Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires


O PERIGO DA VOLTA DO ÓDIO E DA VINGANÇA, NO BRASIL FRAGILIZADO

Precisamos salvar o Brasil, desde que não se mexa em nada. Existe raciocínio mais idiota? Pois é isso, ao que parece, que está gerindo a busca desesperada por soluções para a maior crise que o país sofre desde muitas e muitas décadas. Nem o PIB que caiu como nunca, desde 1930, deixou claro que, fazendo todas as coisas,OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião do mesmo jeito que sempre foram feitas, o resultado final  será também o mesmo: zero! Ora, os tais de “direitos adquiridos” são tratados como eternos. Mesmo que os governos (federal, estaduais e municipais) queiram sanar os graves problemas financeiros, cortando penduricalhos e colocando as finanças dentro da realidade, o Judiciário não permite. Primeiro, porque as leis não mudaram. Segundo, porque nem o próprio Judiciário aceita perder nada, um só direito, um só centavo. Faz o que fazem todos os poderes e todos os poderosos: se houver algum sacrifício, que o seja dos outros. Nada de mudar leis  trabalhistas, mesmo que com elas, na crise, tenhamos chegado aos 13 milhões de desempregados. Cada vez menos empresários estão a fim de pagar os maiores impostos do mundo e, ainda, serem tratados como criminosos por juízes do Trabalho. Nada de mudar a Previdência, mesmo que isso represente quebradeira geral; que daqui a alguns anos não haja mais dinheiro para pagar ninguém. Que não se toque na casta do funcionalismo, a quem o país é obrigado a tratar como seres superprotegidos, mesmo os poucos que nada produzem e os que são parasitas do erário.  Não se tocam de que o país está quebrando. Quem não entende isso é tolo e é irresponsável, porque quando o Brasil for para o precipício, vamos todos para o mesmo buraco.

Tem notícia pior? Lógico que tem! Com o governo Temer envolvido até o pescoço em rolos, suspeitas de roubalheira do dinheiro público e com ministros e assessores apavorados, com medo do STF e que a PF bata às suas portas, ao amanhecer, outros ladrões podem estar voltando. Piores. Cheios de ódio e querendo vingança por terem sido pegos com a mão na massa, ao assaltar os cofres públicos. Corremos o risco de que eles retornem pelo voto, muito piores do que já são. Nosso futuro, graças à incompetência, falta de patriotismo, desrespeito ao país e amor ao próprio do bolso de parte de alguma de nossas autoridades de todos os níveis, é nigérrimo. Lamentável!

PREJUÍZO INCALCULÁVEL

Gente de Opinião

Mais um escândalo nacional, de proporção assustadora. Uma tragédia para a imagem dos produtos de exportação do Brasil, que podem ficar longos anos sob suspeita, depois que a Operação Carne Fraca fez dezenas de prisões, inclusive de diretores de frigoríficos, que vendiam carne estragada e com prazo de validade vencido, tanto no país como para o exterior. Frigoríficos que tem filiais em Rondônia também estariam envolvidos nos rolos, um golpe com danos  inimagináveis, caso os compradores internacionais coloquem sob suspeita nossas exportações de carne.

A sexta mobilizou certamente o maior número de policiais numa só operação, no país: 1.100 deles. Foram expedidos mais de 300 mandados judiciais e feitas cerca de 30 prisões. A grandeza do crime é imensa, porque envolve um grande número de fiscais do Ministério da Agricultura e de empresários do setor. A importação de nossa carne depende de uma série de medidas e já houve caso da suspensão da compra por pequenos detalhes técnicos. Imagine-se agora, nessa trágica situação. A operação pode representar um prejuízo por muitos anos, para nosso país. E para Rondônia.


 

HIDROVIA BINACIONAL

OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

De olhos voltados parda o futuro, o vice governador Daniel Pereira e o deputado Lebrão, vice presidente da Assembleia, estiveram na Bolívia, dias atrás, para tratar exatamente disso: pensar o amanhã.  Vários temas foram tratados, mas um se destacou: a possibilidade de construção de uma hidrelétrica binacional, que seria a primeira e mais importante meta de uma Comissão Permanente de Integração Regional. Claro que é ainda um sonho distante, mas os primeiros passos para a hidrelétrica estão sendo dados agora. O deputado Lebrão comemorou o encontro com os representantes do Departamento de Pando, na Bolívia e destacou que a obra, se realizada, traria enormes benefícios à região. Um deles de enorme importância: “Essa hidrelétrica binacional, daria condições para implantarmos também as eclusas nas usinas de Santo Antônio e Jirau, o que tornaria o rio Madeira totalmente navegável, entre Manaus e Vila Velha da Santíssima Trindade”, afirmou Lebrão.

