Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Os predadores - Por Carlos Sperança


A reforma e a janela

Relatório – ainda parcial e existe falta de consenso - da reforma política divulgada pela Câmara dos Deputados autoriza a propaganda eleitoral paga na internet e via telemarketing a partir de 1º de agosto do ano da eleição. O texto aprovado permite candidatura simultânea para dois cargos – deputado e presidente da República, por exemplo - e prevêem regras para a pré-campanha, filiação partidária e pesquisas eleitorais.

O relatório, sob exame antes de subir a plenário, tem alterações. Hoje a legislação permite a propaganda na rede a partir de 16 de agosto, mas veda a publicidade por esse meio. Pelo texto na Comissão Especial a Reforma Política, a propaganda paga na internet deverá obedecer ao limite de 5 por cento do teto de gastos para o respectivo cargo.

A proposta também vai abrir uma nova janela partidária em dezembro deste ano para a troca de partidos, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição de recursos públicos de financiamento partidário e eleitoral de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão.


 


A urgência

A Comissão de Obras e Transportes da Assembléia Legislativa vai cobrar durante a audiência pública da Comissão de Infraestrura do Senado neste final de semana em Vilhena o regime de urgência para a recuperação da rodovia 364. O organismo presidido pelo deputado Só na Bença (PMDB-Pimenta Bueno) também reclama da precariedade de toda malha viária rondoniense que tem causado inúmeros acidentes fatais.

Onda sistemática

Depois de diligências no Vale do Jamari, o MPF e o MP-RO constatou que ocorre onda sistemática de invasões de terras em Rondônia orquestrada e criminosa, fomentada por agentes políticos, fazendeiros, empresários, servidores públicos e ligas camponesas. Atualmente a maior parte das invasões ocorre na parte Oeste da Floresta Bom Futuro geando clima de tensão na região d e Alto Paraíso.

Porca miséria!

Se a sucessão presidencial se resumir a Lula, Luciano Hulk, Caiado, Dória, Aécio, Alckmin, Bolsonaro, Ciro Gomes e Marina Silva, o brasileiro chegará às eleições de 2018 com opções pobres e miseráveis. Vamos ver o que sobra neste cenário devastador da Lava Jato, mas as opções citadas até agora são miseráveis com tantas lideranças e partidos desmoralizados.

A superlotação

As tantas tragédias fluviais ocorridas pelos rios da Amazônia nos últimos anos não serviram de exemplo para reduzir a constante superlotação de passageiros e excesso de cargas nas embarcações. O problema é constatado tanto em Porto Velho, como nos portos do Amazonas e do Pará, estados que dependem muito do transporte fluvial de mercadorias e onde ocorre a maioria dos acidentes.

Os predadores

Os desentendimentos entre deputados estaduais e vereadores da capital têm razão de ser e serão mais constantes partir de agora. Ocorre que vários vereadores tem se destacado e já são considerados nomes fortes para galgar cadeiras na Assembléia Legislativa no ano que vem, entre eles, Alex Palitot e Mauricio Carvalho (PSDB), Elis Regina (PC do B), Zequinha Araújo (PMDB) e Edizio Fernandes (PRB).
 

Via Direta

*** O ex-prefeito de Porto Velho Mauro Nazif comemora 9,5 de nota do Portal Transparência sobre sua administração *** De fato, em sua gestão teve lambanças, mas não trampolinagens com recursos públicos *** Trocando de saco para mala: o governador Confúcio Moura procura tripulantes voluntários para sua máquina do tempo, aquela do teletransporte *** Quem se habilita? A engenhoca por enquanto só leva o passageiro, mas ainda não sabe trazer de volta...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)