Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Os sambistas Bainha, Silvio Santos e Ernesto Melo serão homenageados no Salve Jorge


Os sambistas Bainha, Silvio Santos e Ernesto Melo serão homenageados no Salve Jorge - Gente de Opinião

Salve Jorge homenageia sambista de Porto Velho

A Associação Cultural Salve Jorge, durante feijoada que começa a ser servida a partir do meio dia (12 horas) deste sábado dia 06, presta homenagens aos Grandes Sambistas de Porto Velho.

Na realidade, explica o diretor de eventos da casa, vamos reunir num mesmo ambiente, os sambistas que mais se destacam em cada escola de samba da nossa cidade: Asfaltão, Acadêmicos do São João Batista, Império do Samba, Acadêmicos do Armário Grande, Unidos da Rádio Farol, Os Diplomatas e Acadêmicos da Zona Leste. “Dentro desse contexto, prestaremos homenagem especial aos sambistas Silvio Santos, Bainha, Ernesto Melo, Cabeleira e Oscar Knight que em nossa visão, são os verdadeiros baluartes do nosso carnaval de escola de samba”, disse Júnior.

A festa começa ao meio dia e vai até a noite, pois, além dos homenageados, a coordenação do eventos espera contar com a participação dos casais de Mestre Sala e Porta Bandeira e passistas de todas as escolas de samba citadas, além dos interpretes do samba enredo das agremiações. Quem vai animar os pagodeiros e sambistas que marcarem presença na Associação Salve Jorge que fica na Vila Tupi, é o grupo do Mestre Silfarney. “Lembrando que a entrada é franca, porém, quem quiser degustar a feijoada, terá que adquirir o convite”, finalizou Júnior.



 

Lenha na Fogueira

Amanhã dia 7, quem vai se apresentar em Porto Velho é o sambista cantor e compositor Toninho Gerais. O samba vai comer no centro a partir do meio dia, lá no Zé Beer a rua Lauro Sodré.

********

Toninho Gerais esta sendo considerado no eixo Rio de Janeiro/São Paulo como o “Sambista do Momento”. Grandes sambas como “Mulher” são de autoria de Toninho Gerais.

********

A Roda de Samba vai contar com as apresentações dos sambistas locais, Amon Garré, Waldison Pinheiro, Jon Adson-Piaba, Marcelo Luna e é claro, Beto Cezar.

*********

Por falar em compositor de samba o sambista e cantor Almir Guineto, 70 anos, fundador do grupo Fundo de Quintal, morreu ontem dia 5 no Hospital Clementino Fraga Filho, da UFRJ, no Fundão. Ele estava internado desde março para tratar de uma pneumonia e problemas renais crônicos, provocados pelo diabetes. O artista foi um dos grandes representantes do chamado samba “de raiz”.

********

Nascido e criado no morro do Salgueiro, na Tijuca, zona norte do Rio, teve contato direto com o samba desde a infância, já que havia vários músicos na família. Seu pai era violonista e integrava o grupo Fina Flor do Samba. A mãe, conhecida como Dona Fia, era costureira e uma das principais figuras de destaque da Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro.

******

Nos anos 1970, Almir já era mestre de bateria e um dos diretores do Salgueiro e frequentador do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. Nessa época inovou ao introduzir nos pagodes o banjo adaptado com um braço de cavaquinho.Os sambistas Bainha, Silvio Santos e Ernesto Melo serão homenageados no Salve Jorge - Gente de Opinião

*********

Mais tarde, nos anos 1980, participou da fundação do grupo Fundo de Quintal, que saiu da formação de sambistas do Cacique de Ramos. Depois da gravação do disco Samba é no Fundo de Quintal, partiu para a carreira solo.

********

Como compositor também fez várias músicas de sucesso interpretadas por Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Jorge Aragão, entre outros.

********

Almir Guineto – acompanhe o que dizem os amigos sobre o sambista que partiu:

********

– Almir Guineto não foi qualquer sambista. Não foi mais um. É responsável pela formação de uma geração. É dos compositores do Salgueiro o que alcançou com os chamados sambas de meio de ano a maior notoriedade. Não há na história da ala de compositores da Academia do Samba um nome que tenha alcançado voos tão altos fora da agremiação. Com isso acabou por arrastar e ser responsável por uma legião de gente que passou a ser salgueirense na década de 80. Ele parte mas sua obra é imortal, e a geração que ele deixou vai seguir se renovando. Aí a gente pode dividir a nossa dor com muita gente que o admirava. Louvemos Almir Guineto para sempre – Compositor Dudu.Botelho do Salgueiro.

********

Luis Carlos Magalhães antes de virar presidente da Portela tem uma militância de décadas ao samba. Para o dirigente, a musicalidade inerente a Almir Guineto forjou um dos movimentos mais importantes da história do samba, que foram as reuniões no Cacique de Ramos, que deram origem ao grupo Fundo de Quintal.

********

– Vejo o Almir de duas formas diferentes. Ele tinha muita história para contar, oriundo de um dos morros e de uma das escolas mais importantes de nosso Rio de Janeiro. O que eu acho importante é sua participação no Fundo de Quintal. Podemos comparar a criação do grupo, aquela geração do Cacique de Ramos, com a geração do Estácio, que deu rumo ao samba carioca. É um imortal – avalia o presidente da Portel

********

Quando o amor decidir mudar o visual - Trazendo a paz no sol - Que importa se o tempo lá fora vai mal?... Versos de Lama nas Ruas de Almir Guineto

********

Almir Guineto realmente deixou um grande legado ao samba. Vai em Paz!


TRIANGULO

Projeto resgata valor histórico de bairro Triângulo

Os sambistas Bainha, Silvio Santos e Ernesto Melo serão homenageados no Salve Jorge - Gente de Opinião

Fortalecer e valorizar a cultura local, este é o objetivo do projeto O Triângulo Renasce que acontece neste sábado (06), às 16 horas na rua Rio Machado, km 01 da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Artistas, pensadores, historiadores e comunidade em geral se farão presentes neste ato inicial de reconhecimento da importância do mais antigo bairro da capital.

Surgido no inicio da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré no século passado, recebeu este nome devido a linha férrea que existia na área e fazia um triangulação para retorno das locomotivas mais pesadas. Para as maquinas menores e mais leves era utilizada a “Rotunda” na entrada da oficina.

Foi no bairro Triângulo que organizada pelo ferroviário Joventino Ferreira Filho se originou uma quadrilha junina com o nome “Flor do Maracujá”, que hoje empresta seu nome ao maior Arraial Junino da Região Norte.

É pensando justamente nesta riqueza e diversidade cultural que permeia a história do local e junto ao um pôr do sol mirabolante que moradores, com o auxílio do vereador Professor Aleks Palitot lançam “este projeto que é um verdadeiro resgate de nossa cultura”, ressalta o vereador e historiador.

Durante o tempo de duração da festividade estão previstas atrações como a Aula Barco com o professor Aleks Palitot, intervenções culturais com os historiadores Mário Sávio e Rita Clara, o memorialistas Anísio Gorayeb e apresentações musicais de MPB e ritmos regionais com os músicos Danilo, Eduardo barros, Dudu e Aldenice.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)