Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Gás

Petrobras já poupa gás


A Petrobras está usando o mínimo possível de gás natural em suas refinarias e tem na manga outros trunfos para injetar mais gás no mercado se for necessário, como a suspensão temporária da operação das suas fábricas de fertilizantes, informou o diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa.

Convocada pelo governo a reduzir seu consumo de gás para conseguir atender ao aumento de demanda de gás para térmicas a fim de gerar energia devido à falta de chuvas, a estatal está substituindo onde pode o uso do produto, inclusive nas suas plataformas, onde o gás é injetado nos poços para otimizar a produção.

"Temos plano de contingência nas refinarias e podemos usar GLP (Gás Liqüefeito de Petróleo), nafta, óleo combustível para substituir o gás natural. Há uma substituição razoável e dá para disponibilizar para o setor elétrico um volume razoável sem alterar a qualidade dos nossos produtos", garantiu Costa.

Desde outubro do ano passado os reservatórios das hidrelétricas brasileiras vêm perdendo volume, devido a uma das piores estiagens já ocorridas no País, e para preservar o nível desses reservatórios o Operador Nacional do Sistema (ONS) tem convocado usinas térmicas a operar. Muitas dessas usinas usam gás natural, que, por sua vez, têm oferta limitada.

Costa não pôde precisar qual o volume de gás que está sendo economizado pela empresa, mas afirmou que numa situação de emergência é possível também interromper a operação das fábricas de fertilizantes da Petrobras, uma na Bahia e outra em Sergipe. "Elas (as fábricas) estão operando, mas como não podem ter substituição de gás é possível que possam parar numa emergência", disse.

contingência. Descartando uma situação crítica no setor de energia e afirmando estar cumprindo o Termo de Compromisso firmado com a agência reguladora do setor elétrico, a Aneel, a diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, informou, sem dar detalhes, que o plano de contingência já foi implantado "há alguns dias".

"Para produzir petróleo, rodar refinarias, produzir refinados precisa de petróleo e gás. Nós vendemos gás e energia elétrica, então combinamos tudo isso em prol do Sistema Petrobras, buscando otimizar o resultado da companhia", afirmou a executiva.

Graça disse que emdezembro a estatal fechou com saldo positivo em relação ao Termo de Compromisso da Aneel e que às vezes a operação mais fraca de um dia é compensada em outro, decorrendo em um saldo positivo na média mensal. "Existem controvérsias com relação a essa disponibilidade, mas o fato é que nós estamos fazendo um esforço para estar disponível, a Petrobras nunca gerou tanta energia elétrica", afirmou.

Fonte: Jornal do Commercio/RJ/Denise Luna/Da agência Reuters

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Dilma confirma Ponte em G.Mirim, mas nega gasoduto Manaus/Porto Velho

Senador RAUPP marcou a audiência com a Presidenta Dilma. Eu que pensei que seria uma audiência entre nós mesmos. Não! Vários Ministros: Fernando Hadad

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Senador Raupp defende construção de gasoduto

Em pronunciamento ontem, terça-feira (19), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu investimentos em infraestrutura como forma de evitar o desperdíci

Sindicatos contra o aumento das passagens

Em Cochabamba, os sindicatos são contra o aumento das tarifas, da mesma forma, a Central Operária, que anunciou total rejeição ao aumento da tarifa do

Desperdício de gás natural caiu 33,7%,segundo ANP

  Rio de Janeiro – A queima de gás natural nas plataformas de extração em outubro foi 33,7% menor do a registrada em outubro do ano passado, segundo i

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)