Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito recebe lista de médicos que apresentaram atestados em 2017



Cerca de 20% dos atestados foram apresentados em vésperas de feriados ou finais de semana. O prefeito dr Hildon Chaves chegou a essa constatação durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira (15) como secretário dePrefeito recebe lista de médicos que apresentaram atestados em 2017 - Gente de Opinião saúde de Porto Velho, Orlando Ramires. Também estiveram presente os diretores da atenção básica, sistema de regulação e diretores dos departamentos de média e alta complexidade. Ao todo, 80 médicos pediram afastamento através de atestado em 2017.

Todos os atestados são analisados rigorosamente por uma junta médica. A frequência de atestados apresentados em véspera de feriados prolongados e fins de semana é de cerca de 20%. Fazem parte dessa lista, profissionais que realizam atendimento nas UPA’sSul e Leste, no pronto atendimento José Adelino da Silva e Ana Adelaíde.

Entre os casos observados está o de uma médica que apresentou nove atestados sempre aos fins de semana. E outro em que alguns profissionais cumprem o plantão especial e naquele plantão que faz parte da sua carga horária ele não comparece.

Estamos lidando com vidas e isso não pode continuar acontecendo, o profissional no dia em que está escalado entrar com pedido de afastamento. De posse dessa lista nós vamos agora cruzar a nossa folha de frequência primeiro com a do Estado. O profissional pode ter outro vínculo, mas ele não pode é deixar de cumprir com a obrigação dele com o Município. O segundo passo é que vamos solicitar o apoio do Ministério Público para verificarmos também na rede de saúde privada. Não podemos esquecer que temos bons médicos comprometidos e que são a maioria. E que não fazem uso do atestado a não ser que realmente estejam doentes ou de licença maternidade”, afirmou o prefeito.

Reordenação

Além de determinar que a equipe da Secretaria de Saúde faça o cruzamento das folhas, o prefeito lembrou que é preciso apurar também a responsabilidade de quem deu o atestado. Entre outras medidas que estão sendo tomadas pela Semusa, está em análise a reordenação dos horários nas unidades básicas de saúde, que hoje funcionam com a agenda de atendimento fechada para o mês e com expediente corrido para os médicos, que ocasiona uma demanda que superlota o pronto atendimento.

O recadastramento de todos os profissionais de nível superior é uma importante medida adota pela secretaria para ter uma radiografia de todos os profissionais que estão trabalhando, estão em licença ou cedidos. O recadastramento vai até o dia 30 de janeiro e é feito no gabinete da Semusa.
 

Entrevista

Ainda nessa segunda feira, o prefeito Hildon Chaves acompanhado do secretário Orlando Ramires falaram no programa Papo de Redação, da Rádio Parecis, sobre todas essas medidas que estão sendo tomadas para resolver a falta de médicos nas unidades.

Dr Hildon lembrou que o que aconteceu no Pronto Atendimento José Adelino já está sendo rigorosamente apurado. O médico que abandonou o plantão vai responder por isso.

Ele falou ainda sobre a falta de medicamentos, que já está sendo sanada. O prefeito afirmou que os processos licitatórios para aquisição dos remédios feitos na gestão anterior tiveram que ser anulados, sendo necessário começar tudo do zero.

Fonte: Semusa

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)