Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Quem tiver culpa em cartório pode ficar de barbas de molho - Por Carlos Sperança



Ameaça de paralisia


O descaso das autoridades e o desconhecimento da população quanto à necessidade de sustentar as ações do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia tendem a levar o INPA à paralisia. A dotação caiu fortemente, mas não se viu ninguém acampando por lá a reclamar recursos para salvar a Amazônia desse desastre.Quem tiver culpa em cartório pode ficar de barbas de molho - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião
A desinformação é uma contradição no mundo integrado por uma crescente rede de informações. Recente pesquisa aponta que só 9% da população paulista sabe quem é o governador. Nos EUA, onde o acesso à informação é pleno, há muitos estudantes já sem a capacidade de escrever com uma caneta. Sem um teclado, falta-lhes o chão.

A ignorância sobre a realidade e as necessidades da Amazônia é grande pelo mundo afora. Acreditam a região habitada somente por índios, sem compreender a imensa explosão urbana trazida pelos projetos na indústria, mineração e agropecuária.

Pior: ignoram que a floresta capta a umidade do Atlântico e a bombeia para o interior da América do Sul, como se fosse uma caixa d’água continental. Menos verbas para o INPE significa mais prejuízos pela ignorância e menos conhecimento sobre como preservar e potencializar as qualidades da Amazônia.


Com rigor

Quem tiver culpa em cartório pode ficar de barbas de molho - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

Com a recente prisão do ex-presidente Lula e o enquadramento de tantas outras lideranças políticas nacionais como Aécio Neves cuja denúncia foi aceita no STF, já se vislumbra mais caciques a caminho do cadeião. O que se vê é que a justiça eleitoral vai agir com rigor nas eleições de 2018. Quem tiver culpa em cartório pode ficar de barbas de molho desde já.

A despedida
A prefeita de Vilhena Rosani Donadon (MDB) está se despedindo do cargo, afastada que foi pela justiça eleitoral, saindo com estilo se tornando o único caso do país de prefeitura pagar o 13º salário dos servidores municipais ainda em abril. Se poderá ser candidata nas eleições suplementares são outros quinhentos, mas deixa marcada a sua curta gestão pela eficiência.

Em junho
Acredita-se que as eleições suplementares em Vilhena serão realizadas em meados de junho. Os partidos já se mobilizam em torno das possíveis candidaturas. Japonês da Granja (PV), Raquel Donadon (MDB), Julio Olivar (Podemos) são alguns nomes já ventilados. O Partido dos Trabalhadores também anunciou que terá um nome competitivo para a peleja.

A renovação
Com a projeção de enorme renovação nos quadros da Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados no pleito de outubro existe grande preocupação dos atuais parlamentares com seus projetos de reeleição. Já, cravando um contraponto, aqueles postulantes novos agora lançados estão otimistas com a receptividade da população com suas novas propostas para os legislativos estadual e federal.

As pendências
É enorme o número de lideranças políticas rondonienses que caminha para o pleito de outubro com pendências na justiça eleitoral. A coisa vai de vereador a governador. Seja ao governo do estado, ao Senado, Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados os candidatos buscam condições de elegibilidade até o registro das candidaturas – o prazo é agosto para saírem do enquadramento da Lei da Ficha Limpa.


 

Via Direta

Quem tiver culpa em cartório pode ficar de barbas de molho - Por Carlos Sperança  - Gente de Opinião

*** Instado por familiares e amigos para disputar uma cadeira na Assembléia Legislativa, o popular Zecatraka teve que abdicar da peleja depois de uma delicada cirurgia *** Em Ariquemes as movimentações em torno da eleição suplementar avançam e o pleito deve contar com pelo menos três postulantes, sendo um deles do clã Donadon *** A sessão da Comissão de infraestrutura do Senado deu prioridade a recuperação da BR-364 na última terça-feira.
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Uma revoada de petistas nos municípios de Rondônia e do Acre

Gigantes e anõesHá pouco, por orientação da bióloga Ednair Nascimento, da Unir, foi identificada por paleontólogos uma espécie de tartaruga gigante

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

O PT do presidente Lula tem grandes dificuldades nas eleições municipais

Acelerando contra o crimeSe picar é uma necessidade para as cobras e rugir é próprio das feras, resolver problemas é uma obrigação para os seres hu

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

As autoridades municipais estão fazendo vistas grossas para a ocupação irregular as margens da BR-319

Todos ganhandoA tradição milenar e a ciência se juntam na abordagem do fenômeno climático do Aru. Em algumas mitologias indígenas, Aru seria um ser

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

Lideranças governistas consideram que no quadro atual Mariana Carvalho ganha no primeiro turno

O óleo ou a onça?A Amazônia está diante de problemas, desafios e escolhas que requerem debate democrático – amplo, sem descartar nenhuma das forças

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)