Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

PF deflagra nova operação no Rio de Janeiro


 G1- Rio de Janeiro

Agentes da Polícia Federal estão nas ruas do Rio, na manhã desta terça-feira (13), para cumprir 14 mandados de prisão, sendo 9 temporárias e 5 preventivas, em mais um desdobramento da Operação Lava Jato no estado. Segundo as investigações, os suspeitos integravam um esquema de superfaturamento e fraude no fornecimento de paõ para os presos. Entre os procurados estão pessoas ligadas a um esquema da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), entre elas o ex-secretário da Seap na gestão do ex-governador Sérgio Cabral, o coronel César Rubens Monteiro de Carvalho, e o delegado Marcelo Martins, atual Diretor Geral de Polícia Especializada.

A investigação é sobre um período em que Marcelo Martins não ocupava esse cargo. Ele é suspeito de receber mesada no esquema de fraudes. O pai dele também receberia mesada, pois era sócio de uma casa de câmbio que é suspeita de lavar dinheiro no esquema criminoso. É a primeira vez que um policial civil deve ser preso na Lava Jato. Também há mandado contra o empresário Felipe Paiva, sócio oculto da Iniciativa Primus. Ele também foi dono da empresa anterior que fazia o mesmo trabalho com a Seap, a Induspan. Ele ficou de 2001 a 2015 fornecendo pão para o governo.

Além da PF, atuam na operação agentes do Ministério Público Federal e também o Ministério Público Estadual que investigam, respectivamente, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e corrupção, além de peculato (se apropriar do dinheiro público) e fraude de licitação. De acordo com o MPF, foram desviados dos cofres públicos R$ 73 milhões.

O projeto inicial previa a profissionalização dos presos, onde a Seap contratava uma organização sem fins lucrativos para gerir um projeto de padaria.

A fraude foi descoberta em maio do ano passado, quando uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado apontou que os contribuintes pagavam duas vezes pelo pão, na compra da farinha e pelos pães prontos.

O projeto era um incentivo para presos que quisessem trabalhar na padaria. A cada três dias de trabalho, poderiam ter a redução de um dia na pena. Mas o trabalho de auditoria detectou que o controle era falho. A suspeita é de que o benefício foi concedido até a detentos que não trabalharam.

O TCE ainda constatou a ausência da folha de presença. Assim, não há como comprovar que o serviço foi realmente prestado pelos presos. O fornecimento dos ingredientes tinha outro contrato, de valor ainda mais alto.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Polícia Militar em ação rápida contra o crime, recupera motos roubadas e prende suspeitos do furto em Jaru

Após a ação criminosa contra uma revendedora de motos no município de Jarú, Rondônia, na madrugada de hoje, 27, sete homens conseguiram roubar vária

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

MPRO e PC deflagram Operação Arcana Revelada

Na manhã desta terça-feira (26/3), foi deflagrada a Operação Arcana Revelada, fruto de um trabalho conjunto entre o Grupo de Atuação Especial de Com

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas  e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

Polícia Militar apreende 75 quilos de maconha, armas e prende “olheiro” responsável pela guarda da droga

"Perdi! perdi! só estou de segurança da droga e faço apenas a entrega". Foram as palavras ditas por um suspeito, segundo ele, responsável  pela dist

 Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Incêndio na Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho, completa três meses

Há três meses do incêndio criminoso que destruiu a Estátua da Liberdade da Havan, em Porto Velho (RO), ainda não há informações da identificação dos

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)