Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Jéssica Frocel

Poder da Imprensa



A imprensa possui importante papel social, pois atinge grande contingente populacional; de forma positiva ou negativa ela é capaz de fazer pesar determinada opinião. Já se via no Mundo antigo a força da mídia, segundo a teoria socrática apresentada na República: “o que o povo vê e ouve determina seu comportamento”.

Desta forma, vale lembrar a ditadura de 64, período no qual o Brasil viveu sobre o duro cenário imposto pelo AI-5 (Ato Institucional Número Cinco), proporcionando ao Estado manipular a informação. Nesta época houve diversos canais de rádio clandestinos, procurando levar esclarecimento à população, pondo luz em ambas as faces da imprensa.

Além destes fatos, ainda é possível verificar a eficácia da propaganda fazendo uso de outros níveis ou setores, como o de compra e venda, ou mesmo o humanitário, de conscientização, sobre doenças como as transmitidas pelo Aedes aegypti e, ainda, conduta social, a exemplo daquelas que tratam sobre preconceitos em geral.

Logo, é fato que a imprensa depende de quem a utiliza para ser boa ou má, levando-se a notar a necessidade da liberdade, sendo que a mesma deve ser comedida, por lei, a não ferir jamais os direitos humanos, tendo-se em vista que um interesse nunca deve se sobrepor a outro e deixando, por fim, ao Poder Judiciário e ao Legislativo a função de moderadores.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A ética e influência intergeracional.

A ética e influência intergeracional.

A ética, como uma orientação moral teve papel importante em todas as grandes mudanças percebidas ao longo da história, tendo sido responsável pelas

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Breves contribuições do pensamento Arendtiano para os tempos contemporâneo

Hannah Arendt foi autora de com grande importância para os mais diversos campos da ciência, tendo elaborado diversas obras de renome, podendo ser ob

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns e Outras Felicitações

Parabéns, meus amigos! Sobretudo, parabéns a todas as pessoas com baixa renda.

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

Breves considerações sobre a pena e sua aplicação

1. Etimologia e natureza da pena A palavra pena é repleta de controvérsias, sua origem exata é desconhecida, mas em de um aspecto geral entende-se q

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)