Porto Velho,
Rss Canal YouTube Facebook Twitter


Planilha da Caixa liga políticos a empréstimos para empresas

Documentos datados de 2012, segundo reportagem da revista Época, mostram como o PMDB, por meio de Geddel Vieira Lima, intermediava empréstimos na Caixa Econômica Federal, com o intuito de cobrar propina das empresas interessadas na obtenção de crédito; o esquema bolado por Geddel, ministro de Michel Temer, beneficiou outros partidos da base aliada entre 2011 e 2013

11/08/2017 - [21:35] - Política

247 - Documentos datados de 2012 apreendidos no computador do vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal em julho de 2016 mostram como empréstimos do banco eram vinculados a propinas a políticos. Entre 2011 e 2013, o vice-presidente de Pessoa Jurídica era Geddel Vieira Lima (PMDB), ex-ministro de Michel Temer.

No documento, estavam registrados os valores das operações. Mas uma coluna da planilha identificava "contatos externos". Esses contatos eram os políticos destinatários das propinas ligadas a cada uma dessas operações de crédito. Os investigadores da Lava Jato suspeitam que o esquema fosse tocado por Geddel, pelo ex-deputado Eduardo Cunha e por seu operador Lúcio Funaro – os dois últimos, padrinhos de Fábio Cleto, que ocupava a Vice-Presidência de Loterias na Caixa no mesmo período. 

Os investigadores da Corregedoria afirmam que a planilha foi produzida em 2012. O registro dos políticos nessa planilha foi uma "inovação" da gestão de Geddel à frente da diretoria de Pessoa Jurídica. Geddel não beneficiou apenas o PMDB, o PSC, do Pastor Everaldo, também intermediava empréstimos no banco estatal em troca de propina. De acordo com os investigadores, o esquema do PMDB na Caixa, principalmente no FI-FGTS, dificultava os empréstimos, mesmo os que faziam sentido tecnicamente, para "vender facilidades" depois.

Por meio de sua assessoria, a Caixa informou que o processo interno da Corregedoria “foi levado ao conhecimento da Polícia Federal e do Ministério Público Federal”, mas não se manifestou sobre o assunto. Confira a íntegra da matéria no site da revista Época.


Comentários

Preencha o formulário abaixo e clique em "Comentar" para enviar seu comentário


ComentÁrios Facebook


Mais Notícias

publicidade

E-mail: [email protected] - [email protected]

Diretor Comercial Luiz Carlos Ferreira - Jornalista Responsavél Luka Ribeiro

Telefone: (69) 3221 4532 e (69) 3221 4532

Endereço: Av Getulio Vargas 2086 - Sala Comercial 5 , Bairro: Nossa Senhora das Graças - CEP: 76804-114

Cidade/Estado: Porto Velho/RO

É autorizada a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação,
eletrônico ou impresso, informando a fonte em nome de Gente de Opinião

Gente de Opinião | Copyright © 2017 | Todos os direitos reservados