Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

Qual a diferença entre sorte e sucesso?



Sorte e sucesso são dois termos frequentemente confundidos, mas que também se associam com regularidade. Sorte está relacionada com a probabilidade de um determinado acontecimento ocorrer, tal como tirar uma carta de um baralho, ou de ganhar uma aposta em um jogo como o pôquer. No entanto, sucesso é o resultado do esforço e determinação pessoal para alcançar um certo objetivo, como por exemplo, uma promoção ou um bónus na sua vida profissional. Por este motivo, sucesso depende do dom natural ou mesmo da vocação da pessoa para alcançar o objetivo.

O uso incorreto destes dois conceitos pode ser verificado em situações comuns do dia-a-dia. Suponha que tem um colega de trabalho que está prestes a fazer uma apresentação, perante os seus superiores, que pode ter efeitos muito benéficos para a sua carreira. Normalmente, seria comum uma pessoa desejar boa sorte num caso como este, no entanto, isso seria errado, pois neste exemplo o seu colega trabalhou arduamente para alcançar a posição em que se coloca na atualidade, e por este motivo, o correto é dar os parabéns pelo sucesso e dedicação da pessoa. Neste caso, a pessoa dedicou o seu tempo e esforço para um certo objetivo, portanto sorte não é algo que possa ser relacionado com o resultado final da sua apresentação, logo desejar sorte em um caso como este é semelhante ao esperar ter sorte a jogar na roleta.

É importante relembrar que nem sempre o sucesso de alguém depende exclusivamente do seu talento. Uma frase comum de se dizer é que a “vida é feita de oportunidades”, e por esse motivo, por vezes para poder subir na carreira, é preciso ter paciência para o aparecimento de tal oportunidade.

Tais oportunidades não costumam aparecer duas vezes, por isso ter uma mente aberta é crucial para manter as “portas abertas”. Prestar atenção ao seu redor, ser inovador, ser ativo socialmente e explorar os seus hobbies são alguns conselhos que deve considerar ter em conta para poder aumentar a probabilidade do aparecimento destas oportunidades.

Estudos foram realizados com estudantes numa universidade americana, provando que o sucesso está diretamente relacionado com as carreiras que nos façam felizes. Este estudo foi realizado ao longo de um período de 20 anos, com cerca de 1500 recém-licenciados. 83% dos estudantes procuravam fortuna e carreiras profissionais, enquanto os outros 17% tinham intenção de simplesmente serem felizes. Ao fim de 20 anos, apenas 102 pessoas dos 1500 alunos teriam sido bem sucedidas na vida profissional. 101 desses 102 estudantes faziam parte dos inciais 17% que procuravam ser felizes, sendo assim possível comprovar que a felicidade é o principal fator para alcançar sucesso e dinheiro, invés de pura ambição.

Daqui podemos concluir que sorte e sucesso dependem apenas das expectativas para as nossas vidas, para além das nossas escolhas e vontades, com a energia e determinação para alcançar algo.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Espero que não aconteça com a doutora Euma o mesmo que aconteceu com o doutor Walter

Espero que não aconteça com a doutora Euma o mesmo que aconteceu com o doutor Walter

Experiente, lúcida, dotada de extraordinária capacidade intelectual e de uma visão aquilina dos assuntos pertinentes à sua cidade, Euma Tourinho pod

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)