Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Ritual de Judas na Amazônia - Por Zekatraca


HISTÓRIA

Ritual de Judas na Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Célio Leandro apresenta

Ritual de Judas na Amazônia

O professor mestre em história Célio Leandro vai apresentar ao mundo literário de Porto Velho, na próxima segunda feira dia 2, no Teatro Banzeiros a obra “Ritual de Judas na Amazônia”.

O livro aborda o mundo ribeirinho seringueiro e sua religiosidade, trás a história do primeiro ciclo da borracha e a análise do ritual religioso de Judas. Verifica-se que o ritual para os seringueiros tem outra conotação do Judas urbano, lá o Desdito é o próprio seringueiro, que vê neste momento uma maneira de buscar sua auto salvação, uma auto purificação... O Judas urbano busca vingança de algum personagem no grato....

Show musical

O será aberto com o show do cantor Silvinho Santos, apresentando um repertório com músicas de sua autoria que fazem parte do CD “Só Sei que Sou do Norte” lançado recentemente e cuja música de trabalho é “À Portovelhera”. “O Célio é meu amigo, além de que o admiro pela sua dedicação a pesquisa sobre a nossa história. Com certeza quem ler o livro que será apresentado segundo feira “O Ritual de Judas na Amazônia” vai gostar e recomendar”, disse Silvinho.

Sobre o autor

Ritual de Judas na Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Célio Leandrt é formado em história pela UNIR, Mestre em história, pela PUC/RS, professor da rede pública e privada, é especialista em História Regional. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a presença de Euclides da Cunha na Amazônia e suas Decorrências.

Ritual de Judas na Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

Serviço

O que – Lançamento do livro Ritual de Judas na Amazônia de Euclides da Cunha

Dia – 02 de outubro

Hora – 19 horas


Local – Teatro Banzeiros a rua José do Patrocínio em Porto Velho.


 Lenha na Fogueira

Segunda feira dia 2, o município de Porto Velho completa 103 de criação. 103 anos sofrendo de tudo quanto é mazela e mesmo assim, nosso município segue crescendo vertiginosamente. Passamos por algumas administrações sofríveis e mesmo assim Porto Velho não parou de crescer.

*******

Como porto-velhense nato, pois nasci nas barrancas do Madeira exatamente no distrito de São Carlos, sinto orgulho da minha cidade município. Nossas ruas podem não receberem o tratadamente que merecem, pois ainda existem muitas e olha que são muitas mesmos que não contam com nada. Não têm nem mesmo escascalhamento (teve um governador que falava CASCAIAMANETO), Não tem serviço de drenagem e jamais viram uma pá de piche, quanto mais asfalto, mesmo assim, seus moradores não querem deixá-las por nada.

*******

Porto Velho campeã da falta de saneamento básico, sem iluminação pública, sem corredor de ônibus, sem rodoviária, sem estádio municipal, sem transporte coletivo urbano de vergonha.

*******

Mesmo assim, é amada por todos nós, creio que até pelo professor Nazareno. Em Porto Velho, ao tempo que tem de tudo, também não tem nada! Não tem nada a ver com isso! Porto Velho pode até não ter tudo que falamos acima, mas, não quero arredar o pé daqui.

*******

Posso sofrer com lama no inverno e poeira no verão mas, sou filho e vivo numa cidade rica. Muito rica. Não dependemos de governo federal para crescermos, até precisamos dos seus recursos, mas, depender exclusivamente de Brasília não!

*******

Aqui vivemos e ajudamos os que chegam a viver bem. Somos atração turística na cheia e na vazante do Madeira.

*******

Na cheia, os turistas vêm para ver o barranco levando as casas e as plantações dos ribeirinhos beiradeiros. Tem alguns que chamam essa falta de respeito, de “Fenômeno das Terras Caídas”

********

Não temos porto, mas, somos responsáveis pela exportação de produtos agrícolas como soja, milho, feijão, banana entre outros e tudo embarca nos portos mal conservados existentes ao longo da orla do Madeira nas proximidades do centro da capital Porto Velho.

********

Os estivadores sofrem com a falta de estrutura que lhes garanta segurança no transporte de mercadorias dos barcos motores para a terra firma ou vice-versa.

********

Você sabia que Porto Velho não tem um Mercado Municipal de verdade? Vamos explicar, o Mercado Municipal de Porto Velho pegou fogo em 1966 e a prefeitura aproveitou o galpão da “Feira Modelo” entre a Euclides da Cunha e a Farquar fechou e colocou os donos de box do Mercado Municipal (hoje Mercado Cultural) provisoriamente, enquanto reconstruíam o Mercado Municipal.

*******

Portanto o Mercado que chamamos de Mercado Central, na realidade é a Feira Modelo. O Mercado Municipal jamais foi recuperado ou reconstruído. Quando o Roberto Sobrinho era prefeito reformou uma lado do Mercado Municipal e o transformou em Mercado Cultural.

*******

O Carlinhos Camurça veio e construiu na Baixa da União,s a Feira do Agricultor que até hoje funciona somente aos domingos. De uns tempo pra cá, vi alguns agricultores ocupando o espaço durante a semana, fui lá ver o que era e me disseram, que eram os produtores que atendiam o sistema de “Merenda Escolar”. Legal!

*******

Porto Velho da falta de segurança, principalmente na Zona Leste, e, mesmo assim, todo mundo quer ganhar um apartamento no Orgulho do Madeira.

*******

Porto Velho que já teve trem, que já teve desfile de escola de samba, que já teve carnaval fora de época, que já teve isso, que já teve aquilo.

*******

Sabe de uma coisa Porto Velho? Se tu não tivesse nada, eu te amaria assim mesmo. Viva os 103 do município de Porto Velho!



Tudo pronto para a festa

103 anos de Porto Velho

Ritual de Judas na Amazônia - Por Zekatraca - Gente de Opinião

A prefeitura está finalizando os preparativos para a grande festa em homenagem aos 103 anos de Porto Velho. O Município foi criado no dia 2 de outubro de 1914, mas a celebração da data será no próximo domingo (1º), a partir das 9 horas, no complexo da estrada de ferro Madeira Mamoré.

Responsável com sua equipe pela organização do evento, o presidente da Fundação Cultural, Antônio Ocampo, garante que falta apenas detalhes para que tudo esteja pronto para receber o grande público. “O palco está montado e as apresentações artísticas e culturais já estão garantidas. Falta apenas montar o som e a iluminação”, disse.

Entre as atrações, haverá três exposições de carros, sendo uma do Clube dos Fuscas, outra de carros antigos e a terceira do Jeep Clube. O memorialista Anísio Gorayeb fará uma intervenção contando um pouco da história sobre a criação do Município. Além disso, haverá edição especial do “Tacacá Musical”, apresentação de balé, aula de dança, musical com artistas regionais e atividades esportivas e recreativas com a equipe da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes).

“A festa começa a partir das 9 horas de domingo e segue até a virada do dia 2. Às 17 horas iniciaremos o musical com os artistas. Eles sobem ao palco para apresentar o que há de melhor em estilos variados, do gospel ao sertanejo, como músicas folclóricas, samba, rock, forró e Reggae, dentre muitos outros para agradar aos mais variados públicos”, destacou Ocampo.


O presidente da Fundação Cultural convida o público a prestigiar a festa em homenagem a cidade. “É desejo do prefeito dr Hildon Chaves que essa comemoração seja feita com o público, com aqueles que trabalham para o desenvolvimento do Município”, afirmou. (Fonte: Funcultural).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)