Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Pimenta Murupi

PORTO VELHO VIVE DE COMÉRCIO E DE SERVIÇOS



OPORTUNISMO ELEITORAL

PORTO VELHO VIVE DE COMÉRCIO E DE SERVIÇOS  - Gente de OpiniãoÉ, no mínimo, espantosa a capacidade de malabarismo dos políticos (e até mesmo dos que negam ser). Como as pesquisas, diga-se de passagem, mais para trabalho de amadores do que, realmente, estatísticos, apontam resultados que agradam, ou não, a cada um, o que se vê é que os mesmos que negam os resultados, quando lhes são desfavoráveis, são os primeiros a exaltar o nome, quando lhe interessam. Enfim, oportunismo eleitoral puro. A verdade é uma só: as pesquisas tem sido apenas uma forma de tentar manipular votos. Pesquisa boa só mesmo na apuração.

SÓ GARGALHANDO

PORTO VELHO VIVE DE COMÉRCIO E DE SERVIÇOS  - Gente de OpiniãoErros muito grandes em pesquisas eleitorais somente se justificam quando há eventos que modifiquem fortemente as opiniões dos eleitores. Quando isto não acontece é problema da amostra da pesquisa, que não foi bem feita, no mínimo, ou mesmo manipulação dos dados. Não é crível que institutos de reputação manipulem os dados, então, o problema deve ser mesmo das amostras. Agora é impensável crer que, no atual momento, por exemplo, só existam 10% de indecisos. Crer numa pesquisa que aponta um dado assim é um verdadeiro ato de fé. E subir no salto alto, a partir disto, é um bom meio de perder uma eleição.

DEFENESTRADA POR COMPETÊNCIA

E a inveja é uma coisa triste. Conto o fato, mas, omito o santinho. Uma determinada servidora se destaca por ser capaz de estimular um setor muito difícil mesmo sem ter apoio ou dinheiro. É um caso de dedicação e trabalho. Muita. Por isto por onde tem passado acaba criando casos de sucesso. Resultado: posta para fora. Motivo: o seu chefinho não suporta que nem de longe alguém, que não ele, seja elogiado. Gosta de aparecer, mas, se alguém aparecer, por melhor e mais nobre que seja o motivo, a ordem é só uma: -Cortem-lhe a cabeça!

Na próxima coluna informaremos mais detalhes.

GUERRA ELÉTRICA

Não tem nada a haver com inveja a recente briga publicitária entre os consórcios Santo Antônio e Jirau. O segundo acusa o primeiro de vender a versão de que a exclusividade do fornecimento de energia para a região seria dele. Aparentemente, as razões são outras e ninguém diz quais são, mas, debaixo deste angu tem carne, com certeza.

DESINFORMAÇÃO PESADA

PORTO VELHO VIVE DE COMÉRCIO E DE SERVIÇOS  - Gente de OpiniãoÉ impressionante que, apesar de Porto Velho ter crescido, por mais de 8 anos, acima de 7% ainda tem pessoas, inclusive alguns candidatos, que insistem na tese de que a cidade vive de contracheque. Só rindo. Infelizmente, isto mostra até o desconhecimento de como os funcionários públicos vivem mal. Só quem ganha bem no serviço público são os comissionados e, ao longo do tempo, até esses vem diminuindo. Porto Velho, hoje, é um centro universitário. São poucas as cidades no Brasil que, por exemplo, que possuem três faculdades de Medicina. O porto de Porto Velho é o porto fluvial de maior movimento do Brasil. Transitam por nossa capital, no mínimo, 3,5 milhões de toneladas de soja. A Amaggi faz, em Porto Chuelo, um enorme investimento para exportar mais cinco milhões de toneladas por aqui. E o enorme impacto dos investimentos das usinas não contam nada? Quem fala isto, e sendo político, o erro é muito grave, mostra um total desconhecimento da média de salários dos funcionários públicos.

PORTO VELHO VIVE DE COMÉRCIO E DE SERVIÇOS

PORTO VELHO VIVE DE COMÉRCIO E DE SERVIÇOS  - Gente de Opinião

No Ciclo de Estudos e Pesquisa da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG-RO), no auditório do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5º BEC), o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Marcelo Thomé, defendeu a tese  de que “Rondônia experimenta a consolidação de sua verdadeira vocação: a de ser um estado movido pelo agronegócio, mas, com forte tendência à industrialização”. Sem dúvida, o agronegócio é importante para Rondônia, como a própria indústria é (aliás, ele acerta quando defende a industrialização de matérias primas), mas, a grande realidade é que somos um grande centro de abastecimento da região. São os serviços e o comércio que, na verdade, movem a economia do Estado. É o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística quem diz que 64,1% da composição econômica do Estado repousa no comércio e serviços. A agropecuária responde pelos outros 26,3% e a indústria por 12,3%. Grande parte do Amazonas, o Acre e até mesmo o Mato Grosso depende do fornecimento de produtos que, muitas vezes, não são nossos, mas, que são revendidos pelo comércio local. A grande realidade é que o nosso agronegócio, mesmo sendo muito importante, ainda carece de qualidade, daí, o resultado econômico ser muito baixo. Iniciativas, como agora existente em relação ao café, de produzir com qualidade são essenciais. Infelizmente, muito do que se produz no Estado não é mercadoria, não é “commodities”, logo, sem ciência e tecnologia não teremos como ter um agronegócio forte tão cedo. Até mesmo a pecuária leiteira depende muito de consolidar sua cadeia produtiva produzindo leite com melhor qualidade. A rigor só a cadeia da carne é, de fato, consolidada. Porto Velho é, por excelência, uma cidade de comércio e serviços. Esta sua principal fonte de riqueza.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Generalizar é burrice + Combinaram com o povo? + O feitiço contra o feiticeiro + O jogo somente acaba quando o juiz apita

Generalizar é burrice + Combinaram com o povo? + O feitiço contra o feiticeiro + O jogo somente acaba quando o juiz apita

GENERALIZAR É BURRICE Toda generalização é burra. No entanto, dada a simplicidade de generalizar é muito comum  que conceitos pouco reais sejam uti

Queimadas eleitorais

Queimadas eleitorais

Não são as queimadas e a fumaça que fazem de Rondônia um local polêmico

SALVAI-NOS SENHOR!

SALVAI-NOS SENHOR!

Ah! Facebook terrível! Como deixa os viciados digitais assim desamparados!

Sinjur repudia opinião e restabelece verdade sobre a gestão sindical

Sinjur repudia opinião e restabelece verdade sobre a gestão sindical

A despeito da opinião publicada nesta segunda-feira, 26, por este respeitável jornalístico, o Sindicato dos Servidores no Poder Judiciário de Rondôn

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)