Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Revelada a maior fraude política da história da internet


Revelada a maior fraude política da história da internet - Gente de Opinião

247 – O maior escândalo político da história da internet foi revelado neste sábado pelo jornal britânico The Observer: a empresa Cambridge Analytica, financiada por bilionários americanos, manipulou mais de 50 milhões de perfis no Facebook para fomentar uma campanha de ódio e ajudar a eleger Donald Trump. A denúncia foi feita por Christopher Wyllye, que decidiu colaborar com a Justiça. Segundo ele, a empresa foi criada para "manipular os demônios internos dos usuários do Facebook e, assim, influenciar as eleições". Até recentemente, a empresa era capitaneada por Steve Bannon, ex-assessor de Trump, que hoje presta consultoria à extremista Marine Le Pen, na França. No Brasil, a Cambridge Analytica se aproximou do prefeito de São Paulo, João Doria.

Leia, abaixo, texto da Reuters sobre o caso:

(Reuters) - A empresa de análise de dados Cambridge Analytica colheu informações privadas de mais de 50 milhões de usuários do Facebook no desenvolvimento de técnicas para beneficiar a campanha eleitoral do presidente Donald Trump em 2016, informaram o New York Times e o The Observer, de Londres, neste sábado.

Os jornais, que citaram ex-funcionários, associados e documentos da Cambridge Analytica, disseram que a violação de dados foi uma das maiores da história do Facebook.

O Facebook anunciou na noite de sexta-feira que suspendeu a Cambridge Analytica depois de verificar que a política de privacidade de dados foi mesmo violada.

O The Observer publicou que a Cambridge Analytica usou os dados, colhidos sem autorização no início de 2014, para construir um programa de software capaz de prever e influenciar as escolhas nas urnas.

O artigo do The Observer citou o delator Christopher Wylie da Cambridge Analytica, que trabalhou com um acadêmico na Universidade de Cambridge para obter os dados, dizendo que o sistema poderia avaliar eleitores de modo a direcionar anúncios políticos personalizados.

Os mais de 50 milhões de perfis representavam cerca de um terço dos usuários ativos da América do Norte e cerca de um quarto dos eleitores em potencial dos EUA na época, disse o jornal.

“Exploramos o Facebook para colher perfis de milhões de pessoas e construímos modelos para explorar o que sabíamos sobre eles e atacar seus medos internos. Essa foi a base sobre a qual toda a empresa foi construída”, disse Wylie segundo citação do The Observer.

O New York Times disse que entrevistas com meia dúzia de ex-funcionários da Cambridge Analytica, e uma revisão dos emails e documentos da empresa, revelaram que a empresa não só explorava os dados privados do Facebook como ainda mantinha a maior parte ou a totalidade das informações.

O The Observer disse que os dados foram coletados através de um aplicativo chamado “thisisyourdigitallife”, criado pelo acadêmico Aleksandr Kogan, à parte de seu trabalho na Universidade de Cambridge.

Por meio da empresa de Kogan Global Science Research (GSR), em colaboração com a Cambridge Analytica, centenas de milhares de usuários foram pagos para fazer um teste de personalidade e concordaram em ter seus dados coletados para uso acadêmico, afirmou o The Observer.

No entanto, o aplicativo também coletou a informação dos amigos de Facebook daqueles que fizeram os testes, levando ao acúmulo de dados de dezenas de milhões de usuários, disse o jornal. A reportagem ainda esclareceu que a “política de plataforma” do Facebook só permitiu a coleta de dados dos amigos dos que concordaram em fazer o teste para melhorar a experiência do usuário no aplicativo, impedindo que os dados fossem vendidos ou usados para propaganda.

O Facebook disse em comunicado na sexta-feira que suspendeu a Cambridge Analytica e o Strategic Communication Laboratories (SCL) depois de receber relatórios que não excluíram informações sobre usuários do Facebook que foram compartilhados de forma inadequada.

Um porta-voz da Cambridge Analytica disse que a GSR “estava contratualmente comprometida por nós a obter apenas dados de acordo com a Lei de Proteção de Dados do Reino Unido e buscar o consentimento informado de cada respondente”.

“Quando posteriormente ficou claro que os dados não foram obtidos pela GSR de acordo com os termos de serviço do Facebook, a Cambridge Analytica eliminou todos os dados recebidos da GSR”, disse ele. 

O Strategic Communication Laboratories e a campanha de Trump não foram encontrados para comentar as acusações.

O Facebook não mencionou a campanha de Trump ou qualquer outra campanha em sua declaração, que foi atribuída ao vice-conselheiro geral da rede social, Paul Grewal.

“Nós tomaremos ações legais, se necessário, para responsabilizá-los e responder por qualquer comportamento ilegal”, disse o Facebook, acrescentando que continua investigando o caso.

