Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Henrique Nascimento

Qual diferença?



Tudo bem: posso estar indo contra a correnteza, até porque meu conhecimento de regras gramaticais é da espessura do meu dedo mínimo da mão direita. Mas, se fosse perguntado a você caro leitor - "Vamos fazer a diferença?": saberia responder? Não se sabe, eu hein! Qual diferença?

Essa frase pretende o quê?  Essa frase (expressão verbal de um pensamento) é ambígua. Não aponta para um sentido preciso. Falta-lhe um complemento.


Para que se torne "respondível"  (como diria aquele ex-famoso ex-ministro Magri do governo do ex-presidente Collor) tanto para o leitor como para este escriba, que tal substituir-se a preposição a e o  substantivo feminino diferença pelo adjetivo diferente? – "Vamos fazer diferente!" (Embora, em termos político-eleitoreiros,  tanto aqui  na província quanto lá no planalto dê no mesmo: o candidato  quer mesmo é o voto do eleitor desinformado, e haja decepção depois do eleitor afanado: seja no legislativo ou no executivo ).


De plano, sou o primeiro a reconhecer que posso estar enganado e não seria esta a primeira vez,  em  meter meu dedo mínimo, repito,  na taça de cristal da sabedoria dos estudiosos do nosso vernáculo, etc. Mas, no mínimo, falta clareza e conseqüência àquela  frase, e curiosamente a moda pega, o modismo "fazer a diferença" pegou.

Haja vista mais estes outros modismos, já  ultrapassados: "a nível de...",  "tipo...(para hora ou local, etc)", sem esquecer de mencionar o "gerundismo" (proveniente do telemarkting, etc): "vamos estar fazendo...", vamos estar ligando...", "vamos estar pedindo...", etc;  e, o assim chamado "queísmo" (repetição "ad nauseam" do vocábulo que): vamos fazer de conta que você entendeu o que aquele candidato que mau fala e que escreve pior, que ele faz mesmo a diferença, só que na prática,  não se sabe que diferença é essa que ele insiste tanto em dizer que é capaz de fazer.

Consulte-se o Aurélio, o Houaiss, o Michaelis ou o VejaLarousse: diferença, significa o quê? Encontra-se lá o exato significado desse  vocábulo. Tirante o aritmético, ("resultado da operação de subtração"), tem-se mais  estes: - "Caráter que distingue um ser de outro, uma coisa de outra. Qualidade do que é diverso; disparidade. Falta de semelhança; desigualdade."

Que  sentido o  leitor entende  ocultar esta frase: - "Vamos fazer a diferença."  De que descuidado ponto de vista:  político? ético? administrativo? honestidade? competência? responsabilidade? aritmético?  O que  está embutido em frase, volto a repetir,  tão ambígua?

Campanha recente, com o mote  - "O dia de fazer a diferença", teve dia (faltou dizer a hora) previamente marcado:  27 de agosto, próximo passado. Salvo melhor juízo, e bota juízo nisso, a frase contém a mesma ambigüidade  "Diferença" escrita e falada  a mancheias. Dá para acreditar, caro leitor?  Eu não. E ponto.

Teria mais e melhor sentido se fosse dito assim: vamos fazer a soma (ou, a somatória)  de esforços (ou, trabalhos) para atingirmos nossa meta (ou, objetivo) depois dessas eleições de 2006; o dia de fazer a diferença (ou, diferente) entre a eleição passada e a próxima , para eleger-se os melhores candidatos, será no dia primeiro de outubro de 2006, etc.

Acho (poderia dizer penso, mas quero dar uma chance para o "achismo", caro leitor) que essa tal "diferença" caiu no agrado dos usuários do "Vamos fazer a diferença". E ponto, novamente.

Essa "diferença", que permeia e perpassa o discurso de meio-mundo de comunicadores oficiosos e oficiais , e de políticos, parece que foi (mau)copiada  (ou chupada) de famoso autor de livros de auto-ajuda, e depois se alastrou.


Há uma outra frase, "fazer mais com menos",  menos utilizada, da autoria de outro famoso, que é conhecida dos estudiosos da medicina ortomolecular.


Ousadamente entrei na seara dos comunicadores, e dos políticos,  que pronunciam  a frase:  -  "Vamos fazer a diferença". Com  a palavra os estudiosos do nosso  idioma pátrio.

 

 

P.S.:  A senadora Heloisa Helena, candidata a presidenta do Brasil, e em quem eu vou votar, (espero que todo concidadão brasileiro faça o mesmo), excelente comunicadora, professora universitária, está cada vez melhor nas entrevistas à TV Globo. Aquele casal que apresenta o telejornal JN tomou ou levou (o que dá no mesmo)  um "banho" da senadora HH, com todo o respeito que ela merece. Mais "banho" tomaram ou levaram os apresentadores do telejornal  BD Brasil, da mesma emissora, hoje de manhã. Apesar de que lhe tenham faltado com o devido respeito, mas ela corajosa  que é, não se intimidou e respondeu à altura, com a competência e a  integridade de sempre. "Et vive la difference!" A deselegância maior  ou caturrice, ficou por conta do entrevistador, aquele metido a poliglota, que corrigiu a senadora Heloisa Helena na pronúncia do nome Goebbels - finado ministro da propaganda do também finado  Hitler.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Senadora Heloisa Helena: competência, coragem, determinação

Senadora Heloisa Helena: competência, coragem, determinação

O ano de 2006 está chegando próximo do seu final.  O dia 13 de dezembro, o mesmo número que supersticiosos infundadamente receiam e que outros confian

A Praça e a iluminação natalina

A Praça e a iluminação natalina

Volto ainda uma vez ao tema: observador que sou, minimamente privilegiado, da praça que é do povo. Antes do elogiável trabalho de sua recuperação, pel

Muito mais vida, eterna diva!

Muito mais vida, eterna diva!

Aos 84 anos, ainda repleta de vitalidade, com seu raro talento e sua singular formosura (uma vez, em entrevista, ela disse, sempre bem humorada, intel

Ortotánasia

  A singular Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovada por unanimidade dos conselheiros, no dia 09 de novembro pp, que autoriza ao médi

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)