Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

'Retrocesso', diz Requião sobre voto distrital misto


 'Retrocesso', diz Requião sobre voto distrital misto - Gente de Opinião

Paraná 247 - O senador Roberto Requião (PMDB-PR) criticou a aprovação do voto distrital misto pela Casa. "Senado aprova voto distrital misto,que transforma deputados estaduais e federais em corretores de pequenos favores, despolitizados, analfabetos políticos. A politica macro fica por conta do capital e dos bancos. Não mais politicas de educação ,saúde e tributarias. Retrocesso!", disse o parlamentar no Twitter.

O voto distrital misto tem dois sistemas: o majoritário – atualmente válido nas eleições para presidente, governador, senador e prefeito, que valeria para as escolhas nos distritos – e o proporcional, que privilegia os partidos como acontece hoje nas eleições para deputados e vereadores.

No sistema majoritário, são eleitos os que recebe, mais votos dentre todos os candidatos, e, no proporcional, são eleitos os mais votados dentro de cada partido ou coligação, de acordo com o número de vagas a que cada partido ou coligação tem direito.

Segundo a proposta, estados e municípios serão divididas pela Justiça Eleitoral em distritos. O número de distritos será equivalente à metade das cadeiras disponíveis para cada função. Cada partido poderá registrar uma candidatura por distrito.

Pelo projeto, o eleitor deverá votar em um postulante de seu distrito e em uma lista ordenada de um partido. Os votos partidários determinam a distribuição das cadeiras pelo sistema proporcional.

Será eleito o candidato mais votado em cada distrito, e as outras vagas serão preenchidas pelos candidatos de acordo com as listas ordenadas pelos partidos.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

Empresários pagam muito caro por taxa de resíduos sólidos para uma cidade tão suja, diz presidente a ACR

O presidente da Associação Comercial de Rondônia (ACR), Vanderlei Oriani, fez um desabafo na segunda-feira 15.04, ao comentar o absurdo de mais uma

Fora do páreo

Fora do páreo

Como é de conhecimento público, o deputado federal Fernando Máximo está fora da disputa pela prefeitura de Porto Velho. Seu partido, União Brasil, p

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

O aumento da corrupção no país: Brasil, que país é este?

Recentemente, a revista The Economist, talvez a mais importante publicação sobre a economia do mundo, mostrou, um retrato vergonhoso para o Brasil n

Espero que não aconteça com a doutora Euma o mesmo que aconteceu com o doutor Walter

Espero que não aconteça com a doutora Euma o mesmo que aconteceu com o doutor Walter

Experiente, lúcida, dotada de extraordinária capacidade intelectual e de uma visão aquilina dos assuntos pertinentes à sua cidade, Euma Tourinho pod

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)