A campanha de Trump contratou a Cambridge Analytica em junho de 2016 e pagou mais de 6,2 milhões de dólares, de acordo com os registros da Comissão Eleitoral Federal. 

Em seu site, Cambridge Analytica diz que “forneceu a campanha Donald J. Trump para a presidência experiência e ideias que o ajudaram a chegar na Casa Branca”. 

Uma fonte próxima às investigações do Congresso norte-americano sobre a intromissão russa na campanha de 2016 disse que a campanha Trump provavelmente precisará dizer se estava ciente dos métodos da Cambridge Analytica para obter seus dados ou se os dados foram utilizados durante a eleição. 

O Facebook disse na sexta-feira disse que Kogan apresentou seu aplicativo no Facebook como “um aplicativo de pesquisa usado por psicólogos”. Cerca de 270 mil pessoas baixaram o aplicativo e, ao fazê-lo, deram o seu consentimento para que Kogan acessasse informações como a cidade que definiram em seu perfil ou conteúdo que gostaram, bem como informações mais limitadas sobre amigos.

O Facebook disse que Kogan ganhou acesso às informações “de forma legítima”, mas “ele não seguiu na sequência nossas regras”, ao dizer que ao repassar as informações para terceiros, incluindo SCL / Cambridge Analytica e Wylie da Eunoia “ele violou nossa políticas “.

Confira aqui a reportagem do The Guardian e, abaixo, uma tradução:

Revelado: 50 milhões de perfis de Facebook colhidos para a empresa Cambridge Analytica em grande violação de dados!

Denunciante descreve como a empresa e ex-conselheiro de Trump, Steve Bannon compilou dados de usuários para direcionar os eleitores americanos.

A empresa de análise de dados que trabalhou com a equipe eleitoral de Donald Trump e a campanha vencedora do Brexit colheram milhões de perfis de usuários do Facebook, em uma das maiores violações de dados do gigante de tecnologia, e as usaram para construir um poderoso programa de software para prever e influenciar escolhas nas urnas.

Um denunciante revelou ao Observer como a Cambridge Analytica - uma empresa pertencente ao bilionário de hedge funds Robert Mercer e encabeçada na época pelo principal assessor de Trump, Steve Bannon - usou informações pessoais tomadas sem autorização no início de 2014 para construir um sistema que pudesse perfilar eleitores individuais dos EUA, a fim de direcioná-los com anúncios políticos personalizados.

Christopher Wylie, que trabalhou com um acadêmico da Universidade de Cambridge para obter os dados, disse ao Observer: "Exploramos o Facebook para colher perfis de milhões de pessoas. E construímos modelos para explorar o que sabíamos sobre eles e direcionamos seus demônios internos. Essa foi a base em que toda a empresa foi construída. "

Documentos vistos pelo Observer e confirmados por um comunicado do Facebook mostram que no final de 2015 a empresa descobriu que a informação havia sido colhida em uma escala sem precedentes. No entanto, falhou ao alertar os usuários e tomou apenas medidas limitadas para recuperar e proteger a informação privada de mais de 50 milhões de pessoas.

O New York Times informa que cópias dos dados colhidos para Cambridge Analytica ainda podem ser encontradas on-line; sua equipe de relatórios havia visto alguns dos dados brutos.

Os dados foram coletados através de um aplicativo chamado thisisyourdigitallife, construído pelo acadêmico Aleksandr Kogan, separadamente de seu trabalho na Universidade de Cambridge. Através de sua empresa Global Science Research (GSR), em colaboração com a Cambridge Analytica, centenas de milhares de usuários cobaias foram pagos para fazer um teste de personalidade e concordaram em ter seus dados coletados para uso acadêmico.

No entanto, o aplicativo também coletou a informação de amigos de Facebook dessas cobaias, levando ao acúmulo de um grupo de dados de dezenas de milhões de pessoas. A "política de plataforma" do Facebook permitiu apenas a coleta de dados de amigos para melhorar a experiência do usuário no aplicativo e proibiu sua venda ou uso para publicidade.

A descoberta da coleta de dados sem precedentes e o uso que foi feito, levanta novas e urgentes questões sobre o papel do Facebook em alvejar os eleitores nas eleições presidenciais dos EUA. Vem semanas depois de acusações de 13 russos por um advogado especial Robert Mueller, que afirmou ter usado a plataforma para perpetrar "guerra de informação: Warfare Information" contra os EUA.

A Empresa Cambridge Analytica e Facebook são alvo de um inquérito sobre dados e políticas pelo Comitê Britânico do Comissário de Informação. Separadamente, a Comissão Eleitoral também está investigando o papel que a Cambridge Analytica desempenhou no referendo da UE.

