Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mara Paraguassu

Pressionado, Senado olha para o futuro e favorece o Uber - Por Mara Paraguassu



Prevaleceu o bom senso no Senado Federal.  Olhando para o futuro, não para o passado, por 46 votos favoráveis, 10 contrários e uma abstenção os senadores aprovaram mudanças no Projeto de Lei Complementar (PLC 28/2017), do deputado petista Carlos Zarattini, que considerava como prestadores de serviço público o Uber e empresas similares.   Gente de Opinião

Intervencionista, burocrático e repressor, por inibir a livre iniciativa, garantida no inciso IV do artigo 1º da Carta Magna, o projeto é obra prima da turma que, sob argumento da defesa do trabalhador, insiste em olhar pelo retrovisor – em tudo que é tema, aliás - e tratar o motorista que se aventura numa proposta inovadora de oferta de transporte como débil mental. 

A pressão funcionou, e caiu o principal ponto do projeto que agora volta para a Câmara dos Deputados. A exigência de regulamentação pelo município, com a tarefa de autorizar o exercício da atividade, virou fumaça. Foi uma das três emendas aprovadas, todas de autoria do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), o que obriga nova votação na Câmara.

O município terá apenas a competência de fiscalizar o serviço prestado pelo Uber, Cafiby e 99. Duas das mudanças aprovadas foram decididas por acordo dos líderes partidários. Elas retiram a obrigatoriedade do uso de placas vermelhas e a exigência de que o condutor seja proprietário do veículo.
 

Concorrência

Estudo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) concluiu que a entrada do Uber e de outras empresas de aplicativos de celular no mercado de transporte individual de passageiros é benéfica para o consumidor. Aumenta a concorrência e possibilita a redução de falhas de mercado. Por isso, o Cade alerta: regulamentações restritivas podem impactar negativamente o setor.

Eleições

Gente de Opinião

Pressionado pelo deputado Maurão de Carvalho, presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, o PMDB finalmente reuniu as principais lideranças e assegurou sua pré-candidatura ao governo do estado. Ao se filiar ao partido em março de 2016, Maurão já mirava a sucessão de Confúcio Moura. 

Popularidade

Pressionado, Senado olha para o futuro e favorece o Uber - Por Mara Paraguassu - Gente de Opinião

É de pop star a popularidade do governador Confúcio Moura em qualquer lugar que vá. Na segunda-feira, na visita ao Centro de Diálise de Ariquemes, berço político do chefe do governo de Rondônia, a cada passo uma fotografia. E uma paciência infinita para gravar vídeo a pedido de vereadores e deputados. Todos querem tirar algum proveito da  imagem positiva do governador.

Email: [email protected]

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sinjor promove, nesta quarta, 11,  Roda de Conversa “A Mulher no Jornalismo”

Sinjor promove, nesta quarta, 11, Roda de Conversa “A Mulher no Jornalismo”

Integrado às atividades que estão sendo realizadas em todo o país sob coordenação geral da Comissão Nacional da Mulher da Federação Nacional de Jornal

Mais do que merecido - Por Mara Paraguassu

Mais do que merecido - Por Mara Paraguassu

  O nosso aguerrido contador de histórias Montezuma Cruz, repórter de excelência, foi homenageado pela Câmara de Vereadores de Teodoro Sampaio (SP) no

PMDB de Ariquemes lança o nome do governador Confucio Moura ao Senado Federal - Por Mara Paraguassu

PMDB de Ariquemes lança o nome do governador Confucio Moura ao Senado Federal - Por Mara Paraguassu

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({}); PMDB de Ariquemes lança o nome do governador Confúcio Moura ao Senado Federal. (adsbygoogle = windo

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)