Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os políticos estão recebendo um sonoro não . . .


Depois de participar de recente oficina a respeito da BR-319, em Manaus, o secretário de Meio Ambiente do Amazonas, Antônio Stroski, concluiu que a pavimentação do chamado “meião” da rodovia – na região central do Estado – ainda vai demorar alguns anos por conta dos postergados estudos de impacto ambiental da estrada. As decisões tomadas no fórum amazonense para a elaboração do “Plano de Desenvolvimento Territorial da área de Influência da BR-319”, com a participação dos principais órgãos e entidades envolvidas no processo da recuperação estrada Porto Velho Manaus, serão encaminhadas ao Ibama. No entanto algumas barreiras para a liberação da estrada estão sendo removidas aos poucos, com a construção de pontes, conservação do leito carroçável, etc.


 

As dificuldades

Os políticos estão recebendo um sonoro não . . . - Gente de Opinião

Não bastassem as restrições da Justiça Eleitoral na atual campanha, e a crise econômica que rola em todo o País, muitos candidatos estão caloteando as “formiguinhas” com a desculpa da greve dos bancários. Também ficou extremamente difícil arrecadar recursos junto aos empresários e comerciantes. Os políticos estão recebendo um sonoro não e por isso quem acreditava que a campanha poderia turbinar a economia se deu mal. Quem sabe no segundo turno?

As pesquisas

Em toda campanha eleitoral circulam pesquisas fajutas em Porto Velho, mas nesta temporada os charlatães exageraram nas medidas. Para se ter uma ideia, os resultados são tão díspares que em cada uma delas desponta um “líder” diferente. E, dependendo da cara do freguês, ele tanto pode ser “líder” como até vice lanterna da competição. Até agora a Justiça Eleitoral – muito permissiva e tolerante nesta temporada – não se pronunciou a respeito.

Nas paradas

Embora “pesquisado” pelo Ibope em queda livre e fora do primeiro pelotão dos candidatos na capital, onde foi incluído agora Williames Pimentel, o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) desponta como o grande nome nas zona Leste e Sul. O petista, que tem polarizado com o prefeito Nazif, está mais vivo do que nunca na busca de uma vaga no segundo turno, caso a Justiça Eleitoral não casse seu registro de candidato.

Pelos debates I

O atento eleitor de Porto Velho teve conhecimento durante os recentes debates que: 1- Porto Velho tem 200 mil imóveis e só 30% estão regularizados (Williames Pimentel-PMDB) 2 – Que se ganhar a eleição, o ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) fará a nova rodoviária no mesmo local da atual 3 – Que o Psol tem 50 propostas feministas para a capital (Pimenta de Rondônia).

Pelos debates II

Ainda se extraiu dos confrontos entre os postulantes a prefeito da capital: 4 – Que Porto Velho tem toque de recolher no bairro Ulysses, na zona Leste, de tanta criminalidade na cidade e entorno (Léo Moraes – PTB) 5 – Que não havia necessidade de reconhecer, mas que ficava agradecido por ser considerado um homo sapiens “macho” pelos adversários (Mauro Nazif-PSB) 6 – Que por falta de placas indicativas o candidato Hildon Chaves (PSDB) não sabe direito os nomes das ruas e bairros de Porto Velho 7 – Que Ribamar Araújo já errou duas vezes o seu número de candidato. A primeira beneficiando o 15 (Pimentel), e na segunda vez, numa entrevista na TV, o 40 (Nazif).

Via Direta

*** O senador Expedito Júnior, presidente regional do PSDB, tem participado ativamente da campanha eleitoral nos municípios do interior *** Sobre as disputas de 2018, quando deverá concorrer ao Senado, disse que só deverá discutir alianças a partir do ano que vem *** Trocando de saco para mala: o vereador Fúria tem causado noites insones à campanha da favorita Glaucione Neri, em Cacoal **** Até assessores próximos já estão preocupados com a queda da candidata do PMDB.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)