"Estamos investigando as circunstâncias em que os dados do Facebook podem ter sido ilegalmente adquiridos e usados", disse a comissária Elizabeth Denham. "Faz parte da nossa investigação em curso sobre o uso da análise de dados para fins políticos, que foi lançado para considerar como os partidos políticos e as campanhas, as empresas de análise de dados e as plataformas de redes sociais no Reino Unido estão usando e analisando a informação pessoal das pessoas para captar eleitores."

Na sexta-feira, quatro dias após o Observer ter procurado ouvir os envolvidos em comentar esta história, no entanto mais de dois anos após a violação dos dados ter sido informado pela primeira vez, o Facebook anunciou que estaria suspendendo a Cambridge Analytica e Kogan da plataforma, enquanto aguardava informações adicionais sobre o uso indevido de dados. Separadamente, os advogados externos do Facebook advertiram o Observer na sexta-feira, fazendo alegações "falsas e difamatórias" e reservaram a posição legal do Facebook.

No mês passado, o Facebook e o CEO da Cambridge Analytica, Alexander Nix, disseram em um inquérito parlamentar sobre notícias falsas que a empresa não tinha ou usava dados privados do Facebook.

Simon Milner, diretor de política do Reino Unido do Facebook, quando perguntado se Cambridge Analytica tinha dados do Facebook, disse aos deputados: "Eles podem ter muitos dados, mas não serão dados de usuários do Facebook. Pode ser dados sobre pessoas que estão no Facebook que eles mesmo juntaram, mas não são dados que fornecemos ".

O executivo-chefe da Cambridge Analytica, Alexander Nix, disse ao inquérito: "Nós não trabalhamos com dados do Facebook e não temos dados do Facebook".

Wylie, um especialista canadense em análise de dados, que trabalhou com Cambridge Analytica e Kogan para conceber e implementar o esquema, mostrou um dossiê de evidências sobre o uso indevido de dados ao Observer, que parece suscitar questões sobre o seu testemunho. Ele repassou para a unidade de crimes cibernéticos da Agência Nacional de Crime e ao Comissário da Informação. O Dossiê inclui e-mails, faturas, contratos e transferências bancárias que revelam mais de 50 milhões de perfis - principalmente pertencentes a eleitores registrados dos EUA - foram colhidos do site em uma das maiores quebras de dados do Facebook.

O Facebook na sexta-feira disse que também estava suspendendo Wylie de acessar a plataforma enquanto realizava sua investigação, apesar de seu papel como denunciante.

No momento da violação dos dados, Wylie era um funcionário da Cambridge Analytica, mas o Facebook descreveu como trabalhando para a Eunoia Technologies, uma empresa que ele criou por conta própria depois de deixar seu antigo emprego no final de 2014.

A evidência que Wylie forneceu às autoridades do Reino Unido e dos EUA inclui uma carta dos próprios advogados do Facebook enviados a ele em agosto de 2016, pedindo-lhe para destruir todos os dados que ele considerou que foram coletados pela GSR, a empresa criada por Kogan para colher os perfis.

Essa carta legal foi enviada vários meses depois que o Guardian primeiro relatou a violação e dias antes do anúncio oficial de que Bannon estaria assumindo como gerente de campanha para Trump e trazendo a Cambridge Analytica com ele.

"Como esses dados foram obtidos e utilizados sem permissão, e porque o GSR não estava autorizado a compartilhar ou vendê-lo, não pode ser usado de forma legítima no futuro e deve ser excluído imediatamente", disse a carta.

O Facebook não procurou uma resposta quando a carta inicialmente não foi respondida por semanas porque Wylie estava viajando, nem acompanhava verificações forenses em seus computadores ou armazenamento, disse ele. "Isso para mim foi a coisa mais surpreendente. Eles esperaram dois anos e não fizeram absolutamente nada para verificar se os dados foram excluídos. Tudo o que eles me pediram para fazer era marcar uma caixa em um formulário e publicá-lo de volta."

Paul-Olivier Dehaye, especialista em proteção de dados, que encabeçou os esforços investigativos no gigante técnico, disse: "O Facebook negou e negou e negou isso. Ele induziu em erro os deputados e os investigadores do Congresso e falhou em suas obrigações de respeitar a lei.

"Tem a obrigação legal de informar aos reguladores e indivíduos sobre essa violação de dados, e não o fez. Fracassou repetidas vezes em ser aberto e transparente ".

A maioria dos estados americanos possui leis que exigem notificação em alguns casos de violação de dados, incluindo a Califórnia, onde o Facebook está baseado.

O Facebook nega que a colheita de dezenas de milhões de perfis pela GSR e Cambridge Analytica fosse uma violação de dados. Ele disse em uma declaração que Kogan "obteve acesso a esta informação de forma legítima e através dos canais apropriados", mas "não seguiu subsequentemente nossas regras", porque passou as informações para terceiros.

