Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Prefeito reúne blocos e trata do carnaval 2018 - Por Zekatraca


 
O prefeito dr. Hildon Chaves reuniu na manhã de ontem, quarta-feira (27), no salão nobre do Palácio Tancredo Neves, representantes dos blocos de carnaval de rua da Capital, onde, junto com o presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo, definiu alguns assuntos pertinentes a organização do desfile dos blocos já do ano que vem. “É um evento cultural que

Prefeito reúne blocos  e trata do carnaval 2018 - Por Zekatraca - Gente de Opinião

deve ser mantido com a devida organização. Os blocos têm suas obrigações, assim como o município na questão da infraestrutura”, afirmou o prefeito ao iniciar o encontro.

Foi colocado em pauta a unificação de somente um percurso de desfile de todos os 16 blocos existentes na cidade, mas os representantes preferiram a manutenção da descentralização dos desfiles, no que foi acatado pelo chefe do executivo. “Por questão de tradição e ainda pra evitar violência, fica mantido o desfiles dos blocos do jeito que está, ou seja, a Banda do Vai Quem Quer, os blocos da zona Sul e zona Leste, entre outros, ficam com os devidos circuitos atuais”, determinou o prefeito.

Também foi discutido o calendário oficial do evento, que terá ao todo 13 dias de festa, mas o decreto autorizando o período momesco será assinado no período de 31 de dezembro, dia do desfile do bloco Mistura Fina, até dia 18 de fevereiro. “Dessa forma os blocos ficam juridicamente com suporte para organizarem os desfiles”, acrescentou dr Hildon, que prevê a assinatura do documento na semana que vem.

SATISFAÇÃO

Todos os dirigentes dos blocos se disseram satisfeitos com a reunião. Elogiaram a iniciativa do prefeito e do presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo, em reunir antecipadamente os integrantes pra definir o carnaval 2018, à exemplo da presidente da Banda do Vai Quem Quer, maior bloco de carnaval de rua da região Norte, Siça Andrade.

“É elogiável a atitude do prefeito Hildon Chaves e do presidente da Funcultural em dialogar com os representantes dos blocos. Muita coisa ficou definida. Tenho certeza que todos estão saindo daqui aliviados e também sabendo quais serão as responsabilidades do município e dos blocos. Certamente quem sai ganhando é a população com um carnaval mais organizado”, finalizou Andrade.

LEI 190

Do encontro ainda participaram os vereadores Márcio Miranda e Elis Regina. Na oportunidade o prefeito encarregou os dois de reverem a Lei 190, que trata de grandes eventos. “Desde que assumi minha missão é simplificar leis, ou seja, resolver gargalos. Se há problemas com a 190, peço aos vereadores que se reúnam com os representantes dos blocos e revejam o que diz o documento e o que fazer para que funcione satisfatoriamente”, finalizou.

Lenha na Fogueira
 

Uma coisa é certa, os dirigentes dos blocos de trio, estão se virando mais que charuto em boca de bêbado.

********

Mês passado se reuniram com o deputado Jesuíno na ALE e agora foi a vez de serem recebidos no gabinete do prefeito. Falei no GABINETE do prefeito, para tratar de como serão os desfiles carnavalescos dos blocos de trio, no próximo ano.

********

Nessa primeira queda de braço quem saiu “perdendo” foi o Ocampo. Acontece que a vontade do presidente da Funcultural, após conhecer como é que funciona o carnaval de Salvador (BA), era levar os blocos para desfilar num único circuito, exatamente como acontece na capital baiana.

*******

A idéia era levar os desfiles dos blocos, para o Espaço Alternativo. Como hoje vivemos, até certo ponto, num regime democrático, a prefeitura achou de consultar os dirigentes dos blocos, para saber se eles concordavam com a idéia trazida de Salvador.

******

Resultado, a maioria dos dirigentes de blocos não aceitou desfilar todo mundo junto e então, na reunião que aconteceu no gabinete do prefeito na manhã de ontem, ficou tudo como dantes no quartel de Abrantes.

*******

Quer dizer, todo mundo vai desfilar onde desfila desde quando o bloco foi criado. Ou seja, Galo, Murupi, os Blocos do Niee e Banda do Vai Quem Quer farão o circuito Caiari.

********

Us Dy Phora, Até que a Noite Vire Dia, Areal Folia, Canto da Coruja, Vai & Volta fazem o circuito Areal,

*******

Enquanto o Leva Eu, Jatuarana Sul, Furacão da Zona Sul e Tô a Tôa vão continuar fazendo o circuito Jatuarana. Não mudou nada, inclusive o CarnaLeste tudo indica, não vai acontecer de novo.

******

E tem mais. Cada um no seu dia tradicional, ou seja, a Banda do Vai Quem Quer no sábado, o Galo da Meia Noite na quinta feira, o Murupi no Domingo e por vai. Ficou o dito pelo não dito.

