Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Educação

Raniery diz que a qualificação e capacitação é fundamental para o crescimento de uma região


 O Instituto Fecomércio Rondônia apresentou ao governador Confúcio Moura proposta de oferta de cursos de especialização para professores de química, física, matemática e história e para servidores públicos que atuam no sistema penitenciário do estado.

Existente há pelo menos 12 anos, a entidade firmou parceria no ano passado, após estudar diversas possibilidades, com a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), que atua há quase 50 anos no Brasil, na graduação e especialização de profissionais em diversas áreas.

“A qualificação e capacitação é fundamental para o crescimento de uma região, do país, e sabemos da sua preocupação, governador, com a educação”, disse o presidente da Federação do Comércio de Rondônia Raniery Coelho, no início do encontro, realizado na manhã da última segunda-feira (24), no Palácio Rio Madeira.

O diretor-superintendente do Instituto Fecomércio Waldy Fernando Bastos Ferreira disse que a proposta encontrou boa acolhida na Secretaria da Educação (Seduc), Superintendência de Gestão de Pessoas (Segep) e Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), informando ao governador que foram identificados quase 3 mil professores sem especialização.

“A especialização é muito importante, é uma exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O servidor público precisa acompanhar as mudanças, se preparar mais”, disse Waldy Ferreira, explicando que foi feita uma ampla pesquisa de campo no estado junto ao serviço público, com o Instituto Fecomércio identificando a necessidade de especialização para professores.

Os cursos de pós-graduação (especialização e MBA) certificados pela UVA duram 18 meses, mas podem ser ofertados pela metade do tempo, trabalhando com módulos quinzenais. São totalmente presenciais.

O govenador Confúcio Moura disse que os entendimentos podem continuar entre as áreas do governo, sinalizando com a oferta de dois cursos e ressalvando que a programação orçamentária para este ano está comprometida.

“A formação para o sistema penitenciário é importante, a situação nacional é gravíssima, temos de ir desconfigurando o modelo existente. No caso dos professores, temos excesso de pedagogos, pedagogos de ‘guerra’, que acabam fazendo de tudo. Eles podem ter essa especialização nas áreas de matemática, química, física e história, necessárias em nossas escolas,” disse o governador.

A presidente do Instituto de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) Adir Josefa Oliveira disse que alunos e professores da escola Abaitará, em Pimenta Bueno, precisam de especialização. Ela propôs foco no empreendedorismo e cooperativismo para os estudantes e a especialização oferecida pelo Instituto Fecomércio aos professores.

Segundo Waldy, a partir de uma demanda do Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil ) projeto pedagógico para formação em cooperativismo elaborado pelo Instituto Fecomercio foi aprovado pela UVA “e hoje é uma realidade.”

A UVA tem quatro campus na cidade e Sobral (CE) e as áreas de especialização em que atua são gestão, saúde, direito, educação e tecnologia da informação. São cerca de 54 temas diferentes de cursos. Ela atua em14 estados.

Segundo Waldy Ferreira, um dos diferenciais que levaram o Instituto Fecomércio a escolher a UVA foi a possibilidade de fazer customização dos cursos oferecidos, para atender a necessidade local. Os professores são da instituição ou da região em que serão instalados os cursos, e a estrutura do sistema S (Senai, Sesc e Senar) será utilizada para as aulas.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

Programa liderado pelo TCE promove grandes avanços na Educação de Rondônia

O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), uma ação inovadora realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), deve garantir a Rondônia

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Estudantes da educação infantil são beneficiados com vagas em instituições privadas custeadas pela Prefeitura de Porto Velho

Estudantes de Porto Velho que não conseguiram uma vaga na rede municipal durante o período da chamada escolar, serão contemplados com vagas em institu

Alunos concluem cursos e recebem certificados na Escola do Legislativo

Alunos concluem cursos e recebem certificados na Escola do Legislativo

Dezenas de alunos receberam certificados de conclusão de cinco cursos que foram ministrados na última semana na Escola do Legislativo (EL), da Assem

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas

Prefeitura de Porto Velho abre processo seletivo para contratação de serviços voluntários nas escolas

A Prefeitura de Porto Velho divulgou o edital do processo seletivo para contratação de serviços voluntários para atender o programa “Mãos dadas com a

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)