O Facebook disse que removeu o aplicativo em 2015 e exigiu a certificação de todos com cópias de que os dados foram destruídos, embora a carta a Wylie não tenha chegado até o segundo semestre de 2016. "Estamos empenhados em aplicar vigorosamente nossas políticas para proteger a informação das pessoas . Tomaremos as medidas necessárias para que isso aconteça ", afirmou Paul Grewal, vice-presidente do Facebook, em um comunicado. A empresa está agora investigando relatórios de que nem todos os dados foram excluídos.

Kogan, que anteriormente não relatou ligações com uma universidade russa e que recebeu subsídios russos para pesquisa, teve uma licença do Facebook para coletar dados de perfil, mas foi apenas para fins de pesquisa. Então, quando ele abriu informações para o empreendimento comercial, ele estava violando os termos da empresa. Kogan mantém tudo o que ele fez legal e diz que ele teve uma "relação de trabalho" com o Facebook, que lhe concedeu permissão para seus aplicativos.

O Observer viu um contrato com data de 4 de junho de 2014, o que confirma que a SCL, uma afiliada da Cambridge Analytica, celebrou um acordo comercial com a GSR, totalmente fundamentada na colheita e processamento de dados do Facebook.

A Cambridge Analytica gastou cerca de US $ 1 milhão na coleta de dados, o que gerou mais de 50 milhões de perfis individuais que poderiam ser acompanhados por listas eleitorais. Em seguida, utilizou os resultados do teste e os dados do Facebook para construir um algoritmo que poderia analisar os perfis individuais do Facebook e determinar traços de personalidade ligados ao comportamento de votação.

O algoritmo e o banco de dados juntos fizeram uma poderosa ferramenta política. Permitiu uma campanha para identificar possíveis eleitores indecisos e criar mensagens mais propensas a repercurtir.

"O produto final do conjunto de treinamento é criar um" padrão-ouro "para entender a personalidade a partir de informações de perfil do Facebook", especifica o contrato. Promete criar um banco de dados de 2 milhões de perfis "correspondentes", identificáveis e vinculados aos registros eleitorais, em 11 estados, mas com espaço para expandir muito mais.

Na época, mais de 50 milhões de perfis representavam cerca de um terço dos usuários ativos da América do Norte e quase um quarto dos potenciais eleitores dos EUA. No entanto, quando perguntado pelos deputados se algum dos dados da sua empresa havia vindo do GSR, Nix disse: "Tivemos um relacionamento com o GSR. Eles fizeram algumas pesquisas para nós de volta em 2014. Essa pesquisa provou ser infrutífera e então a resposta é não."

Cambridge Analytica disse que seu contrato com o GSR estipulava que Kogan deveria solicitar o consentimento formal para a coleta de dados e não tinha motivos para acreditar que ele não faria.

O GSR foi "liderado por um acadêmico aparentemente respeitável em uma instituição de renome internacional que nos fez compromissos contratuais explícitos sobre a sua autoridade legal para licenciar dados para as eleições SCL", disse um porta-voz da empresa.

A SCL Elections, uma afiliada, trabalhou com o Facebook durante o período para garantir que nenhum termo tenha sido "violado conscientemente" e fornecido uma declaração assinada de que todos os dados e derivados foram excluídos, disse ele. Cambridge Analytica também disse que nenhum dos dados foi usado nas eleições presidenciais de 2016.

O advogado de Steve Bannon disse que não tinha comentários porque seu cliente "não sabe nada sobre as afirmações que estão sendo afirmadas". Ele acrescentou: "A primeira vez que o senhor Bannon ouviu sobre estes relatórios foi de investigações da mídia nos últimos dias". Ele encaminhou os questionamentos a Nix.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

Especialistas apontam erro grave de Lula na comparação entre conflito Israel-Hamas com Holocausto

A recente comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre o conflito entre Israel e Hamas e o Holocausto gerou fortes reações, tant

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Demanda histórica, ponte internacional de Guarajá-Mirim tem edital lançado: conexão entre Brasil e Bolívia

Considerada um dos destaques do Novo PAC para a região Norte, a ponte rodoviária que fará a ligação entre Brasil e Bolívia, pela BR-425/RO, está c

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Sebrae RO abre 2ª Chamada para Missão Internacional em Barcelona

Considerado o principal evento internacional para cidades, o Smart City Expo World Congress 2023 acontece na primeira quinzena de novembro em Barcel

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Ponte internacional Brasil-Bolívia terá edital de licitação lançado em novembro pelo Ministério dos Transportes

Importante para fortalecer a integração sul-americana, a ponte rodoviária que ligará Brasil e Bolívia, na BR-425/RO, está mais perto de se tornar re

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)