Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

ONS divulga nota explicando apagão


ONS divulga nota explicando apagão - Gente de Opinião

ONS admite falha em cinco geradoras

O Operador Nacional do Sistema (ONS) divulgou nota na manhã de ontem, sexta-feira, explicando o apagão que atingiu Acre e Rondônia na noite do dia 17. Foram desligadas cinco unidades geradoras de energia elétrica das usinas de Santo Antônio e Samuel. A nota na íntegra está a seguir (o horário informado é hora de Brasília):

NOTA À IMPRENSA

Às 21:56h ocorreu a abertura da interligação Acre/Rondônia, separando as capitais Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) do restante do Sistema Interligado Nacional. Em seguida, desligaram-se automaticamente cinco unidades geradoras das UHE Santo Antônio e duas da UHE Samuel.

Neste momento, houve interrupção de aproximadamente 180 MW de carga em Porto Velho e na região de Ji-Paraná (30% da carga de Rondônia na hora da ocorrência) e de aproximadamente 10 MW no Acre (8% da carga do estado na hora da ocorrência).

Às 22:12h ocorreu o desligamento automático do Back-to-Back 1 da subestação Coletora Porto Velho, provocando desligamento total nas capitais Porto Velho e Rio Branco, com interrupções adicionais de 122 MW e 120 MW, respectivamente, totalizando uma perda de 305 MW em Rondônia e 130 MW no Acre.

Às 22:45h foi iniciada a normalização da carga suprida a partir da subestação Ji-Paraná, no estado de Rondônia, sendo concluída às 23:10h.

Às 22:53h foi ligada a transformação 230/69 kV da subestação Porto Velho, iniciando a tomada de carga às 22:55h. Às 23:35h foi concluída a tomada de carga em Rondônia. Cerca de 10 minutos depois foi concluído o religamento das cargas do Acre.

O ONS e os agentes estão analisando as possíveis causas da ocorrência, de forma que seja elaborado o Relatório de Análise da Perturbação (RAP) na maior brevidade possível.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)