Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Reta final dos ensaios das escolas de samba - Por Zekatraca


 

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Antigamente num domingo como o de hoje, a coluna do Zekatraca saia de circulação e só voltava no mês de outubro.
 
 
********
É isso mesmo, naquele tempo, parávamos de escrever a Lenha na Fogueira que era “Esquentando os Tamborins”, no domingo após a quarta feira de cinzas. Quem transformou a coluna em diária foi o saudoso Emir Sfair quando abriu espaço no Diário da Amazônia.
 
 
********
A mudança de “Esquentando os Tamborins” para “Lenha na Fogueira” aconteceu porque, no Diário da Amazônia, começamos a escrever justamente no mês de junho, tempo de quadrilha e boi bumbá, ou melhor, das festas folclóricas, como o Arraial Flor do Maracujá. Não tinha como permanecer com o título de “Esquentando os Tamborins”. Quem sugeriu o “Lenha na Fogueira” foi o artista plástico e chargista João Zoghbi.
 

********Gente de Opinião

Lembro que na coluna após o carnaval, a de encerramento, eu publicava o nome de todos os colaboradores. Aí a turma ficava sabendo quem entregou quem. Paramos de citar os nomes e assumimos todas as “porradas”.
 
 
********
A Lenha na Fogueira é da idade do Diário da Amazônia e foi também no Diário que alcançou maior sucesso. Graças a Deus nossa coluna é acompanhada por muitos leitores, podemos até arriscar que mais de mil pessoas leem nossas besteiras diariamente. Obrigado a vocês queridos leitores.
 
********
 
Assim sendo e como não mais paramos de escrever. Até porque o carnaval ainda não acabou em Porto Velho, uma vez que no próximo sábado dia 24, ainda teremos os desfiles das escolas de samba, vamos continuar a publicar sobre os bastidores das nossas agremiações carnavalescas.
 
 
********
 
Ontem a escola de samba Asfaltão completou 47 anos de carnaval. O Asfaltão surgiu como bloco de Originalidade categoria pela qual ganhou muitos títulos. Acontece que pouca gente se ligava nos títulos vencidos pela agremiação, que nasceu na equipe que trabalhava asfaltando Porto Velho. Daí o nome de Asfaltão.
 
 
********
Acontece que a maioria pensava, que só quem disputava como Bloco de Originalidade era o Rei da Selva e o bloco do Inácio Campos e esqueciam do Asfaltão. Só na década de 1980 foi que a escola preto e amarela, passou a disputar pela categoria bloco de empolgação, Escola de Samba do Segundo Grupo e por fim, pelo grupo Especial. Hoje o Asfaltão é considerado como uma das melhores escolas de samba de Rondônia.
 
 
*******
 
Por falar em escola de samba, a São João Batista recebeu um brinde do Grupo SGC que com certeza, vai fazer a diferença nas arquibancadas e camarotes durante seu desfile. Foram leques com a letra do samba enredo que conta a história do Manelão. Legal essa iniciativa da direção do SGC. Tudo graças ao enredo sobre a história de Assis e Nair que a escola mostrou na avenida no carnaval de 2016.
 
 
********
Uma escola de samba que está bombando nos ensaios é a Império do Samba. Mirim acertou em cheio ao passar a direção de carnaval para a equipe da quadrilha JUABP. As concorrentes que se cuidem, pois o João Big não cansa de falar que a Império do Samba veio pra ficar no grupo especial.
 
 
********
Assim sendo Diplomatas, João Batista e Asfaltão têm que se virar para continuar na elite do carnaval de Porto Velho.
 
 
********
Pelo grupo de acesso tudo indica que a Acadêmicos da Zona Leste vai dominar e conseguir passar para o grupo especial no carnaval de 2019.
 
 
*******
Depois que o Severino Castro “implorou” aos quadrilheiros que desfilem pela escola Os Diplomatas as concorrentes estão tremendo. A turma GLBTS está caprichando nas fantasias. É cada uma mais bonita que a outra. Sorte do Jair Monteiro.
 
 
*******
Quem vai cair eu não sei! Sei que a disputa no grupo de acesso das escolas de samba, vai ser bastante acirrada.
 
 
 
 

Gente de Opinião

 
 
 
 

Reta final dos ensaios
das escolas de samba

 
Gente de Opinião

As escolas de samba de Porto Velho entram na reta final dos preparativos, visando os desfiles que vão acontecer no próximo sábado dia 24.
 
