Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Projeto Sol Poente estreia neste domingo - Por Zekatraca


Lenha na Fogueira

O trabalho 'A luta para salvar uma comunidade indígena da Amazônia Brasileira', do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO), é um dos finalistas do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) 2017.

********

Desenvolvido pelo procurador da República Reginaldo Trindade, o trabalho foi classificado entre os três que disputarão o primeiro lugar. O trabalho vencedor será conhecido na próxima quarta-feira, 2 de agosto, durante a solenidade de abertura do 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, em Brasília/DF.

*********

Foram inscritos, inicialmente, 1077 projetos nos vários Ministérios Públicos de todo o país. Deste número, foram selecionados 27 projetos finalistas em nove diferentes categorias do Prêmio CNMP 2017.

*********

O trabalho sobre o povo Cinta Larga concorre na categoria 'Defesa dos Direitos Fundamentais'. Para Trindade,Só fato de o trabalho estar entre os finalistas já é, por si só, um grande reconhecimento do esforço para tentar tirar a comunidade indígena da situação em que se encontra - refém do descaso do Governo Federal e acuada pelo crime organizado".

*********

Integram a Comissão Julgadora desta edição os conselheiros do CNMP, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as associações de classe do MP, as escolas do MP, representantes da comunidade acadêmica, do Poder Judiciário, do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do Ministério dos Direitos Humanos, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de organizações dos movimentos sociais, de organizações não-governamentais e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

*********

O Prêmio CNMP foi criado para dar visibilidade aos programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional.

*********

Vivas ao Dr. Reginaldo Trindade. Este sim, um verdadeiro baluarte da luta em defesa do povo indígena Cinta Larga. Valeu!
 

********
 

Por falar em índio, a maioria dos folcloristas que dirigem grupos folclóricos em Porto Velho devem estar regressando de Humaitá na tarde deste domingo. A turma foi prestigiar o Festival Tribal da cidade que mais empresta brincantes para os grupos de Porto Velho.

********

Por falar nisso, hoje termina a décima edição do Arraial Comunidade no Sertão ou melhor, Arraial do Fernandão que esteve montado no campo de futebol da Associação de Moradores do Bairro Esperança da Comunidade. Foram 10 dias de muita dança de quadrilha.

*******

Os bois bumbás, por se fazerem de bestas, mais uma vez não tiveram vez. Não sei se a tal Liga Guarnecer não está sabendo se comunicar com os realizadores dos arraias da periferia, ou é porque os grupos de bois estão mesmos desacreditados.

********

Ficaram fora do Flor de Cacto e agora do Comunidade. No arraial do Padre enzo só quem se apresentou foi o Manhoso que também se não estou enganado foi ao ArraiáLeste. Acontece que sua sede fica na Zona Leste e a presidente gosta de prestigiar os eventos da sua Zona.

********

Os demais, segundo estamos informados, só se apresentam se ganharem cachê, coisa que fica difícil para os coordenadores dos arraiais alternativos. Se no Flor do Maracujá a grana já foi superpequena, imagina nos arraiais das comunidades. O poder público o mais que colabora é com banheiro químico que é pra 'merda' não ficar jogada na rua.

*******

A falta de apoio por parte do poder público foi tão escassa este ano, que até o Arraial do Padre Enzo foi reduzido para 5 dias apenas. Apesar da falta de compreensão dos gestores públicos, os locutores passam a noite se esgoelando dizendo que o evento conta com o apoio desse e daquele órgão.



 

Projeto Sol Poente
estreia neste domingo

 

A Prefeitura Municipal de Porto Velho, via Funcultural, estreia neste domingo (30), a partir das 17 horas, na Praça Pequeno Vitor Emanuel, à avenida Imigrantes, no conjunto Santo Antônio, o projeto Sol Poente, que traz em sua bagagem cinema, teatro e a música, como mais uma opção de cultura e lazer para entreter aos finais de semana a população que mora nos bairros mais afastados do centro da capital.

“O Sol Poente foi planejado para atender as comunidades que nunca receberam ações culturais por parte dos poderes públicos. É um projeto de inclusão, que movimenta a população e oferece o conforto de contemplar a arte bem ao lado de suas casas, com cinema, música e teatro a cada edição”, explica Ocampo Fernandes, presidente da Fundação Cultural que atua fomentando o entretenimento e a cultura na Capital.

De acordo com a Coordenação do projeto, essas ações vão ter apresentações artísticas a cada quinze dias e será um holofote para grupos de teatro e músicos mostrarem o seu trabalho, assim como também, incentivar a juventude e a população em geral a valorizar e refletir que a arte também pode ser vista como meio de vida, seja na música, teatro ou cinema.

“Assim como a nossa população é carente de eventos como este, os nossos talentosos artistas também precisam de formação de público e, acima de tudo, de valorização e vitrines para mostrar as suas habilidades profissionais focadas na arte”, explica Judilson Dias, um dos coordenadores do Sol Poente.

Para a estreia, o público prestigiará o filme “O Palhaço”, que faz parte das grandes produções brasileiras, e tem a atuação de Selton Melo, ator com reconhecimento nacional e internacional. No palco musical, a banda Nó da Massa vai mostrar um repertório autoral e também relembrar sucessos nacionais. Haverá ainda a apresentação de um grupo de teatro de rua durante o evento. Fonte: Funcultural


Sesc abre inscrição para
Mostra Nacional de Cinema

De 1º de agosto a 1º de outubro de 2017 o Sesc estará com inscrições abertas para a segunda edição da Mostra Sesc de Cinema. Cineastas independentes de todo o país podem inscrever seus trabalhos no site oficial da Mostra (www.sesc.com.br/mostradecinema). Os vencedores assinam um contrato de licenciamento de dois anos para exibição pública das produções nos espaços do Sesc em todo o Brasil, ampliando sua visibilidade nacionalmente. “O objetivo é promover a difusão da produção cinematográfica brasileira que não chega ao circuito comercial de exibição, contribuindo, assim, para a promoção e o lançamento de artistas de todo o país”, destaca Nadia Moreno, técnica de Cultura do Sesc. Para a segunda edição, a expectativa é superar o número de inscritos da estreia, que contou com 1254 trabalhos, sendo 147 longas e 1107 curtas-metragens.

A mostra avalia obras já prontas, curtas e longas metragens de produtores nacionais, permitindo a divulgação dos trabalhos em todo o Brasil e incentivando a propagação de iniciativas culturais. A seleção dos trabalhos é dividida em duas fases: a primeira define os melhores filmes de cada estado, que são premiados com um contrato de licenciamento para exibição nas unidades do Sesc, em âmbito estadual. Em uma segunda etapa, é feita uma seleção dos selecionados por região, que comporão a Mostra Nacional
A seleção dos trabalhos será feita por uma comissão de avaliação formada por profissionais e especialistas das áreas de cultura e de cinema, incluindo representantes do Sesc. Além de escolher os melhores trabalhos, são eleitos destaques de várias categorias. O edital já está disponível no site da Mostra.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)