CASSOL E RAUPP

OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires - Gente de OpiniãoHá poucos anos, seria impossível imaginar um elogiando o outro. Os dois sentados à mesma mesa. Falando a mesma linguagem. Mas os tempos são outros; os interesses do Estado se sobrepujam a qualquer eventual divergência política. Ivo Cassol e Valdir Raupp, adversários políticos desde Rolim de Moura, são agora senadores, dois dos três representantes de Rondônia. Agora, ambos comandam a poderosa Comissão de Agricultura do Senado Federal. Cassol a preside e Raupp é o vice.  A partir de agora, os dois ex-governadores trabalharão pelo avanço do agronegócio em todo o país, mas certamente darão uma atenção muito especial ao setor em Rondônia, onde hoje ele já é o diferencial positivo na nossa economia. Na próxima semana, Cassol e Raupp farão a primeira reunião específica, para começar a tratar das questões importantes, que precisam ser resolvidos, para que o agronegócio brasileiro continue em alta.

ASSASSINATO NA ESCOLA

Quando uma criança, vítima de bullyng, é assassinada dentro da sala de aula e nada acontece, deve-se perder a esperança de que, um dia, esse país voltará a ser dominado pelo verdadeiro espírito da Lei e da Justiça? Quem sabe? Em Cachoeirinha, região metropolitana de Porto Alegre, três meninas assassinaram brutalmente uma colega, dentro da sala de aula, depois de uma discussão e uma briga. Até agora, o que se houve é uma grande preocupação com as assassinas, sob proteção dos organismos de defesa de direitos humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente, cuja sigla não poderia ser melhor: ECA! Além da família e dos pais indignados de outras crianças, poucos se preocuparam com a vítima. As meninas envolvidas no crime (inclusive a que estrangulou a coleguinha, de 14 anos), não demonstrou qualquer remorso, quando foi interrogada pela polícia. Foi ensinada assim, pelas nossas leis. Sabe que pode cometer o mais hediondo dos crimes, que nada lhe acontecerá. Vejamos só o que essa gente fez com o nosso Brasil! Lamentável!

OLHO NESSE CARA!

OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires - Gente de OpiniãoQuando se comenta o sucesso do governo de Jesualdo Pires, agora no seu segundo mandato no comando de Ji-Paraná, não é em vão. O prefeito da segunda maior cidade do Estado está fazendo realmente um trabalho digno de elogios. A tal ponto que seu nome tem sido lembrado para futuras disputas ao Senado e ao Governo. A aceitação em Ji-Paraná é bem acima da grande maioria dos prefeitos não só de Rondônia, mas também de todo o país. Agora, Jesualdo anuncia a construção de nada menos do que dez educandários. Quatro escolas de ensino fundamental e seis creches, tudo num pacotaço só. Mesmo com todas as dificuldades financeiras que a prefeitura enfrenta, com falta de recursos, com a grande maioria dos municípios brasileiros, em Ji-Paraná o diferencial tem sido a atuação de Jesualdo, que tem se mostrado um administrador competente e cuidadoso com o dinheiro público. Esse cara vai longe!

MAURÃO E A APOSENTADORIA

OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

O presidente da Assembleia, deputado Maurão de Carvalho, comanda, nessa segunda, mais uma audiência pública para debater as grandes reformais nacionais, principalmente a da Previdência. Maurão tem sido um adversário duro das medidas anunciadas pelo governo federal, na questão da aposentadoria e que, segundo o parlamentar, vão prejudicar muito a grande maioria dos trabalhadores brasileiros. Desde que o assunto entrou na pauta dos debates, país afora, Maurão se posicionou contra a proposta que pode deixar milhões de assalariados sem direito à aposentadoria, tão cedo. Lideranças políticas, sindicatos, representantes das mais diversas instituições, estão convidados para o evento. A audiência está marcada para essa segunda, dia 20, a partir das nove horas da manhã, no plenário.

PERGUNTINHA

OLHO NESSE CARA! - Por Sérgio Pires - Gente de Opinião

Com o terceiro aniversário do início da Operação Lava Jato, pode-se comemorar que ela ajudou mesmo a acabar com a corrupção no país ou tudo continuará exatamente igual como até agora?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 “Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

“Não é um livro infantil, é um conto erótico!”, denuncia deputada sobre leitura infantil que professora afastada proibiu, em Buritis

O vídeo, por si só, serve como um documento importante para que se compreenda o que está acontecendo, elo aparelhamento do Estado, com parte da Educ

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Projeto revolucionário para desenvolver a região usando nosso meio ambiente, pode ter investimentos de mais de 3 bilhões de reais

Não se muda uma mentalidade que desenvolva o Planeta de uma hora para outra. Mas há sim soluções práticas, para a Amazônia, que não só ignoram os hi

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Nossa bancada na Câmara apoia, em peso, votação com urgência da nova Lei que combate invasões criminosas do MST

Claro que houve tentativa de obstrução e outras medidas, para que o requerimento não fosse aprovado, de parte de deputados dos partidos de esquerda.

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Recordista na casa civil, Júnior Gonçalves relata nas redes sociais as ofensas e ataques desde que assumiu, há cinco anos

Ter o poder, numa democracia, não é apenas ter voto. Saber dialogar, apontar caminhos, superar as dificuldades enormes pela frente e unir forças, sã

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)