Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Parente: leilão do pré-sal mostrará que governo acertou ao promover mudança



Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

O presidente da Petrobras, Pedro Parente, afirmou hoje (25) que as próximas rodadas de partilha da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na sexta-feira (27), mostrarão que o governo federal acertou ao retirar da estatal a obrigação de ser operadora na exploração e produção de petróleo do pré-sal. Parente falou durante um almoço que reuniu representantes de empresas do setor petrolífero no Riocentro, na zona oeste do Rio de Janeiro, durante a Offshore Technology Conference.

"Tenho certeza de que na sexta-feira veremos o quão certo o governo estava em tomar essa medida", disse Parente. "A Petrobras, sozinha, não seria capaz, não teria condições de desenvolver todos os campos que serão opção no leilão de sexta", acrescentou.

O presidente da estatal argumentou que é preciso acelerar a extração do petróleo em águas profundas, para que as riquezas geradas beneficiem todas as esferas de governo e a sociedade.

"Foi uma medida muito importante para o país. Foi bom para a Petrobras, mas foi muito importante para o país, para acelerar o processo de tirar proveito dos recursos que temos, ou eles ficariam guardados em águas profundas e não permitiriam aos brasileiros tirar proveito disso".

A ANP realizará na próxima sexta-feira a Segunda e a Terceira Rodadas de Partilha de Produção do Pré-Sal, em que serão oferecidos blocos em oito áreas diferentes. A expectativa da agência reguladora é de que haja ofertas por todas as áreas, e, em alguns casos, disputas acirradas.

Um decreto publicado pelo presidente Michel Temer em 3 de maio deste ano regulamentou as mudanças a que se refere Parente. As alterações foram votadas no Congresso e sancionadas sem vetos no ano passado.

A partir das novas normas, a Petrobras deixou de ser a operadora única do pré-sal brasileiro e passou a ter preferência como operadora na formação dos consórcios de exploração e produção nos blocos, sob o regime de partilha de produção.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)