******

Tomara que os dirigentes da Federação das Escolas de Samba - FESEC, também consigam ser recebido pelo prefeito em seu gabinete, para provarem ou mostrarem ao prefeito, que os desfiles das escolas de samba trabalham a cultura e a história Regional, do Brasil e as vezes até mundial.

******

Desfile de escola de samba, É CULTURA PURA por isso, merece toda a atenção do poder público municipal. Os enredos contam história regional e brasileira através dos sambas de enredo e através das fantasias de alas e destaque além das alegorias.

******

A diferença dos desfiles dos blocos de trio para os desfiles das escolas de samba, é que os desfiles do blocos é LAZER e os desfiles das escolas de samba é uma aula de história regional, nacional ou mundial, é CULTURA

*******

Olha dirigentes da FESEC consigam uma audiência com o prefeito, para explicar que as escolas de samba são muito mais útil a cultura de Porto Velho que os blocos de trio. Batalhem, não fiquem de braços cruzados. “Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer!”.

********

Já postei nesta coluna, que tenho a solução para a prefeitura conseguir recursos para as escolas de samba, sem mexer no seu orçamento. Será um desfile a custo zero para a municipalidade.

********

Tem um detalhe, se não providenciarem a abertura do Processo que vai cuidar de recursos para as escolas de samba que vão desfilar no carnaval de 2018 neste exercício, vai ficar difícil.

********

Não podemos perder os enredos que vão contar as histórias de Bainha, Manelão e Severino Castro que serão homenageados pelas escolas de samba Asfaltão, São João Batista e Diplomatas do Samba respectivamente.

*******

Se eu fosse o prefeito, abraçaria esses temas de olhos fechados, ainda mais agora, que tão falando que ele (prefeito) vai ser candidato a candidato a governador de Rondônia!

*******

Amanhã tem Manga Rosa no Mercado Cultural!


SAUDADE

Prefeito reúne blocos  e trata do carnaval 2018 - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Morrer Deusdete – Careca,

Fundador do GRES KM-1
 

O samba de Rondônia está de luto! Faleceu na noite da última terça feira 26, Deusdete Morais de Paula mais conhecido como Careca.

Sambista do primeiro time, formado na Baixa da União de onde saiu para a Diplomatas do Samba ainda adolescente e se transformou em um dos três primeiros tocadores de SURDO da escola de samba que surgiu no ano de 1958. Pela amizade com o Bainha, conheceu Silvio Santos e mais tarde foi integrante do Conjunto “Samba Dez” que contava com Bainha, Jorge Andrade, Silvio Santos, Baba, Pedro Silva e outros bambas, Careca se transforma em pandeirista. Essa era uma disputa acirrada com o também pandeirista Pedro Silva.

Ainda adolescente foi ajudar seu pai na lida do Serviço de Navegação do Madeira – SNM, onde aprendeu o ofício de torneiro mecânico e mais tarde foi ser motorista do governo do Território prestando serviço na Garagem do Governo. Apesar de trabalhar como funcionário público Careca não deixou de participar das apresentações do Conjunto “Samba Sete” e pela amizade com Bainha e Silvio Santos ajudou a criar a Escola de Samba Mocidade Independente do KM -1 no ano de 1995. No carnaval de 1988 ao ser entrevistado minutos antes da KM-1 desfilar, disse ao locutor da Rádio Caiari: “Vamos ganhar de cabo a rabo” o que queria dizer, tirar nota máxima em todos os quesitos e foi isso que aconteceu.

Careca ficou conhecido também pela sua habilidade em preparar iguarias regionais, como “Panelada” (cozido com todas víceras mais mocotó de boi), Caldeirada de Carneiro (principalmente se o carneiro fosse roubado), caldeirada de peixe e cozidão. No bar do Cassimiro sempre que a turma se reunia para colocar algum bloco, a primeira coisa que fazia era convocar o Careca para preparar a “O Caldo de Carneiro”. Outra especialidade na culinária, era preparar Tartaruga. Constantemente Careca era convocada para preparar tartarugada para o governador Jorge Teixeira, Nessas investidas como cozinheiro do governador, sempre convocava o Silvio Santos para atuar como seu ajudante.

Não tinha tempo ruim para o Careca, na Banda do Vai Quem Quer no tempo do Manelão era ele quem preparava o caldo que era servido pra rapaziada durante os ensaios no Chaveiro Gold.

Deusdete Morais de Paula – nosso querido amigo Careca, nasceu no dia 2 de setembro de 1943 e faleceu no dia 26 de setembro de 2017. Seu corpo foi sepultado na tarde ontem 27, no cemitério de Santo Antônio. Descansa em Paz amigo Deusdete!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)