Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

O que você faria se o São João fosse Acabar


O que você faria se o São João fosse Acabar - Gente de Opinião

O que você faria se o São João fosse Acabar

Severino Silva Castro foi o responsável pela mundança no estilo de dançar e de vestidir dos grupos de quadrilhas de Porto Velho, quando o grupo “Os Caipíras da Rádio Farol” se apresentou e foi campeão da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás no ano de 1998. Acompanhe o que ele fala a respieto disso:

Na verdade não mudei nada, apenas apresentamos uma ideia em cima dos nossos conhecimentos filosoficos sobre a cultura através do Câmara Cascuco.

Qual é a origem da quadrilha? Todo mundo tem o pensamento e diz que é do Nordeste brasileiro. A verdadeira razão da dança da quadrilha começa no século XIII na Inglaterra. Depois já no século XV/XVI foi que foi pra França e no século XIX chegou ao Brasil com Dom João VI. A quadrilha é uma dança palaciana, tanto que quando chegou ao Brasil Chiquinha Gonzaga, Calado e tantos outros músicos famosos fizeram músicas no estilo Polca que eram tocadas e consideradas como música de dança de quadrilha.

Quando assumimos a Rádio Farol em 1997/98 colocamos a quadrilha dentro dessa filosofia. Naquele tempo, as quadrilhas ainda se apresentavam no Flor do Maracujá com indumentárias de Chita e remendadas, era realmente a quadrilha caipira. Aí ganhamos o primeio título empatado com a Rosa Divina (1998), com a indumentária totalmente fora dos padrões da época, é claro que não chegamos a colocar a quadrilha palaciana, mas, nossos vestidos eram de tecido todo liso, enfim moderno. Lembro que o Joãozinho presidente da quadrilha Folhas Preciosas dizia que as roupas da Rádio Farol pareciam mais com farda escolar do que com roupa de quadrilha. Ele confundia escola com organização.

O que você faria se o São João fosse Acabar - Gente de Opinião

Titulos conquistados

De 1997 pra cá, colecionamos alguns títulos, só no Flor do Maracujá são 11 troféus de primeiro lugar. A quadrilha que está mais perto da gente em título é a Roça é Nossa que tem dois campeonatos.

Teve um ano que nossa quadrilha ficou em sétimo lugar. Aconteceu o seguinte: O pobre do jurado a época, apesar de ser Doutor na matéria, não tinha o conhecimento de folclore. Ele já reviu tudo isso, tanto que ano retrasado ele foi novamente jurado e nos deu nota máxima.


Tema 2016

Em 2016 a Rádio Farol vem simples a situação econômica do Brasil hoje, tá um pouco difícil e por isso o nosso cenário de anos anteriores estão sendo reformados para contar o tema: “O que você faria se o São João fosse acabar”. A respostas vai estar na 35ª Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá no dia 5 de agosto. Vamos nos apresentar com 48 pares; Vale salientar que a Rádio Farol tem um trabalho social. Dentro do nosso grupos tem senhoras de 60/70 anos dançando, fazendo coreografia igual as meninas de 15, 16 anos. Nossa quadrilha Mirim também vem humilde com “As Datas Malucas” vamos lembrar um pouquinho do carnaval, natal, dia das mães etc. A Mirim também vai dançar no dia 5 de agosto.


Personagens da adulta

O que você faria se o São João fosse Acabar - Gente de Opinião

Lucélia e Cristiano (Noiva e Noivo), que ano passado ficaram em terceiro lugar no campeonato Brasileiro. Juliano e Keilane (Lampião e Maria Bonita), Daniel (Caçador), IVan (Seringueiro), Raimundo Bisteca (Guarda), Elivan Preto (Juiz), Iupi (Escrivão), Dona Concebida que está com 70 anos de indade (Velha) e o Velho que tem 65; Cleiton (Padre), Maxsuel e Douglas (Sacristãos), Leandro Leris (Marcador).

Serão seis rainhas cada uma mais linda que a outra. Tem uma que a comunidade escolheu que é a Andressa aí vem as demais Nacielle, Tamires, Thaila, Thais e a Camila.


Cangaço

Apesar de na reunião sobre o Regulamento terem tirado o Cangaço da disputa, a Rádio Farol vai colocar o seu juntamente com o Lampião e a Maria Bonita. Cada quadrilha tem o seu estilo e sua filosofia, Como meu pai era paraibano de Campina Grande tenho no sangue essa idéia do Cangaço bonito. Meu sonho era ter um “Cangaço” pra fazer apresentações independente da quadrilha. Acontece que no Regulamento da Federon nunca teve o Cangaço como item. O Cangaço vai compor os personagens Maria Bonita e Lampião até pela própria história, pois, o Lampião não andava sozinho.

A coreografa da Rádio Farol é a nossa eterna Noiva a Luciane que começou em 1997. Hoje ela é a nossa coreografa é o cérebro da equipe. É ela que monta nosso tema e desenvolve com toda a equipe que tem o Nivaldo, Leandro e o presidente aqui que de vez em quando dar uns palpites.


Música

Outro feito da Rádio Farol foi colocar música própria ou adaptada. Antigamente não tinha música especifica para cada grupo. Quando viajei pra Campina Grande e Caruaru vi que os grupos de lá se apresentavam cantado, quando voltei queria fazer uma homenagem ao Chiquilito que havia falecido em 2001 e no Maracujá de 2002 pela primeira vez, uma quadrilha se apresentou cantando. A música dizia “Saudade palavra triste quando se perde um grande amor...”. Porque o Chiquilito foi o primeiro amor de Porto Velho com certeza.

Outro feito da nossa quadrilha. Lançou a cantoira Dara que faz sucesso hoje em Brasília. Aliás, a Dara vem cantar este ano na quadrilha Mirim. O André sempre teve habilidade para tocar e quando a gente foi dançar em Humaitá ele viu um tecladista tocando para a quadrilha dançar, e disse: eu também posso tocar. Hoje ele é considerado o melhor tecladista de quadrilha em Porto Velho. A esposa dela a Cindia também começou cantando na Rádio Farol.
 

Por que a Rádio Farol não aprova o estilo
de indumentária de algumas quadrilhas?

Veja bem: O primeiro quesito em julgamento diz: “Originalidade, Características Estruturais de uma Quadrilha “. Então a origem da dança de quadrilha é inglesa difundida na França. A Rádio Farol vai continuar com esse pensamento filosófico usando vestido longo, A roupa curta facilicta a dança, até dizem que a Rádio Farol não dança muito, porque o vestido cobre os movimentos. Mas, fica lindo aos olhos do povo. Quem entende realmente da dança de quadrilha, vai ver que a Rádio Farol ainda é hoje, uma quadrilha originalissima.

Hoje não existe mais aquela quadrilha que possamos dizer que é melhor que a outra. São 14 quadrilhas bringando pelo título de igual para igual. graças ao grupo Rádio Farol que começou tudo isso em 1997.

Dia 5 de agosto todos estão convidados a apreciar no Flor do Maracujá o espetáculo da Rádio Farol: “O que você faria se o São João Fosse Acabar”.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)