicheira na política - Por Carlos Sperança - Gente de OpiniãoA possível candidatura de Jaqueline Cassol (PP) ao Senado é um baita transtorno para os postulantes as duas cadeiras de plantão. O jogo fica mais equilibrado entre os candidatos e ela aparece sim, com boas chances, devido ao equilíbrio de forças e a fragmentação do eleitorado. Mas na Zona da Mata é onde teremos um processo forte de canibalismo, entre os representantes dos clãs Raupp, Expedito e Cassol.



 

Via Direta

*** As obras federais em Rondônia prosseguem em ritmo lento, quase parando *** Reflexo do contingenciamento de recursos da União, mas a cobrança da recuperação da BR 364 é ininterrupta pela bancada federal *** A ocupação desenfreada da Zona Chacareira de Porto Velho é outro desafio da gestão HIldon Chaves em Porto Velho *** A expansão urbana vai ultrapassando a fronteira dos bairros Ulisses, Marcos Freire, Ronaldo Aragão.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)