Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Yêdda Pinheiro Borzacov

PROJETOS DO VEREADOR ALEKS PALITOT - Por Yêdda Pinheiro Borzacov


PROJETOS DO VEREADOR ALEKS PALITOT  - Por Yêdda Pinheiro Borzacov - Gente de Opinião

Os historiadores homenageados: Antônio Cláudio Barbosa Ribeiro,
Dante Ribeiro da Fonseca e Marco Antônio Domingues Teixeira. Fotos: Google



* Yêdda Pinheiro Borzacov

O estado de Rondônia, sobretudo sua capital, Porto Velho, ao longo dos anos, vem se destacando na atividade intelectual que se enquadra entre as ciências sociais – a História, que quando bem escrita pode ser uma obra de arte literária. Para Jacob Burkhardt, “o estudo da História constitui a ocupação mais digna do homem culto”, portanto, registro com alegria o projeto de lei aprovado com o número 3592/2017 pela Câmara Municipal, instituindo o Dia Municipal do Historiador – 19 de agosto, de autoria do vereador Aleks Palitot, rondoniense de Porto Velho, cada vez tomando melhor consciência do seu dever. A data deverá integrar o calendário cultural do município. Com essa instituição, há o reconhecimento oficial que não se pode dispensar a História, em face de que a condição humana define-se pela História, e que ao Historiador compete uma necessidade significativa: assegurar a permanência e a sobrevivência das culturas – isso torna o Historiador um dos responsáveis pela identidade cultural do povo e de uma nação.

Outra ação do vereador Aleks Palitot: autoria do título de cidadão honorário de Porto Velho aos historiadores Marco Antônio Domingues Teixeira, Dante Ribeiro da Fonseca e Antônio Cláudio Barbosa Rabello, título entregue dia 14 de novembro, no plenário Bohemundo Álvares Afonso, Historiadores que conferem ao pretérito o seu estatuto de existência e ensina-nos a vida em toda a sua complexa diversidade.


Reportagem SICTV

Os amigos, amicíssimos, Dante Ribeiro da Fonseca e Marco Antônio Domingues Teixeira, ambos fazendo parte do meu bem querer, possuem obra vastíssima composta de livros, artigos em revistas especializadas, comunicações em anais, verbetes em obras de referência e conferências sobre a História de Rondônia.

Integrantes do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia e da Academia de Letras de Rondônia, Dante Ribeiro da Fonseca e Marco Antônio Domingues Teixeira, esse último pertencendo também à Academia Militar Forte Príncipe da Beira, conquistaram posto de relevância cultural não apenas em Rondônia, mas na intelectualidade brasileira, tendo vários dos seus trabalhos publicados em revistas de nível nacional.

Antônio Cláudio Barbosa Ribeiro, outro Historiador homenageado, autor da tese de doutorado contendo um tom muito especial e uma circunstância referente à construção da BR-29, hoje BR-364, e à odisseia vivida pelos trabalhadores na implantação rodoviária, considerada a mais épica e de grande feito.

O Professor-Doutor Cláudio Barbosa Ribeiro, da Universidade Federal de Rondônia, ensina o que o homem fez e tem feito, deste modo, o que o homem é.

Nunca é demais louvar e aplaudir a Câmara Municipal pela aprovação dos projetos, registrado nas atas, comprovando as suas significações especiais na memória social e cultural de Porto Velho.

Para concluir, registro o profundo desvanecimento dos membros do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia e da Academia de Letras de Rondônia em ter em seus quadros os professores doutores e historiadores Marco Antônio Domingues Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca.
 

* Yêdda Pinheiro Borzacov, da Academia de Letras de Rondônia, do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia, vice-presidente do Memorial Jorge Teixeira, da Academia Histórica Militar Príncipe da Beira e colunista do site Gente de Opinião.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O intelectual Gesson Magalhães

O intelectual Gesson Magalhães

A intelectualidade de Rondônia está de luto. Morreu o poeta romântico Gesson Magalhães. Morreu o confrade que ocupou com mérito a cadeira número dois

Cidade dos Barbadianos

Cidade dos Barbadianos

Nas proximidades do leito da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré surgiram alguns bairros populacionais

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

Euro Tourinho, o intérprete do nosso jornalismo

O perfil de um homem vai se cinzelando no decorrer dos anos e a poeira do tempo, como procede inexoravelmente, a história, vai laminando as reputaçõ

Conheça a literatura de Porto Velho

Conheça a literatura de Porto Velho

Aplaudo e abraço com afeto, mais uma vez, a professora, escritora e acadêmica Sandra Castiel, amorosa porto-velhense que enobrece e honra a Academia

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)