Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito lança obra de alargamento da av. Duque de Caxias


 
Para melhorar o fluxo de trânsito no centro da cidade, em breve a cidade ganhará mais uma via expressa. Trata-se da avenida Duque de Caxias que será alargada, passando dos atuais oito metros para 12 metros de largura. Mesmo com um problema na glândula lacrimal, que o obriga a usar óculos escuros mesmo à sombra e sob forte sol que deixou a temperatura próxima dos 40 graus, o prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves, acompanhado de secretários e um grupo de vereadores, fez questão de fazer pessoalmente o lançamento da obra que será executada com recursos próprios do município e deve ser concluída dentro de 45 dias.

A intervenção na via será feita num trecho aproximado de 1,5 quilômetro, no perímetro que vai da avenida Jorge Teixeira até a Tenreiro Aranha. Para o prefeito dr Hildon, a obra é de fundamental importância para melhorar o fluxo do trânsito e melhorar a mobilidade nessa região da cidade, uma vez que contribuirá para desafogar duas das principais vias da cidade, que são as avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado.

“Se for levado em consideração que 80% da população da cidade diariamente está em circulação pelo centro, é possível se visualizar a importância que representa o alargamento da Duque de Caxias. É uma obra estruturante muito importante para melhorar a mobilidade porque, além de mão dupla, ela também passará a ser preferencial, melhorando o fluxo de veículos, principalmente no horário de pico quando o trânsito fica mais lento”, disse.

O prefeito anunciou que a prefeitura estudará também a viabilidade de transformar a Duque de Caxias, após concluído o alargamento, em um corredor de ônibus. Outro diagnóstico que será feito pela equipe da Subsecretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Mobilidade Urbana (Semtran), é a possibilidade de retirada das linhas de ônibus que passam pelas avenidas Carlos Gomes e Pinheiro Machado.

“O último estudo sobre as linhas de ônibus é da década de 80. Quer dizer, o último levantamento foi feito há trinta anos e nessas três décadas muita coisa com certeza está defasada. A cidade cresceu, a população cresceu, então o que resolvia o problema há trinta anos, hoje não resolve mais. Então precisamos ver como é que vai ficar essa questão das linhas, se será preciso fazer alguma readequação”, afirmou.

O subsecretário Tiago Beber, de Obras e Pavimentação (Suop), responsável pela obra, adiantou que uma semana antes de sua equipe iniciar os trabalhos, os moradores do trecho que estará em obra foram avisados da intervenção que será feita na avenida, assim como os proprietários dos imóveis que avançaram a calçada até a pista de rolamento, e por isso terá que ser quebrada para a via ser alargada.

“Houve todo esse cuidado de avisar aos moradores para que ninguém fosse pego de surpresa. Sabemos do transtorno que a obra irá causar, mas esse desconforto será momentâneo. É uma situação passageira e depois de concluída a obra, todos sairão ganhando e é isso que importa. A preocupação dessa administração é com a cidade e com o bem estar da população”, disse o subsecretário.


Fonte: Comdecom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Eleições 2024: Rayane do Agro - A Força do Campo para Porto Velho

Rayane Almeida dos Santos, também conhecida como Rayane do Agro, é uma pré-candidata a vereadora determinada a representar os valores familiares, a

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Deputado Ribeiro do Sinpol afirma que Rondônia pode se tornar projeto piloto na Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Em audiência pública realizada na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Rondônia, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), proponente da reuniã

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Deputada Ieda Chaves destina emenda para programação alusiva ao Dia dos Povos Originários

Com a ideia de contribuir com momentos de lazer e diversão aos moradores de aldeias que residem nas terras na região de Nova Mamoré, a deputada esta

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

Assembleia Legislativa realiza Audiência Pública sobre a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realiza na quinta-feira (18), a partir das 15h, Audiência Pública para tratar sobre a Lei Orgânica Naci

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)