Sete escolas de samba, sendo três do grupo de acesso Acadêmicos da Zona Leste, Unidos da Rádio Farol e Acadêmicos do Armário Grande e quatro do grupo especial Império do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Os Diplomatas e Asfaltão estarão mostrando seus enredos na passarela do samba “Edson Fróes”, a partir das 19h30 de sábado na “Cidade da Cultura” (Parque dos Tanques), com o apoio da prefeitura de Porto Velho através da Funcultural e governo do estado através da Sejucel.
 
Segundo o presidente da Funcultural Antônio Ocampo Fernandes, pela parte da prefeitura está tudo correndo dentro do cronograma pré agendado. “Até quarta feira, começamos a montar a parte da estrutura que nos cabe”, disse Ocampo Fernandes enquanto isso, o responsável pelo Departamento de Cultura da Sejucel Fabiano Barros informou a nossa reportagem, que a Licitação da Estrutura, vai acontecer no próximo dia 21 e que tudo está correndo dentro do que reza a burocracia. “Por ordem do superintendente Rodnei Paes estaremos acompanhando de perto os trâmites da Licitação. Provavelmente no dia 22, já estaremos montando toda a estrutura de arquibancadas, camarotes, sonorização, iluminação e tudo que cabe ao governo do estado”, disse Fabiano.
 
 
Menos tempo de desfiles
 
Gente de Opinião

 A Federação das Escolas de Samba já providenciou o ajuste do Regulamento que deve ser seguido pelas agremiações filiadas, nos desfiles deste ano. “A novidade é que diminuímos o tempo de desfile, tanto das escolas do grupo de acesso, como do grupo especial. Os dirigentes concordaram que o grupo de acesso terá que desfilar em no mínimo 30 minutos e no máximo em 40 minutos e que as escolas do grupo especial desfilarão em no mínimo 40 minutos e no máximo 50 minutos”, disse o presidente Hudson Mamedes. Os desfiles acontecerão em um único dia, ou seja, sábado dia 24 na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques) obedecendo a seguinte ordem:
Acadêmicos do Armário Grande, Unidos da Rádio Farol e Acadêmicos da Zona Leste pelo grupo de acesso.
Império do Samba, Acadêmicos do São João Batista, Os Diplomatas, O Asfaltão pelo grupo especial.
Os desfiles estão marcados para iniciar as 19h30.
 
Enredos
 
Gente de Opinião
 
Quatro escolas de samba vão homenagear personagem que militam ou militaram na cultura de Rondônia: Unidos da Rádio Farol “Pintando e Desenhando a Vida – João Zoghbi, Cores na Avenida”; Os Diplomatas - “Mestre Severino seus Caminhos, suas histórias, - Rondônia em Arte, Folclore e Folia”; Asfaltão – “Do Forte Príncipe ao Porto. Hoje Bainha é Rei na Corte do Tigre” e São João Batista: “Manelão o General da Folia, o Rei da Alegria”.
 
As demais escolas vão cantar na Passarela do Samba Edson Fróes samba sobre os temas: Acadêmicos da Zona Leste – “É Mentira, Quem Quiser que Conte Outra”. Império do Samba “Do Sol ao Carnaval – Império – A Chama que Ilumina a Vida”. A escola de samba Acadêmicos do Armário Grande não atendeu nossa solicitação quanto ao título do seu tema.
 
Ensaios
 
Asfaltão ensaia na Tenda do Tigre a rua Jacy Paraná sempre a partir das 20 horas. Hoje o encontro é no Bar do Calixto a partir das 12 horas.
 
Os Diplomatas – Ensaia na Praça São José - Bairro do Mocambo a partir das 20 horas, o ensaio geral será na próxima sexta feira dia 23.
 
São João Batista ensaia de terça a sexta, no Parque dos Tanques a partir das 20 horas.
 
A Império do Samba ensaia no Cedel do Três e Meio (Areal da Floresta) a partir das 20 horas, de terça a sexta feira.
Acadêmicos da Zona Leste ensaia no Parque dos Tanques a partir das 20 horas, de terça a sexta feira.

Unidos da Rádio Farol ensaia no barracão da Álvaro Maia atrás do colégio Castelo Branco de terça a sexta feira, a partir das 20 horas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)