Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Confúcio Moura

Quem avisa amigo é - Por Confúcio Moura


  1. Quem avisa amigo é. Sobre passagens aéreas. Só serão liberadas, a não ser casos justificados e urgentes, aquelas que forem reservadas com 15 dias no mínimo. Motivo – preço da passagem. Uma passagem de um dia para o outro para São Paulo chega a custar mais de 5 mil reais. Planejada, mil reais.Gente de Opinião
     
  2. Viagens para o interior. Menos avião e mais ônibus. A Sugespe está providenciando a compra de passagens de ônibus. É até mais seguro que descer a BR de carro oficial.
     
  3. Nosso Governo controla o consumo de água e luz. Já teve escola, em passado recente que gastou 72 mil reais de energia num único mês. Alguma coisa está errada.
     
  4. As diárias aumentaram de valor. Muita gente viajava para o interior e o dinheiro não dava para o hotel e pra comida. Agora, pelo aumento, reduzir o número de dias, e pessoas.
     
  5. Com a INFOVIA e SEI (Sistema Eletrônico de Informações) não precisa de tanta gente pra cima e pra baixo. Não tarda e tudo será transmitido pelo computador em tempo real.
     
  6. Aposentadorias – ainda está demorando muito o tempo para se aposentar em Rondônia. Tem gente aguardando há mais de dois anos. Recomendo treinar o pessoal dos RHs e protocolos rígidos.
     
  7. SIMPLIFICAÇÃO DE PROCESSOS – Este assunto é importante. Porque tem gente que tem prazer de engavetar. São engavetadores da república. Um estranho prazer. Vamos estabelecer roteiros, normas escritas e dar publicidade. Todo processo deve estar no Portal da Transparência e o interessado saber com quem está. E o motivo da demora.
     
  8. FOLHA DE PONTO – Isto aqui é de matar. Todo mês sobe gente do interior à capital para entregar as benditas folhas de ponto. Grande parte extraviada. O servidor não recebe o salário. E aí vira um ziriguidum do diabo. Acabe com isto, pelo amor de Deus. Internet está aí nos seus beiços.
     
  9. Ah! meus queridos prefeitos, meu coração dói. Quero ajudar a todos, como sempre ajudei. Mas, este ano o dinheiro está curto. Aqui comigo vocês bem sabem, um pedacinho de pizza para cada um. Agora, a pizza deste ano ficou pequena demais.
     
  10. Caro Pimentel, não me leve a mal, porque lhe adoro, mas, vamos dar um jeito, contar moedas, para fazer cirurgias de catarata, tem muito velho precisando. E gente pobre. Vamos encarar deste desafio e zerar a fila?
     
  11. Cansei de ser besta. O Governo do Estado se metendo no que não deve. Rua da Beira – Governo fez. Anel Viário de Ji-Paraná, uma fortuna, vinte anos de promessa, Governo fazendo. Rodovia Cerejeiras a Pimenteira (BR federal), Governo fazendo até pontes. BR 421 trecho Km 90 a Campo Novo – federal – Governo fazendo e mais 70 milhões. Aeroporto de Ji-Paraná – voos parando. DER foi lá e fez. Levei a conta ao Governo Federal – 170 milhões. Rolo. Fui pra lá, fui pra cá, com a cara de Mané e nada. Nada, nada, nada. Teve gente que me falou: quem mandou você fazer? Viu! o que é que o Estado ganhou? Ainda bem que está servindo ao próprio Estado.
     
  12. Agora, vem a mesma ladainha. Hospital do Câncer de um lado, Irmãs Santa Marcelina do outro – reclamando da  poeira da Estrada  Expresso Porto. Tirei 1000 carretas do centro da cidade. E elas cortam voltas por ali. Virou uma nuvem de pó. Querem que o Governo asfalte. Obra federal. E agora José? A faca enfiada no meu umbigo. Nem morto vou fazer estrada toda. Só um pedacinho para não ser excomungado por São Judas e Santa Marcelina. Eu quero ir pro céu.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Urus e Pacaás

Urus e Pacaás

Vou inventar um nome aqui. Aliás, nomes. Porque falar em manter reserva de índio, florestas nacionais ou parques é motivo para ser assassinado. O no

Histórias inacreditáveis

Histórias inacreditáveis

Contar história é também uma arte e um ofício. E cada pessoa, depois de alguns “janeiros” nas costas, vai olhando pra trás e vê pelo retrovisor – a

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 60

Falei no capítulo 59 que daria um tempo para continuar com a série. Se não fizer esta pausa, terminarei repetindo demais, indo e voltando. Estou ven

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

O salto no escuro (uma história da pandemia COVID-19) Capítulo 59

Temos um ano, apenas, de convivência com o coronavírus (Covid-19). E o esforço tem sido enorme pelos profissionais de saúde para, pouco a pouco, ire

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)