Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Produção de ovos de galinha em RO é discutida em Cacoal



O  1º Seminário de Governança dos Arranjos Produtivos Locais (APL) de Produção de Ovos de Galinha foi realizado nessa quarta-feira (8) pelo governo estadual, em Cacoal. A proposta, conforme a Secretaria Regional, é incentivar a produção na região, onde se calcula que são produzidos cerca de 80 mil ovos por dia.

Gente de Opinião

Produtores de ovos se organizam em Cacoal para melhorar a comercialização

No evento foi explicado sobre o arranjo produtivo local, formação de uma agroindústria, sanidade em aves e registro de agroindústria no Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

As palestras foram proferidas pelos representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Associação Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).

Um dos principais anseios dos produtores foi saber como registrar seus produtos no SIE, sob a responsabilidade da Idaron, para que os ovos possam ser comercializados em todo o estado. Atualmente, os ovos produzidos em Cacoal são registrados no Serviço de Inspeção Municipal (SIM), limitando o local de comercialização do produto.

O produtor Júlio Turini contou que produz ovos há cerca de oito anos e que busca a legalização estadual. “Nós não estamos fugindo da luta para legalizar nosso produto. Queremos legalizar para que nosso produto percorra todo o estado”, disse adiantando que atualmente falta um entreposto de ovos, “mas temos o governo para nos apoiar”.

O secretário regional, Charles Pereira, explicou que o governo estadual quer identificar as potencialidades de cada região com o objetivo de integrar os produtores para que se organizem para o fomento da produção.

Pereira informou que um entreposto de ovos custa em média R$ 500 mil. “Para cada um fazer fica caro. Por isso o governo quer implantar um entreposto de ovos, através de uma associação de produtores”, disse.

Para o produtor Edson Kaos, que produz cerca de 40 mil ovos por dia, este tipo de evento é importante para a transmissão de conhecimento, o que favorece a geração de renda. Ele também observou que o entreposto vai ser um local para classificação, onde esses ovos passam por uma máquina para serem higienizados e retirados os trincados. “Vai padronizar o produto para ser comercializado”.

O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus, ressaltou a importância de todos os envolvidos estarem reunidos. “Cada órgão tem um função, a Sepog incentiva, a Seagri fomenta, a Emater cuida da extensão rural e a Idaron é responsável pela sanidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores”, disse, acrescentando que o governo trabalha em conjunto em prol do produtor rural. “O agronegócio tem uma importância grande para Rondônia, onde mais de 80% do exporta sai do campo”.


Fonte
Texto: Amabile Casarin
Fotos: Amabile Casarin
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Semtran ajusta horários de linhas de ônibus para melhor atender aos usuários

Com o objetivo de aprimorar e ampliar o atendimento no serviço de transporte coletivo de Porto Velho, a Prefeitura da capital, através da Secretaria

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

Prefeitura destaca surgimento de novos condomínios e loteamentos em Porto Velho

A criação de novas áreas de expansão urbana em Porto Velho, nos últimos dez anos, inseridas no Plano Diretor, que é a constituição urbanística da cida

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)