Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Municípios

Regional do TCE em Cacoal sedia curso realizado pela Escon sobre controles internos, riscos e governança


 
A Escola Superior de Contas, unidade de educação corporativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO), abriu oficialmente na segunda-feira (25), no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo em Cacoal, o curso Controles Internos, Riscos e Governança no Setor Público, ofertado a servidores públicos de municípios do interior do Estado.
 
As orientações e conhecimentos são repassados pelos instrutores Ismar Barbosa Cruz e Edison Franklin Almeida, que são auditores de controle externo do Tribunal de Contas da União (TCU). A capacitação tem um total de 24 horas-aula, sendo a primeira parte (12 horas) ministrada até esta terça-feira (26), com o instrutor Ismar, e a segunda (outras 12 horas), até esta quarta-feira (27), com Edison Franklin.
 
Já nesta quarta-feira, estará sendo aberta a segunda etapa do curso para os jurisdicionados do polo do Cone Sul do Estado. Serão mais 24 horas de capacitação, cabendo ao instrutor Ismar ministrar as primeiras 12 horas no auditório da Secretaria Regional de Controle Externo do TCE no município de Vilhena. A capacitação se encerra na próxima sexta-feira (29).
 
INSTRUTORES
 
Quanto aos instrutores, Ismar Barbosa, que ministra a primeira parte do curso, é bacharel em Direito e tem 30 anos de experiência em controle e auditoria do setor público (controles interno e externo). Já Edison Almeida é administrador e tem 23 anos de experiência em auditoria e gestão no setor público federal, sendo 21 deles no TCU.
 
O CURSO
 
O curso busca transmitir conceitos técnicos e administrativos sobre o assunto, discorrendo sobre particularidades dos órgãos de auditoria, em especial no que tange ao apoio ao controle externo. Nesse aspecto, destacam-se os princípios e componentes dos documentos COSO ICIF e ERM.
 
O método COSO foi criado em 1992 e teve sua segunda formulação em 2004. Explora como principais áreas de interesse a governança corporativa, ética de negócios, controles internos, gestão de riscos corporativos, fraudes e relatórios financeiros.
 
Outro objetivo do curso é o processo de gestão de riscos proposto na ISSO 31000, despertando uma reflexão sobre caminhos alternativos para implantação de gestão de riscos nos órgãos, conhecendo e identificando situações de possível utilização de diversos formatos de ações de controle baseados em risco.

Fonte: Ascom TCE-RO
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

Crescimento de Porto Velho favorece investimentos na área da construção civil

A construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira foi propulsora para o início de um ciclo de desenvolvimento em Porto Velho. O “boom” gerado pelas

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Moradores de Porto Velho têm opções para adquirir peixe fresco para a Sexta-feira Santa

Com a chegada do feriado Santo, os moradores de Porto Velho têm diversas opções para adquirir peixe fresco e garantir a refeição, mantendo a tradiçã

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Governo do Estado presta assistência às famílias vítimas das chuvas intensas em Cacoal

Diante da situação de calamidade pública e emergência decretada pela Prefeitura de Cacoal, após o transbordamento dos rios Tamarupa e Pirara, o Gove

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

Prefeitura de Porto Velho divulga edital para contratação de novos profissionais para área da saúde

A Prefeitura de Porto Velho convoca os profissionais da saúde aprovados em processo seletivo (regime celetista) nos termos do Edital nº 40/GAB/SEMAD/2

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)