Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

O rio no caminho da vida - Por Confúcio Moura


Gente de OpiniãoÉ um rio ali embaixo. Com certeza é um rio. Ele aparece e some como um fio de cobre brilhante. Eleva-se o mastro. Solene, instável e com devoção. Fitas e bandeiras abençoam. Fogos espantam a calmaria. Aniceta veio do quilombo de Pedras Negras, para o festejo do Divino. A crença de mais de cem anos ainda vive.

Tudo se justifica pelo rito perene. A floresta densa esconde o rio, afluente, por longas distâncias. Até que se perde de uma vez. Agora me parece que ele subiu no meio das nuvens. Saí a pouco do delta dos rios Mamoré e Guaporé, estes rios são de pátrias diferentes. Os peixes se entendem bem. Os bolivianos do outro lado comungam a crença sem nenhum acordo diplomático.

Gente de OpiniãoAqui é o oeste do Brasil. É trópico, úmido, verdes florestas e o verde cansa. Tem muita monotonia. O tiro da ronqueira assusta. Quando raro uma árvore com flores amarelas ou roxas. Por cima, sua lógica é do acaso, o universo é catastrófico porque ele tem muita irracionalidade. A Festa do Divino Pai Eterno tem um canto juvenil. Até que enfim o rio reaparece tortuoso no meio da floresta. Ele tem tantas curvas, como a romaria da festa, inexplicável serpenteia de vontade de formar ilhas e santidades.

Gente de Opinião

Eu não sei dizer o que é felicidade. Aqui em Surpresa as pessoas são calmas e sorriem bastante. E tem uma timidez proposital. Hoje tem barco para Guajará-Mirim. Tem muita banana de fritar no barranco. 

Gente de Opinião

O rio atravessou a serra, bem num baixio feito pra ele mesmo. Eu nunca tinha vista um rio fazer um túnel na serra. Agora, não sei se são dois rios que nascem no mesmo lugar. As nuvens avançam com véus sobre a imensidão verde. Há uma revolução geológica por aqui. A terra se agitou de vez, explicado por reações de minerais profundos. Tem muitos índios vivendo neste mundo de abandono, porque os índios amam a solidão. Eles também se entrosam com o rito do festejo e com os rios.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)