Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Operador do Sistema diz que apagão foi defeito em subestação de Ibiúna (SP)



Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil

O apagão que atingiu parcialmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, na noite de domingo (16), foi causado por defeito em um equipamento na estação de Ibiúna (SP). A falta de energia foi decorrente da indevida ação de proteção do sistema, que bloqueou a linha que traz energia da usina de Itaipu, segundo nota distribuída pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), nesta segunda-feira (17).

“Às 19h51 do último domingo, 16 de outubro, ocorreu uma perturbação no sistema provocada, nas avaliações preliminares, por uma atuação indevida de uma proteção do compensador síncrono na subestação de Ibiúna (SP), de propriedade de Furnas. Com isso, houve o bloqueio dos dois bipolos de corrente contínua que trazem energia da usina hidrelétrica de Itaipu para a região Sudeste”, explicou o ONS.

O diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, avaliou que a recuperação foi “muito rápida” e disse que o ONS, Furnas e os agentes envolvidos vão fazer uma avaliação técnica para investigar o ocorrido.  Um relatório conclusivo sobre a perturbação deve estar pronto em duas semanas.

De acordo com o operador, naquele momento, o setor de 50 hertz da usina de Itaipu estava gerando 6.800 MW, dos quais 1.600 MW estavam indo para o Paraguai e 5.200 MW para o Brasil. “Devido à queda da frequência do sistema para 58,4 hertz, houve correta atuação do ERAC – Esquema Regional de Alívio de Carga – e, com isso, foi interrompida uma carga no país de 3.200 MW. A perturbação afetou os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Paraguai também foi afetado. A carga do Sistema Interligado Nacional na ocasião era de 64.500 MW e a interrupção afetou menos de 5% da carga total.”

O ONS informou que a carga no sistema afetado recomeçou às 20h04 e às 20h24 todas as cargas já tinham sido recompostas. Por volta da meia-noite de domingo, houve o retorno dos dois bipolos do sistema de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)