Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Remanejamento de policiais é 'pá de cal' nas UPPs



Tâmara Freire e Isabela Vieira - Repórteres da EBC

Gente de Opinião

UPP da RocinhaTânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil

Um projeto inovador e ambicioso, as unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), não conseguiram completar sua missão. Criadas em 2008, eram a principal aposta da política de segurança do governo fluminense. O objetivo inicial era ocupar favelas da zona sul, visando à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. Depois, as autoridades justificaram as ocupações como forma de enfrentar o controle armado dessas áreas pelo tráfico de drogas ou milícias.

Especialistas em segurança e direitos humanos ouvidos pela Rádio Nacional afirmam que, às vésperas de completar 10 anos, o projeto passou ao largo de suas pretensões. Eles destacam, porém, que a redução de um terço do efetivo e mudanças administrativas são uma forma de sepultar as UPPs.

O coordenador do Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e um dos principais estudiosos do tema, Ignácio Cano, disse que nunca houve um projeto claro para as unidades.

Segundo o sociólogo, as UPPs foram instaladas sem planejamento. No entanto, com a subordinação das unidades aos batalhões de cada localidade, e não mais a uma coordenadoria, fica clara a intenção de acabar com o programa nas 38 bases onde funciona, destacou o sociólogo.

Cano não vê um problema em si na realocação dos policiais, mas no conjunto das mudanças divulgadas pelo governo. “Acho, inclusive, que as UPPs foram muito rígidas quanto à falta de mobilidade dos policiais. Porém, a mudança administrativa é o que me parece mais grave na descaraterização do projeto”, explicou. “Uma das primeiras marcas das UPPS era criar uma estrutura paralela e diferente aos batalhões, de polícia diferente [comunitária].”

A coordenadora do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, Sílvia Ramos, concorda com Cano. Para Sílvia, a subordinação das UPPs aos batalhões “é uma pá de cal” sobre o programa. A cientista social chegou a coordenar um braço do programa, a UPP Social, que buscava levar ações sociais às comunidades com essas estruturas, e já havia alertado sobre a disseminação, entre os policiais das UPPs, “das piores táticas” dos batalhões tradicionais. Ela destacou o confronto armado, a execução de suspeitos e a adulteração de cenas de crimes.

A pesquisadora vê na saída dos policiais das UPPs uma forma de atender às cobranças da classe média por policiamento. “Os moradores de favela sentem que segurança pública é um direito que eles têm, como o resto da cidade”, disse Sílvia. “Retirar as unidades, qualquer coisa que sinalize o abandono, é o pior cenário. A intenção por trás fica parecendo: 'vamos entregar essa área [a bandidos] e salvar o asfalto, que é da classe média'.” Para a cientista social, esta seria a maior derrota do Rio de Janeiro nos últimos anos, na última década.

Sílvia é uma das coordenadoras de estudo divulgado nesta semana com moradores de 37 comunidades com bases de UPP. Apesar de a maioria dos moradores das comunidades não ter visto melhora, tampouco piora com a instalação das unidades de Polícia Pacificadora, a maioria quer que o programa seja mantido, com modificações estruturais. Uma das cobranças da população é justamente o fortalecimento do policiamento comunitário.

“Se é para mudar a relação entre polícia e comunidade, um requisito essencial, até para diminuir a violência, com a comunidade confiando na polícia, é preciso que as pessoas sintam que a polícia está lá para protegê-la. Porém, neste propósito, fracassamos [as UPPs] de forma estrondosa”, afirmou Cano, sobre a principal crítica dos moradores.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)