Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter

Cleuber Pereira

O jornalista Cleuber Rodrigues Pereira é mais uma opção para os leitores deste Gente de Opinião, colocando sua experiência a serviço da comunidade, emitindo sua opinião sobre assuntos de interesse geral na coluna Cochá News. Cleuber é mineiro de Montalvânia, formado em jornalismo pelo CEUB – Brasília, e pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Trabalhou no Jornal A Tribuna em Porto Velho, foi correspondente da Folha de S. Paulo em Rondônia, e sempre atuou em assessorias de imprensa na Administração Estadual, e como consultor em jornalismo na iniciativa privada.

PIB rondoniense cresce 1,4% e é o maior entre os estados da Região Norte

15/09/2017 - [00:05] - Economia


Com um crescimento real de 1,4%, acima dos índices de inflação, em 2017, Rondônia é o destaque na Região Norte do Brasil, figurando como o Estado que mais contribuiu para o Produto Interno Bruto Nacional (PIB) na região, marcado pelo desempenho da sua agropecuária.

O Mapa do Desempenho do PIB dos Estados divulgado pelo Santander dá uma dimensão real de como está a economia brasileira em 2017

De acordo com o secretário de Finanças (Sefin), Wagner Garcia, a divulgação pelo  Banco Santander, mesmo não sendo oficial, é motivo de muita satisfação para o Governo de Rondônia, pois premia o esforço da Administração que conjuga bem lisura e austeridade com boas práticas administrativas, resultado do desafio que é o projeto de governança pública em curso, que promove a modernização do sistema estatal de gestão, sem desperdício e com visão empreendedora e sustentável. O destaque rondoniense em sua visão corrobora o acerto do Governo na aplicabilidade e no resultado do conjunto de suas políticas públicas dirigidas a todos os setores, e principalmente ao agronegócio.

O secretário citou o agronegócio (agropecuária) para destacar que foi este setor o responsável pelo desempenho do PIB do Estado, com crescimento no período de 9,4%, elevando, por conseguinte, a participação do Estado no índice nacional, praticamente se nivelando a estados como o Paraná, historicamente uma potência na economia do País, superando em 100% o Espírito Santo, e desbancando vários estados de economia sólida. O mapa do Desempenho do PIB nos Estados (foto) dá uma dimensão mais precisa desta realidade.

Wagner Garcia explicou que Rondônia não faz mágica, e que apenas procura gerenciar bem os recursos de que dispõe, com austeridade, elegendo prioridades e incentivando a produção, práticas que têm dado bons resultados, permitindo ao Estado honrar seus compromissos, pagar os servidores e fornecedores em dia, e ainda, fazer investimentos fundamentais para seu desenvolvimento em vários setores – saúde, educação, estradas, etc.

No início deste mês de setembro o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que a economia brasileira teve uma alta de 0,2% no segundo trimestre deste ano em comparação com os primeiros três meses de 2017, índice que destaca o crescimento do PIB rondoniense, ao mesmo tempo em que revela uma queda considerável em pelo menos sete estados, principalmente da Região Nordeste, entre outros, como Rio de Janeiro, que é um caso atípico.

Por fim, o secretário de Finanças citou a avaliação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) do Ministério da Fazenda, que classificou o Estado de Rondônia como um dos dois únicos estados brasileiros com Nota B+, em primeiro lugar em saúde fiscal, portanto habilitado a contratar empréstimos e fazer investimentos com aval da União, o que, segundo ele, justifica os números do PIB e indica que o Estado está em boa direção.
 

Leia mais:
 Secretaria do Tesouro Nacional diz que Rondônia tem a melhor situação fiscal do País junto com o estado do Pará

Impostos retornam à população em forma de investimento, serviços públicos e obras, em Rondônia

Com proposta de modernizar a gestão fiscal, Secretaria de Finanças de Rondônia lança Planejamento Estratégico 2017-2020
 



Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Reprodução Santander / Dhiony Costa e Silva
Secom - Governo de Rondônia


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

E-mail: redacao@gentedeopiniao.com.br - gentedeopiniao@gmail.com

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados