Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Projeto Rondon se prepara para operação Teixeirão em Rondônia



A Coordenação do Projeto Rondon e os professores rondonistas estão em  Rondônia desde o dia 5 para a viagem precursora da Operação Regional Teixeirão. Nesse período – 5 a 10 de novembro – os professores rondonistas receberão diversas orientações e irão aos municípios em que trabalharão durante a operação para conversar com os prefeitos e secretários municipais e as lideranças locais, com os objetivos de fazer os ajustes necessários em suas propostas, buscando atender às reais necessidades das cidades, e verificar junto às prefeituras os locais de alojamento, alimentação e realização das oficinas durante a operação.

A Operação Regional Teixeirão, realizada pelo Projeto Rondon em parceria com o Governo de Rondônia, acontecerá de 18 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018, contemplará nove municípios do Estado e terá como Centro Regional a cidade de Porto Velho.

Cada município receberá 18 Rondonistas, sendo 16 acadêmicos e 2 professores universitários de Instituições de Ensino Superior (IES) do estado de Rondônia.

MUNICÍPIO IES PARTICIPANTES
São Francisco do Guaporé Faculdade Metropolitana – Porto Velho
Alto Alegre dos Parecis UNIR – Porto Velho
Mirante da Serra FIMCA- Porto Velho
Theobroma FIMCA- Porto Velho
Vale do Anari FAAR – Ariquemes
Governador Jorge Teixeira FACIMED – Cacoal
Nova União FAAR – Ariquemes
Vale do Paraiso FARON – Vilhena

Assim, 138 rondonistas, de 7 IES trocarão o período de férias escolares pela chance de realizar, de forma voluntária, ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e ampliem o bem-estar de comunidades carentes, promovendo o desenvolvimento social e a melhoria na qualidade de vida em municípios do estado de Rondônia, por intermédio de ações que visam o intercâmbio de conhecimento entre as comunidades, estudantes e professores universitários.

Ainda participará da Operação uma equipe de Comunicação Social, com o objetivo de divulgar as atividades desenvolvidas pelas demais equipes, dando maior visibilidade as ações sociais realizadas pelos rondonistas e divulgando o Projeto Rondon como catalisador do desenvolvimento social sustentável.
Durante a operação, os rondonistas realizarão diversas atividades sobre os temas de comunicação, saúde, cultura, educação, meio ambiente, trabalho, tecnologia, produção, direitos humanos e justiça. Os estudantes trabalharão, prioritariamente, com agentes multiplicadores, tais como funcionários das prefeituras, professores, agentes de saúde e lideranças locais, o que permitirá maior retenção e disseminação dos conhecimentos a serem transmitidos por eles.

Projeto Rondon

Em julho de 1967, foi realizada a Operação Piloto, ou Operação Zero, que contou com a participação de 30 alunos e 02 professores universitários da Universidade do Estado da Guanabara, hoje Universidade do Estado do Rio de Janeiro, da Universidade Federal Fluminense e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Durante 28 dias, os Rondonistas realizaram trabalhos de levantamento, pesquisa e assistência médica no Território de Rondônia.

No entanto, o Projeto Rondon teve suas atividades encerradas no ano de 1989, retornando somente em janeiro de 2005, na cidade de Tabatinga, no Amazonas.

O Projeto Rondon é uma ação governamental que, em parceria com as Instituições de Ensino Superior, visa a somar esforços com as autoridades municipais e as lideranças comunitárias, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável das comunidades assistidas.

Dessa forma, prioriza desenvolver ações que tragam benefícios permanentes para as comunidades, principalmente as relacionadas com, a melhoria do bem estar social e a capacitação da gestão pública. Busca, ainda, consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, contribuindo na sua formação acadêmica e proporcionando-lhe o conhecimento da realidade brasileira.

Em julho deste ano Rondônia foi sede da Operação “Rondônia Cinquentenário”, que trouxe para o estado 310 rondonistas de todo o país para, além de contribuir para a construção e promoção da cidadania, comemorar os 50 anos da primeira operação do Projeto Rondon.

Leia mais:

 Operação Teixeirão reedita no primeiro
semestre de 2018 o projeto Rondon


Fonte
Texto: Assessoria do Projeto Rondon
Fotos: Jeferson Mota
Secom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

Semtran esclarece sobre cadastro do PVH ACESSIBILIDADE, serviço gratuito aos passageiros com deficiências

A Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran) esclarece que está aberto o processo de cadastro de usuários do programa PVH ACE

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

Prefeitura de Porto Velho inicia revitalização do Mercado Central

O Mercado Central de Porto Velho, um dos principais atrativos turísticos da cidade, está passando por uma breve revitalização. As obras estão sendo fe

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Prefeitura de Porto Velho intensifica trabalho em áreas de alagamentos

Equipes da Prefeitura de Porto Velho têm trabalhado para amenizar os efeitos das fortes chuvas que caíram durante o final de semana. Na manhã desta se

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Prefeitura de Porto Velho executa maior programa de obras na saúde da zona urbana e rural

Com 90 estabelecimentos pertencentes à rede municipal de saúde, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), tem tr

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)