Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Prefeitos marqueteiros: Até quando será possível se esconder - Por Carlos Sperança


Prefeitos marqueteiros

Os prefeitos que assumiram os cargos recentemente buscam deixar claro para a opinião pública que não fazem o gênero do político tradicional e buscam afirmar a imagem de administradores. Assim toca a banda em São Paulo com João Dória, no Rio de Janeiro com Marcelo Crivela, em Porto Velho com Hildon Chaves e em tantos outros casos.

Temos uma geração de alcaides marqueteiros, com ações estudadas e direcionadas para angariar a simpatia de um grande público. Quem não gostou da atitude de Chaves ao anunciar a doação de seus salários a instituições de caridade? Do prefeito Dória em se vestir de gari, calçar as sandálias da humildade e varrer as ruas em São Paulo? De Crivela, ao doar sangue ainda no seu primeiro dia de mandato?

Projetam a imagem de bonzinhos e queridos e anunciam projetos de alcance social. Vamos ver até quando será possível se esconder atrás do marketing em cidades que padecem com a saúde, educação, moradia, água e esgoto entre tantas outras demandas sociais reprimidas. Além disto, os prefeitos são cercados de raposas felpudas com apetite voraz para vampirizar o dinheiro público.


Uma guinada no PT?

Ao meio do lançamento da candidatura a Presidência da República do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, o PT prepara seu congresso nacional em abril estudando dar uma grande guinada. A começar pela criação de uma comissão especial destinada a apurar o enriquecimento ilícito de seus dirigentes com possíveis punições, tendo o propósito de se limpar com a militância.

É muito difícil acreditar que a legenda que afundou o Brasil e abriga um dos maiores contingentes de envolvidos na Operação Lava a Jato consiga levar para frente à idéia de depuração. A agremiação se viria obrigada a cortar na própria carne e isto seria inédito entre os petistas que sempre optaram por negar as falcatruas que praticaram.

Ao mesmo tempo em que algumas facções do partido buscam melhorar a imagem da sigla com uma guinada, outras alas são contrárias a execração de suas maiores lideranças, já que o alto clero petista seria o grande prejudicado nesta proposta de purificar a legenda trabalhista. Mas sem dúvidas o mea culpa petista seria o início de um saudável processo de renascimento.


Uma nova consciência

As novas legislaturas das Câmaras Municipais em algumas capitais como Curitiba e São Paulo, estão trazendo uma nova consciência em legislar respeitando o erário e fazendo questão de adotar regime de transparência. Não é o caso de Porto Velho, onde a velha política do toma lá, dá cá é renitente e a maioria dos vereadores que tomaram posse já se preparam para buscar vantagens pessoais.

Em todo o país a grande maioria dos vereadores tem demonstrado que são sanguessugas do erário, verdadeiros vermes hospedeiros para dizimar os recursos públicos. As últimas legislaturas na capital rondoniense deixaram isto bem claro e na mais recente tivemos até a prisão de cinco edis pelos escândalos que protagonizaram.

A legislatura que tomou posse há apenas duas semanas na capital não largou bem e já é alvo de objeções da opinião pública em casos que não ficaram bem claros para a opinião pública como a aprovação de um projeto doando uma área de terras para o Grupo Gonçalves construir um shopping na Zona Leste da cidade. O desgaste já começou...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Não se pode descartar uma coalizão da esquerda e centro-esquerda em Porto Velho

Traçar mapasO jardineiro inglês Eric Lawes procurava um martelo perdido em 1992 quando se deparou com uma caixa contendo 15 mil moedas valendo US$ 4

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Troca-troca partidário envolvendo os candidatos

Ações perfeitasDepois de tanto ser explorada, agredida e lesada por estrangeiros no passado, a Amazônia deve ter cuidados com as relações internaci

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Quem vê hoje Rondônia acomodada e pacificada, repleta de vereadores e deputados cordeirinhos

Saindo das lendasO explorador espanhol Ponce de León supunha que a lendária Fonte da Juventude estaria localizada em Cuba. No Brasil, aventureiros

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

Impressiona a falta de prestigio da classe política rondoniense

O novo normalO pior que pode acontecer a um bioma é a destruição sem volta, que estudos apocalípticos projetam para 2050 na Amazônia. Esse pior, ent

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)